A Ed Carpenter Racing (ECR) anunciou em 25 de setembro que Alexander Rossi se juntará à equipe para formar dupla com Christian Rasmussen como pilotos em tempo integral na temporada 2025 da NTT INDYCAR SERIES.
O vencedor do Indianapolis 500 de 2016 apresentado por Gainbridge, Rossi, pilotará o Chevrolet nº 20, com o campeão do INDY NXT by Firestone de 2023, Rasmussen – que acabou de terminar sua temporada de estreia com a ECR – elevado ao status de tempo integral no Chevrolet nº 21. Ambos os pilotos assinaram acordos plurianuais.
O proprietário da equipe, Ed Carpenter, completará a escalação de três carros da equipe para a Indianápolis 500 apresentada pela Gainbridge.
Rossi chega à ECR depois de passar as duas últimas temporadas na Arrow McLaren. Ele substitui Rinus VeeKay, que correu pela ECR desde sua temporada de estreia em 2020.
“É um dia emocionante não só para dar as boas-vindas a Alex no time, mas para estender nosso relacionamento com Christian”, disse Carpenter. “Estamos muito animados com nossa escalação e outros anúncios de parceria que serão divulgados em breve.
“Por mais animado que eu esteja com essas adições, também quero agradecer a Rinus por seus cinco anos com a equipe. É sempre difícil dizer adeus a um companheiro de equipe e amigo, mas estou confiante de que a carreira de Rinus continuará a florescer. Enquanto olhamos para 2025 e além, estou totalmente focado em levar a ECR de volta a novos patamares, vencendo corridas e disputando campeonatos.”
Esta notícia chega um dia após a ECR anunciar a copropriedade de Ted Gelov, dono do Heartland Food Products Group. As marcas da empresa, Splenda e Java House, serão apresentadas na ECR.
O nativo da Califórnia Rossi se junta à ECR após nove temporadas na NTT INDYCAR SERIES, sete com as equipes Andretti Global e duas com a Arrow McLaren. Rossi tem 30 pódios na carreira, incluindo oito vitórias, mais notavelmente a Indianápolis 500 de 2016.
“Estou honrado que Ed e todo o grupo de proprietários da ECR reconheçam o valor que posso trazer para a equipe”, disse Rossi. “O comprometimento deles com a excelência, junto com o poder da Chevrolet e os planos ambiciosos que eles têm para o futuro, tornaram esta oportunidade impossível de deixar passar. Estou ansioso para começar e contribuir para o sucesso contínuo da equipe.”
O desempenho de Rasmussen (foto, à esquerda) em sua temporada de estreia na NTT INDYCAR SERIES lhe rendeu a oportunidade de continuar na ECR em uma função de tempo integral. Rasmussen se juntou à ECR em 2024 após vencer três campeonatos em quatro anos, incluindo o título INDY NXT by Firestone de 2023. Em sua estreia na Indianápolis 500, ele correu do 24º ao 12º lugar e foi o novato com melhor classificação no grid.
Enquanto Carpenter estava programado para pilotar o No. 20 nas três últimas corridas ovais de 2024, ele forneceu o assento para Rasmussen continuar seu desenvolvimento. Embora Rasmussen não tivesse pilotado uma volta anterior na Milwaukee Mile, ele terminou logo fora do Top 10. No final da temporada em Nashville Superspeedway, Rasmussen pilotou do 25º ao 14º lugar e garantiu uma posição no Leader’s Circle para o No. 20.
“Estou incrivelmente animado para ganhar um papel de tempo integral na Ed Carpenter Racing”, disse Rasmussen. “Meu ano de estreia na INDYCAR foi cheio de estreias, e mal posso esperar para trazer tudo o que aprendi para minha segunda temporada. Estou extremamente grato por esta oportunidade e ansioso para me juntar a Alexander para impulsionar a equipe e lutar pela frente do grid de forma mais consistente.”
Fonte: Indycar