Chase Briscoe capitaliza o infortúnio dos outros em Watkins Glen

por Nascar

Por Dustin Albino

Pela primeira vez na história dos Playoffs da NASCAR Cup Series, nenhum piloto elegível para o campeonato chegou ao top cinco na ordem de chegada no Go Bowling de domingo no The Glen em Watkins Glen International. O melhor da classe foi Chase Briscoe, conseguindo um sexto lugar.

Com uma saída antecipada da abertura dos playoffs no Atlanta Motor Speedway, Briscoe precisava de uma performance estelar no The Glen para ter uma chance de lutar na corrida de eliminação das oitavas de final no Bristol Motor Speedway.

Em uma disputa caótica de 92 voltas na prorrogação, poucos pilotos de playoff não tiveram algum tipo de problema. Briscoe foi o carro líder do playoff durante boa parte da corrida, terminando em terceiro para Martin Truex Jr. e Alex Bowman na fase de abertura. Depois de começar bem no grid para a Etapa 2, ele levou o Ford Stewart-Haas Racing nº 14 para o sétimo lugar, somando 12 pontos na etapa da tarde.

Jogando com uma estratégia de duas paradas, Briscoe foi para o pit road pela última vez na volta 57, junto com os líderes da corrida Ross Chastain e Shane van Gisbergen. Quando a corrida terminou, o No. 14 permaneceu dentro do top 10.

Várias advertências tardias não prejudicaram Briscoe. Com um sexto lugar, ele somou 43 pontos em seu dia de trabalho, superando os outros 15 pilotos de playoff em pelo menos 10 pontos. (Austin Cindric marcou o segundo maior número de pontos entre os pilotos de playoff, com 33.) Ele saltou cinco posições na classificação, passando da 16ª para um empate na 11ª posição, com uma oscilação de 27 pontos de onde começou a corrida.

“Fizemos tudo o que precisávamos fazer”, Briscoe disse ao NASCAR.com após a corrida. “Provavelmente só cedemos dois ou três pontos que poderíamos ter conseguido. Foi um dia muito bom. Conseguir a maior pontuação possível era o que precisávamos fazer dentre todos os pilotos do playoff. Era tudo o que precisávamos.”

“Só temos que ir para Bristol e, com sorte, sobreviver ao caos. Se pudermos ir e fazer o que fizemos hoje, conseguir pontos de etapa, nos classificar bem, isso torna seu caminho para a próxima rodada muito mais fácil. Os pontos de etapa serão o nome do jogo — sempre são — e precisamos nos classificar muito bem. Vai fazer uma grande diferença para Bristol, então precisamos fazer isso.”

Bristol tem sido imprevisível para Briscoe em quatro tentativas de Copa. Ele frequentemente se classifica bem, o que é um bom presságio para marcar pontos de estágio. Mas ele provavelmente precisará melhorar sua posição média de chegada de 16,8 se quiser avançar para a próxima rodada.

A Stewart-Haas Racing teve sucesso recente na pista com Kevin Harvick. Aric Almirola conquistou a pole em 2022, a mesma corrida em que Briscoe se classificou na primeira fila.

MAIS: Classificação da Cup Series | Cronograma da Cup Series

Isso deixa Briscoe confiante para ir a Thunder Valley no sábado, onde o grid da pós-temporada será oficialmente reduzido de 16 para 12 pilotos dos playoffs (19h30 horário do leste dos EUA, EUA, PRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio, aplicativo NBC Sports).

Briscoe espera caos, similar ao Watkins Glen. Apenas dois pilotos de playoff conseguiram terminar entre os 10 primeiros no domingo, com metade dos 16 pilotos terminando em 20º ou pior.

“Sinto que essa é uma das nossas melhores pistas como empresa”, disse Briscoe. “É difícil saber qual corrida em Bristol teremos. Teremos uma como a da primavera ou uma como normalmente fazemos? Sinto-me bem com isso de qualquer maneira.”

Fonte: NASCAR

You may also like