Alfa Romeo 8C 2900A Botticella Spider

by Gildo Pires

Alfa Romeo 8C 2900A Botticella Spider

Introduzido pela primeira vez no 8C 2300, o motor de oito cilindros projetado por Vittorio Jano obteve pelo menos uma vitória em todas as principais corridas e campeonatos. Em sua configuração inicial de 1931, o motor deslocou 2.336 cc, cresceu gradualmente para 2.905 cc, principalmente aumentando o curso. O motor foi criado montando dois blocos de liga de quatro cilindros em um único cárter. No topo dos dois blocos foi instalado um cabeçote de liga, abrigando duas árvores de cames. A aspiração foi forçada, através de dois Superchargers do tipo Roots.

Embora o motor tenha aumentado de tamanho ao longo de sua carreira, seu layout e auxiliares permaneceram muito semelhantes ao design de 1931 de Jano. Um dos carros de corrida mais conhecidos movidos pelo motor de 8 cilindros foi o Tipo B ou P3 de 1932, que até hoje é considerado um dos melhores pilotos de Grande Prêmio já construídos. Dirigido pela Scuderia Ferrari de Enzo Ferrari, os Alfa Romeos eram quase imbatíveis.

© Wouter Melissen   – Chassis: 412006

Desde a sua introdução em 1931, o 8C 2300 conquistou quatro vitórias consecutivas nas 24 Horas de Le Mans, pilotado por pilotos talentosos como Tazio Nuvolari e Luigi Chinetti. O brilho de Tazio Nuvolari foi ainda mais visível ao conduzir o P3, o primeiro monolugar de sempre. O P3 estava invicto em 1933, mas acabou sucumbindo à derrota pelos maiores orçamentos gastos pela Mercedes-Benz e pela Auto Union.

© Wouter Melissen   – Chassis: 412006

Com a ascensão das equipes do Grande Prêmio da Alemanha, a Alfa Romeo concentrou mais sua atenção em carros esportivos e corridas de estrada. Projetado especificamente para a corrida de estrada mais lendária da Itália, a Mille Miglia, foi o 8C 2900. Assim como os pilotos contemporâneos de Grand Prix, o 8C 2900 apresentava suspensão independente completa, com triângulos na frente e eixos oscilantes na traseira. Instalado no chassi estava uma versão de 220 cv do motor de oito cilindros de 2,9 litros.

Um total de seis desses pilotos de estrada, mais tarde conhecidos como 8C 2900A, foram construídos. Três deles foram inscritos na corrida de 1936 da Mille Miglia. Os novos carros foram imediatamente bem sucedidos e ocuparam os três primeiros lugares no final com o Brivio e Ongaro conduzidos 8C no topo. Um ano depois, uma segunda vitória foi marcada. Com os carros vencedores como base, foi construída uma versão para clientes de estrada. Apelidado de 8C 2900B, o carro de estrada apresentava um motor desafinado, mas fora isso é muito semelhante ao piloto.

© Wouter Melissen   – Chassis: 412006

Duas versões estavam disponíveis, a distância entre eixos curta de 2.800 mm (Corto) e as versões de distância entre eixos longa de 3.000 mm (Lungo). A maioria destes foram enviados para a Touring para serem equipados com carroçarias Berlinetta, Spyder e Roadster. Com seu chassi de competição e alta velocidade máxima, era mais rápido e mais rápido do que qualquer coisa que sua concorrência tinha a oferecer. Devido ao seu alto preço, apenas alguns desses supercarros foram construídos (10 Lungo e 20 Corto chassis).

© Wouter Melissen   – Chassis: 412006

Sendo muito semelhante ao 8C 2900A da competição, não foi surpresa que o 8C 2900B também tenha sido usado como piloto. Para atender a este propósito, a Alfa Romeo construiu mais um chassi 13 8C 2900B equipado com o motor de 220 cv. Muitos deles foram equipados com carrocerias de roadster e competiram em corridas de estrada como a Mille Miglia. Após as duas vitórias do 8C 2900A em 1936 e 1937, outras duas vitórias foram conquistadas pelo 8C 2900B em 1938 e 1947. Nenhum outro Alfa Romeo obteve tantas vitórias ‘MM’ quanto o 8C 2900.

© Wouter Melissen   – Chassis: 412006

Motor

Configuração Direta 8

Localização Frontal, montado longitudinalmente

Bloco e cabeça de liga de alumínio de construção

Deslocamento 2.905 cc / 177,3 cu in

Furo / Curso 68,0 mm (2,7 pol) / 100,0 mm (3,9 pol)

Compressão 6,5:1

Valvetrain 2 válvulas / cilindro, DOHC

Alimentação de combustível 2 carburadores Weber 42BS

Superchargers Gêmeos de Aspiração

Potência 220 cv / 164 kW @ 5.300 rpm

BHP/litro 76 cv/litro

Transmissão

Corpo em alumínio

Estrutura tubular de aço do chassi

Braços de arrasto duplos da suspensão dianteira, molas helicoidais sobre amortecedores

Eixos oscilantes da suspensão traseira, braços de raio, mola de lâmina semi-elíptica transversal, amortecedores hidráulicos e de fricção

Direcção sem-fim e sector

Tambores de freio, all-round

Manual da caixa de 4 velocidades

Tração Tração traseira

Dimensões

Peso 850 quilos / 1.874 libras

Distância entre eixos / esteira (fr/r) 2.750 mm (108,3 pol.) / 1.350 mm (53,1 pol.) / 1.350 mm (53,1 pol.)

Números de desempenho

Potência para peso 0,26 cv/kg

Velocidade máxima 230 km/h (143 mph)

Histórico de corrida

Principais vitórias

1936 Mille Miglia (Antonio Brivio / Carlo Ongaro em 412004)

1937 Mille Miglia (Carlo Maria Pintacuda / Paride Mambelli em 412004 (bis))

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