Prévia dos Jogos de Automobilismo da FIA: Drifting

por FIA

Fonte: FIA News

O drifting faz parte dos Jogos de Automobilismo da FIA desde a edição inaugural em 2019 e mais uma vez promete ser uma disciplina ferozmente disputada no evento deste ano na Espanha. De fato, um grupo de 33 nações competirá pelo ouro quando a ação começar em Valência, estabelecendo um novo número recorde de inscrições de drifting. 

Embora faça parte da categoria Circuito, o drifting é fundamentalmente diferente de GT, Touring Car e Fórmula 4. Em vez de corrida, o tempo não é o decisivo e os participantes competem para impressionar um painel de três juízes que consideram o ângulo do drift, a linha e o estilo, somando pontuações desses critérios para um máximo de 100 pontos na qualificação. 

Nas batalhas em tandem – incluindo a disputa pela medalha de ouro – cada piloto estará no veículo líder em uma corrida e no veículo perseguidor na outra. O objetivo do piloto líder é replicar o que seria uma corrida de qualificação perfeita, enquanto o piloto perseguidor deve fazer o melhor para espelhar a corrida do líder, permanecendo o mais próximo possível.

Considerado uma das formas mais acessíveis de automobilismo, o Drifting ganhou reconhecimento oficial da FIA em 2017, com a Comissão de Drifting da FIA estabelecida no ano seguinte. 

Uma pista de drifting construída para esse fim será usada nos Jogos de Automobilismo da FIA deste ano, localizada adjacente ao Circuito principal Ricardo Tormo, permitindo que o Drifting e as outras disciplinas do Circuito ocorram simultaneamente.

A lista de inscritos é diversificada, com participantes da África, Ásia, América Central, Europa, Oriente Médio e América do Sul prontos para participar da edição de 2024. Em termos de maquinário, a BMW é de longe a escolha mais popular. Mais de 20 pilotos depositaram sua fé no fabricante bávaro, particularmente nos modelos M3 e E46. As marcas japonesas Toyota, Nissan e Mazda também participarão de Valência.  

Os dois medalhistas de ouro anteriores da disciplina estão na lista de inscritos, com a Ucrânia representada por Dmitriy Illyuk, que garantiu o primeiro lugar para sua nação nos Jogos Inaugurais da FIA Motorsport em 2019. Ele pilotará o Scion FR-S, um modelo desenvolvido em conjunto pela Toyota e Subaru. 

A Letônia defenderá seu ouro a partir de 2022 com Kristaps Blušs ao volante de um BMW E92 Eurofighter com um bodykit HGK Motorsport.

O sucessor do FR-S é o Toyota GR86, que será usado pelo Japão e Polônia. Koji Tada representa o primeiro, enquanto o medalhista de bronze de 2022 Jakub Przygoński retorna para buscar mais sucesso para o último. 

A Toyota também é a máquina escolhida por Moçambique, que competirá com Zanil Satar ao volante de um GR86, enquanto o norueguês Simen Olsen buscará o ouro em um GR Supra. 

Haverá cinco exemplos de máquinas da Nissan na disciplina Drifting. Hazaa Alhosani representará os Emirados Árabes Unidos, enquanto o esperançoso da Suécia é Joakim Andersson, todas as três variações de direção do modelo S14. 

Nasser Alharbali Urias tentará ganhar o ouro por El Salvador, Mathias Locatelli é o indicado francês e Jan Eric Ayrton Seeber carrega as cores alemãs. A Itália é a única nação a usar um Mazda, com Luca Fuschini depositando sua fé no RX7 FC.

O restante do grid buscará o ouro com uma variedade de modelos BMW. Lwi Edwards fará drift pelo Reino Unido ao volante de um BMW E36 Coupe. O jovem de 22 anos de Wrexham, no norte do País de Gales, venceu o MSUK Drift Pro Championship em 2023 e está de olho em mais sucesso na Espanha. 

A República Tcheca conquistou a medalha de prata em 2019 e espera melhorar ainda mais este ano com Zdeněk Kadeřábek pilotando um M2. O experiente Mevlud Meladze representará a Geórgia, reprisando o papel que desempenhou em 2019, enquanto a Dinamarca contará com o campeão nacional Mads Benjamin Andreasen.

Brasil e Argentina estarão no grid, representados por Rafael Marinho e Rodrigo Gallo, respectivamente. Kosovo está pronto para sua segunda participação nos Jogos de Automobilismo da FIA e sua primeira na disciplina de Drifting com Dijon Kajtazi, enquanto Kevin Pesur buscará o ouro pela Estônia, como fez na edição de 2022.

Israel contará com Itay Sadeh, que com apenas 18 anos será o mais jovem competidor de Drifting. No outro extremo do espectro, Pieter Van Hoorick, de 64 anos, carregará a bandeira belga para a batalha em seu segundo Jogos de Automobilismo da FIA. Os países vizinhos Luxemburgo e Holanda também estarão em Valência, representados por Rohan van Riel e Bas Mul, respectivamente.

O Líbano contará com Mohamad Chehab, enquanto o Uzbequistão escolheu Dilshod Yusupov como seu piloto de Drifting. João Vieira representará novamente Portugal, enquanto Abdul Kairm Jahan é o drifter suíço. O múltiplo campeão lituano Andrius Vasiliauskas representará sua terra natal, enquanto Turkiye (Berfu Tutumlu), Hungria (Rober Petri) e Grécia (Christos Chantzaras) também sonham com o ouro no Drifting. 

Finalmente, a nação anfitriã. Para seu ataque, a Espanha depositou sua fé em Ruben Bolaños Lopez. O piloto de 34 anos assumirá o volante de um BMW E46 enquanto busca garantir a primeira medalha de Drifting de seu país nos Jogos de Automobilismo da FIA. Ele e seus rivais começarão seus preparativos com três sessões de Treinos Livres, duas na sexta-feira e outra no sábado. A qualificação será realizada a partir das 15h30 da tarde de sábado. No domingo, o treino tandem está programado para as 10h30, enquanto o Top 32 e a final começam às 14h15.

DRIFTING: INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA

Informações sobre a categoria: 
Disciplina de circuito realizada usando uma pista de drift personalizada no Circuito Ricardo Tormo. O drifting é uma competição pontuada: os pilotos competem visando seguir com precisão um curso predeterminado, mantendo um giro constante da roda traseira. A pontuação é feita por um painel de três juízes, com base em uma combinação de linha, estilo e velocidade

Formato: 
Três sessões de treinos livres de duas horas realizadas entre sexta-feira e sábado. Qualificação no sábado. Treino tandem na manhã de domingo, seguido pelo Top 32 e final na tarde de domingo. As medalhas são decididas por um sistema de eliminatórias frente a frente, culminando na disputa pela medalha de ouro.

Observação: em 17 de outubro de 2024

Fonte: FIA News

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