Jogos de automobilismo da FIAPrévia: Rua Elétrica

por FIA
Um total de 39 nações diferentes vão batalhar em duas disciplinas eletrificadas durante os Jogos de Automobilismo da FIA deste ano em Valência, com ambas as categorias Electric Street atraindo inscrições recordes.
 
O Auto Slalom e o Karting Slalom trarão uma faísca aos Jogos, com ambas as categorias sendo realizadas no Circuito Ricardo Tormo entre 24 e 27 de outubro, e cada categoria recebeu um impulso de inscrição para o evento deste ano, com mais nações do que nunca lutando pelas medalhas.
 
Ambos os eventos de slalom apresentam corridas cronometradas em percursos exigentes de velocidade lenta a média, com os competidores primeiro lutando contra o relógio e depois entre si em tiroteios para determinar quem leva para casa as honras. O sucesso exige precisão e controle especializado do carro, bem como velocidade total.

 
 


O Auto Slalom deste ano será movido pela Hyundai, com a nova KONA Electric N Line da marca coreana a tornar-se o carro de eleição de todos os concorrentes, apoiado pela Hyundai Motor Spain. Com 215 cv e torque instantâneo disponível, o novo SUV KONA Electric N Line representa uma plataforma adequadamente desafiadora para os concorrentes.
 
O Auto Slalom acontece em um percurso sob medida nas instalações do Circuito Ricardo Tormo, onde equipes de 34 nações diferentes (contra 25 em 2022) correrão contra o cronômetro, com o mais rápido progredindo para a competição frente a frente para decidir as medalhas. Cada equipe é obrigada a colocar em campo um piloto feminino e um masculino.
 
A nação vencedora do ano passado, a equipe da Alemanha, está de volta para defender sua coroa de 2022 e, com metade da mesma dupla de pilotos como medalhista de ouro, Claire Schönborn retorna para tentar repetir o que conquistou dois anos antes. Este ano, ela terá como parceiro o campeão alemão de slalom de 2023, Markus Firsching – formando uma equipe formidável.
 
A equipe que os pressionou tanto na final também retorna com a equipe da Eslováquia mantendo David Nemcek e Michaela Dorčiková, que tentarão melhorar desta vez.
 
A equipe da Geórgia, que conquistou o bronze em 2022, possui a nova formação de Sophio Meladze/Archil Bidzinashvili, enquanto a equipe da Croácia espera que a combinação de Karla Švec/Fran Kranjac possa ajudá-la a chegar aos lugares de medalha depois de terminar um pouco tímido em 2022. Uma outra entrada notável vem da equipe do Reino Unido, que junta o líder do Autotest da Irlanda do Norte, Mark King, com a piloto profissional Tessa Whittock, que, entre seus muitos elogios esportivos, trabalhou ao lado do astro de Hollywood Tom Cruise. Eles esperam que levar para casa uma medalha não seja uma Missão Impossível.

 
 

 
O Karting Slalom opera para pilotos entre 14 e 16 anos e, este ano, apresenta um campo quase inteiramente novo de competidores.
 
Com a competição sendo disputada usando karts elétricos Sodi RSX2 idênticos, as equipes devem completar três voltas – uma de teste e duas cronometradas – de um percurso antes que o mais rápido também entre em disputas de tiroteio para determinar os prêmios. O mesmo formato de equipes de gênero misto também se aplica aqui.
 
Das 20 nações e 40 pilotos em ação em Valência, apenas dois indivíduos apareceram na mesma competição em 2022. Aleksandre Kajaia retorna para a equipe da Geórgia, desta vez ao lado de Nina Aptsiauri, enquanto Yasmina Egamberdieva retorna para a equipe do Uzbequistão ao lado de Senman Li.
 
A equipe da Alemanha comemorou uma vitória dupla na última vez, conquistando o ouro nas competições de carros e karts. Este ano, traz o campeão alemão de Kart Slalom de 2023, Louis Stange, e Maja Braun, que ficou em quinto lugar no campeonato nacional, atrás de sua companheira de equipe.
 
A equipe belga, medalhista de prata, traz Victoria Lebrun e Marceau Ghigny, enquanto o bronze foi para a equipe da Polônia nos últimos Jogos. A escolha da equipe de karter europeu altamente condecorado Lukasz Jezierski e Patrycja Bawor parece promissora, assim como a dupla da equipe da Lituânia de Meda Mickeliūnaitė e o campeão múltiplo de kart Linas Volungevičius.
 
Ação para ambas as categorias Electric Street acontece durante toda a semana no Circuito Ricardo Tormo. O Karting Slalom começa na quinta-feira (24 de outubro) para as eliminatórias antes das oitavas de final e das quartas de final no sábado, com as semifinais e a grande final no domingo de manhã. O Auto Slalom começa com os testes na tarde de quinta-feira (24 de outubro), depois a qualificação na sexta-feira (25 de outubro), antes das oitavas de final e das quartas de final no sábado e até sua conclusão na tarde de domingo.

 
 
 

 
AUTO SLALOM
Informações da categoria:
Competição no estilo de revezamento com equipes de dois pilotos em um percurso definido usando veículos Hyundai KONA Electric N Line. Medalhas concedidas por meio de uma Grande Final e playoff de terceiro lugar (Small Final)
Formato:
Competição eliminatória em várias etapas composta por eliminatórias, oitavas de final, quartas de final, semifinais, pequena final (corrida pela medalha de bronze) e Grande Final.
 
KARTING SLALOM
Informações da categoria:
Competição no estilo revezamento com equipes de dois pilotos com idades entre 14 e 16 anos em um percurso definido usando karts elétricos Sodi RSX2. Medalhas concedidas por meio de uma Grande Final e playoff de terceiro lugar (Small Final)
Formato:
Competição eliminatória em várias etapas composta por eliminatórias, oitavas de final, quartas de final, semifinais, pequena final (corrida pela medalha de bronze) e Grande Final.
 

Fonte: FIA News

You may also like