Panorama IndyCast Brasil #19

by Fabio Mota

Olá amigos do Panorama IndyCast Brasil,

 Mesmo com o devido atraso para devidas saudações de novo ano, este é o meu desejo pessoal e de todos os amigos do IndyCast Brasil. Será um ano de desafios, mas, para os que creem na misericórdia do Criador – este é o meu caso – tenhamos fé nas melhores coisas.

As equipes da Indy já começam a despertar, mesmo no meio do inverno na América. As equipes já começam nos próximos dias 02 e 03 de fevereiro uma sequência de testes coletivos, os Open Tests, que ocorrerão em Thermal Club, na Califórnia. Na verdade, acaba sendo mais uma oportunidade de apresentação de estruturas funcionais, novas marcas e patrocinadores…, mas, sem muitas novidades. Kyle Kirkwood segue para a Andretti e algumas outras negociações estão surgindo, mas… ainda não de tão grandioso neste momento, a não ser que as fontes do IndyCast Brasil estejam segurando mais informações. Como já foi falado, o calendário será o mesmo de 2022 – com seus altos e não tão altos assim – e os esquemas de TV aqui no Brasil deverão ser mantidos. Teremos transmissões para todos os gostos.

Talvez uma das grandes frustrações ainda é o tão falado novo esquema com conceitos hibridos que ainda não será lançado neste ano de 2023. Mas, por mais que estejamos com esta ausência de updates nos kits de corrida e poucos testes, é algo que já imaginamos por questões comerciais e uma tentativa de “igualar” o show. A Indy tem em sua essência, disputas vorazes assim como uma determinada tecnologia aplicada. Nos últimos anos temos visto um congelamento de regras um tanto mais forte, porém as experiências do passado deixam todos os executivos em estado de atenção, no caso equipes e pilotos.

Talvez uma das grandes frustrações ainda é o tão falado novo esquema com conceitos hibridos que ainda não será lançado neste ano de 2023. Mas, por mais que estejamos com esta ausência de updates nos kits de corrida e poucos testes, é algo que já imaginamos por questões comerciais e uma tentativa de “igualar” o show. A Indy tem em sua essência, disputas vorazes assim como uma determinada tecnologia aplicada. Nos últimos anos temos visto um congelamento de regras um tanto mais forte, porém as experiências do passado deixam todos os executivos em estado de atenção, no caso equipes e pilotos.

Talvez uma das grandes frustrações ainda é o tão falado novo esquema com conceitos hibridos que ainda não será lançado neste ano de 2023. Mas, por mais que estejamos com esta ausência de updates nos kits de corrida e poucos testes, é algo que já imaginamos por questões comerciais e uma tentativa de “igualar” o show. A Indy tem em sua essência, disputas vorazes assim como uma determinada tecnologia aplicada. Nos últimos anos temos visto um congelamento de regras um tanto mais forte, porém as experiências do passado deixam todos os executivos em estado de atenção, no caso equipes e pilotos.

Gostemos ou não, este é o nosso cenário que teremos e, a não ser um grande e poupudo check com alguns milhões de dólares surja, não devemos esperar nenhum milagre tecnológico. Sinceramente, eu quero ver competição e regularidade. se for para ver altíssima tecnologia e custos, a F1 está aí…, mas em matéria de entregas…

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 A Andretti anunciou uma forte parceria com a Chevrolet para o programa F1. Esta, no caso, entraria com uma de suas mais fortes marcas, que é a Cadillac. Os ítalo-americanos de Nazareth garantem que não deixarão a Indy ou mesmo demais operações para ficarem focados apenas na F1. Mas, como estamos escrevendo e conversando em nossas programações já faz algum tempo, se não ocorrer um foco, uma prioridade, todos os demais esforços poderão perder-se neste caso. E, gostemos ou não, a Andretti é um dos pilares atuais na IndyCar.

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O ano de 2023 chega para os lados da F1 com um recorde nos… Estados Unidos. Teremos três corridas super interessantes este ano em terras americanas. Além da corrida em COTA – Austin, que é uma das que mais gosto no calendário, e do GP de Miami, que foi um sucesso, este ano teremos também a F1 de volta a Las Vegas. Mas… o que isso tem a ver com a Indy. Não há uma guerra técnica, mas sim, uma batalha comercial com investidores e patrocinadores. A grande vantagem da Indy é que podemos perceber que diversas marcas se associam à categoria por sua solidez e agora estabilidade. Porém existe o risco de possibilidades que viriam para os lados de Indianápolis seguirem com maior exposição, e claro investimento, para os lados da categoria do velho mundo…

Os americanos finalmente descobriram a F1 e o GP de Miami, mesmo com suas falhas de governança, foi um sucesso de público. Las Vegas promete ser outro grande evento. Mas um ponto ainda não foi calculado pelos europeus. A corrida local tem um fuso horário de até 4 horas para o Brasil e na Europa este poderá ser uma influência de baixas audiências.

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Hélio Castroneves entra em mais um ano completo na Meyer-Shank e esperamos melhor sorte para ele neste ano e que toda a cota de azar tenha ficado em 2022. Tony estreia pela McLaren para fazer, possivelmente, sua corrida de despedida. Somando os anos de CART e IRL, posteriormente IndyCar, são 25 anos do bom baiano, desde 1998 guiando estes velozes e incríveis carros.

Infelizmente estamos sem renovação de nossos pilotos. Espera-se maiores e melhores investimentos. Manter este legado que o nosso país conquistou com tanto esforço de nossos heróis é algo que, muitas vezes, infelizmente, precisamos fazer com mais ações fora de pistas, no caso, de investimentos. Possuímos uma excelente cobertura televisiva além do apoio de streamings e blogs e publicações. O Blog da Indy constantemente está nas corridas in loco assim como o IndyCast Brasil estará cobrindo as 500 milhas de Indianápolis deste ano.

Então pessoal, vamos manter esta incrível roda girando e colocarmos mais brasileiros lá!!

Um forte abraço e até a próxima.

Fabio Mota.

Saiba mais: indycastbrasil.com.br

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