Alfa Romeo 33/2 Daytona Coda Lunga

por Gildo Pires

Alfa Romeo 33/2 Daytona Coda Lunga

Chassis: 75033.019 (ultimagecarpage.com)

Agora oficialmente o departamento de competição da Alfa Romeo, a Autodelta de Carlo Chiti começou o desenvolvimento da substituição dos altamente bem sucedidos ‘TZ’ e ‘TZ2′ GT pilotos no final de 1964. Apelidado de tipo ’33’, o novo Alfa Romeo era uma máquina totalmente mais ambiciosa como se pretendia correr na classe de protótipos de pequena cilindrada onde os Porsches reinavam supremos. Poucas peças existentes poderiam ser usadas neste projeto, então levou mais de dois anos para que o primeiro carro fosse realmente corrido.

Para acompanhar a concorrência, os homens de Chiti projetaram o segundo chassi de motor central da Alfa Romeo. O primeiro foi o ‘512’ Grand Prix racer de 1941. Ao contrário do TZ, que usava um design ‘spaceframe’ multi-tubular, o 33 apresentava um chassi mais simples construído em torno de três tubos de grande diâmetro construídos com chapas de alumínio rebitadas. Dois foram usados ​​como membros laterais com o terceiro conectando os dois no meio para criar uma forma de ‘H’. Em ambas as extremidades, travessas de magnésio mais convencionais também foram usadas para adicionar mais rigidez. Os dois membros laterais também abrigavam os tanques de combustível de borracha.

A suspensão do 33 era mais convencional, com braços duplos na frente e braços inferiores, elos superiores e braços duplos na traseira. Discos ventilados foram usados ​​em todos os quatro cantos, com o par montado na parte traseira. Uma caixa de câmbio de seis velocidades também foi desenvolvida especificamente para o 33. No outono de 1965, um primeiro protótipo muito áspero estava pronto. Ainda era alimentado por um motor de quatro cilindros, enquanto o V8 proposto ainda estava em construção. O protótipo foi extensivamente testado e até três chassis completos com suspensão foram fornecidos à OSI e depois reapareceram como um show car fechado e aberto.

Enquanto o chassi foi submetido a testes rigorosos, os engenheiros da Autodelta deram os retoques finais no novo V8. Chiti aprendeu lições valiosas desenvolvendo os ATS V8s, tanto se esperava do novo motor Alfa Romeo. Construído a partir de ligas leves, apresentava um cabeçote duplo com duas válvulas e duas velas de ignição por cilindro. Os primeiros exemplos ainda ostentavam carburadores Weber, mas na época de sua estréia um sistema de injeção de combustível mais moderno foi instalado. Apesar de seu modesto deslocamento de apenas 1.995 cc, o V8 de alta rotação produzia 270 cv a 9.600 rpm. Isso era quase o mesmo que o flat-8 de tamanho semelhante da Porsche.

Chassis: 75033.019 (ultimagecarpage.com)

Concluído no final de 1966, o primeiro Alfa Romeo 33 não foi exibido à mídia até março do ano seguinte. O carro ostentava um corpo ‘Spider’ com uma entrada de motor periscópica que lhe rendeu o apelido de ‘Periscopica’. O novo carro fez uma estreia vitoriosa na subida da colina Fleron, na Bélgica. Apesar do longo período de gestação, os novos 33 ainda se mostraram frágeis e não conseguiram impressionar nos eventos internacionais daquele ano. Vitórias adicionais foram obtidas em subidas e também em uma corrida menor em Vallelunga. Enquanto isso, o desenvolvimento continuou na Autodelta, concentrando-se principalmente na confiabilidade e em um design de carroceria mais eficiente. Em Mugello foi usada uma Spider de estilo diferente, mas esta continuou a ser uma máquina única.

Durante o inverno, a Autodelta trabalhou diligentemente para preparar o ’33/2′ atualizado não apenas para a equipe de trabalho, mas também para os corsários. A especificação mecânica permaneceu praticamente idêntica à de 1967, com confiabilidade ainda sendo as maiores preocupações. O 33/2 ostentava um novo corpo de cupê, que entrou para a história como o ‘Daytona’ após a estreia do 33 atualizado nas 24 Horas de Daytona de março de 1968. As mudanças nas regras surpreenderam a Alfa Romeo quando uma nova classe de protótipos de três litros foi introduzida, que substituiu as classes anteriores de dois litros. A Porsche respondeu e colocou carros de 2,2 litros em Daytona, que venceu. Os três Alfa Romeos que largaram terminaram em um promissor 5º, 6º e 7º.

Chassis: 75033.019 (ultimagecarpage.com)

Mais de duas dúzias de 33/2s foram construídos em 1968 e correram com muito mais sucesso do que o original havia feito um ano antes. Enquanto isso, versões maiores do V8 foram desenvolvidas pela Autodelta. A 2,5 litros, 315 cv foi introduzido no meio da temporada e também foi disponibilizado para alguns dos clientes. As 24 Horas de Le Mans não foram realizadas até setembro e quatro cupês especiais foram preparados com caudas longas e os motores originais de dois litros (Le Mans ainda tinha uma classe de dois litros). Três dos carros de trabalho chegaram ao final em 4º, 5º e 6º, varrendo o pódio da classe no processo. A VDS também entrou com dois carros, mas eles, como o quarto carro de fábrica, se retiraram com falhas mecânicas.

Para 1969, Chiti e seus homens começaram com uma folha limpa e desenvolveram o 33/3, que apresentava um chassi monocoque completo e uma versão completa de três litros do V8. Muitos dos corsários continuaram a correr com os 33/2s vintage de 1968 por várias outras temporadas em todo o mundo. A conquista do pódio da classe de dois litros foi a coroação da primeira geração de pilotos do protótipo Alfa Romeo 33. O nome seria aplicado a várias outras evoluções, culminando na variante com motor flat-12 que conquistou o Campeonato Mundial de 1975. Hoje, esses primeiros protótipos Alfa Romeo de motor central são muito procurados e a maioria dos sobreviventes faz parte de coleções proeminentes.

Motor
Configuração 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Bloco e cabeça de liga leve de construção
Deslocamento 1.995 cc / 121,7 cu in
Furo / Curso 78,0 mm (3,1 pol) / 52,2 mm (2,1 pol)
Compressão 11,0:1
Valvetrain 2 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Lucas Fuel Injection
Ignição Twin Spark
Cárter seco de lubrificação
Aspiração Natural
Potência 270 cv / 201 kW @ 9.600 rpm
BHP/litro 135 cv/litro

Corpo em alumínio
Chassis Chassis tubular de alumínio
Suspensão dianteira com braços duplos, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora
Suspensão traseira triângulos inferiores, braços superiores, braços duplos, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora
Pinhão e cremalheira de direção
Freios a discos ventilados, all-round, traseiro interno

Transmissão
Manual da caixa de velocidades 6 velocidades
Tração Tração traseira

Dimensões
Peso 780 quilos / 1.720 libras
Comprimento / Largura / Altura 4.490 mm (176,8 pol.) / 1.720 mm (67,7 pol.) / 990 mm (39 pol.)
Distância entre eixos / esteira (fr / r) 2.250 mm (88,6 pol) / 1.336 mm (52,6 pol) / 1.445 mm (56,9 pol)

Potência ao peso 0,35 cv/kg
Velocidade máxima 300 km/h (186 mph)

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