BMW: nos bastidores das pistas de testes

by Valdo Cortiano

BMW: nos bastidores das pistas de testes

No dia 16 de novembro do corrente ano, fui convidado pela BMW, como Piloto de Testes e Jornalista, para um Tour na fábrica da BMW, na planta Araquari, em Santa Catarina; tive o privilégio de ver a fabricação da BMW e abaixo descrevo suas características:

BMW 320I M SPORT AZUL PORTIMÃO ITENS DE SERIE:
Motor 2.0 Turbo com 184cv
Sensor de chuva e faróis
Faróis Full Led com DRL
Bancos elétricos e com memória
Bancos dianteiros esportivos
Preparação para Apple CarPlay®
Teto solar elétrico
Ar condicionado automático digital com controle de 3 zonas
Pneus BMW Star Markingcom tecnologia Run-Flat
Driving Assistant
Abertura e fechamento automático do porta-malas
Monitoramento da pressão dos pneus
Direção Esportiva Variável
Cintos de segurança M Sport
Controle de cruzeiro adaptativo
Parking Assistant
Sistema de som Surround HarmanKardon
Suspensão M Sport
Pacote M aerodinâmico
Rodas R19 c símbolo M Sport

Teste na Pista

Nesse momento, Valdo, piloto de testes e jornalista, um mix de combinação, entra na pista para testes e suas impressões ao dirigir (ou pilotar): o automóvel é esportivo, para quem gosta de velocidade!

Embora a pista de testes da fábrica não seja uma pista oficial, servirá para apenas um teste final, depois de um controle de qualidade; poderemos descrever alguns tópicos que os clientes BMW não sabem e nem sonham como realmente é.

O automóvel tem um ótimo desempenho de velocidade, até porque são 06 cilindros, motor 2.0, com 184 cv.
Obviamente, um automóvel para poucos, pela sua concepção e pelo fator segurança, face a sua velocidade nas rodovias.

Níveis de pilotagem

Na classificação dos pilotos, o nível “Tier 1” identifica um motorista comum.

Como “Tier 2”, o piloto já pode realizar testes veiculares na pista, como aderência lateral e longitudinal dos pneus, até 160 km/h.

Ao “Tier 3” é permitido, por exemplo, fazer slalom e rodar acima do limite de aderência, até 220 km/h. Para um “Tier 4”, teoricamente, não há limites.

Para chegar lá é preciso ser indicado por um comitê de pilotos desse nível e fazer um treinamento especial de 10 dias, em Dearborn, nos EUA – que foi criado nos anos 2000, com a ajuda do piloto Jackie Stewart.

“Esse treinamento é totalmente prático. É avaliado o perfil do piloto, seu controle sobre o veículo e realizadas provas de tempo e velocidade, entre outras. Além disso, o Tier 4 deve estar preparado para treinar outros pilotos”.

No caso aqui, o motorista Tier 1, com a habilidade adquirida em auto escola, ou seja “nada vezes nada”, vai aprender na prática; adquire uma BMW esportiva pela sua fidelidade da marca e, claro, vai usufruir do automóvel, mas jamais irá usar todo seu potencial.

Comparativamente, o brasileiro apaixonado por carros e pela emoção de guiar se considera “um piloto”. O que, na real, não é assim. Pilotagem é para poucos. Os que realmente pilotam tem uma coisa chamada “DOM”, vc já nasce com isso.

A BMW tem 46,10% de market share no mercado premium brasileiro e prepara uma avalanche de lançamentos nos próximos anos, para se manter na mesma posição. Claro que os executivos da marca fazem mistério sobre alguns lançamentos, mas deveriam também pensar um pouco nos clientes e oferecer um produto a mais na venda do automóvel. Como dirigir com segurança.

Valdo Cortiano
Piloto e Jornalista

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