Ao virar da esquina: Portland International Raceway

por Indycar

Por Curt Cavin 

Santino Ferrucci recebeu sete abraços de urso dos membros da equipe da AJ Foyt Racing nos 15 segundos após descer de seu carro vencedor da pole position no sábado no Portland International Raceway – sim, nós contamos – e dois deles o levantaram do chão.

Imagine a reação hoje se o piloto de Connecticut de 26 anos conquistasse sua primeira vitória na NTT INDYCAR SERIES no BITNILE.COM Grand Prix de Portland.

Houve momentos importantes recentemente na série, mas poucos foram tão emocionantes quanto um dos pilotos de AJ Foyt comandando uma reação como a que Ferrucci recebeu no sábado. E ele mereceu . O No. 14 Phoenix Investors Chevrolet tinha velocidade para ser o mais rápido na qualificação, e Ferrucci pode ter o suficiente nesse pacote para vencer a primeira corrida da equipe desde que Takuma Sato conquistou o Grande Prêmio de Long Beach em 2013 – 195 corridas atrás.

Isso significa que todos os olhos estarão em Ferrucci quando a bandeira verde cair cerca de 30 minutos após o início das transmissões às 15h ET (USA Network, Peacock, INDYCAR Radio Network). Ferrucci é conhecido por não se conter em corridas, então pode-se imaginar o Chevrolet nº 14 sendo o primeiro a fazer a Curva 1.

Will Power começará ao lado na primeira fila, e enquanto o piloto da Team Penske aproveitará qualquer oportunidade que lhe for dada, ele também é um dos amigos mais próximos de Ferrucci no paddock. Assim, não foi coincidência que Power tenha sido o primeiro piloto a parabenizar Ferrucci após o Firestone Fast Six de sábado, e eles são pseudocompanheiros de equipe, já que as duas equipes têm uma aliança técnica.

Então, espere que Power corra com Ferrucci da forma mais justa possível no início desta corrida. Para registro, Foyt disse a Ferrucci em uma ligação após a qualificação para usar a cabeça na largada.

Certamente houve muitos fogos de artifício ao longo dos anos na primeira curva deste percurso de 12 curvas e 1,964 milhas em terreno natural. Três anos atrás, os pilotos na primeira fila – Alex Palou e Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing – fizeram parte de uma grande confusão naquela curva para a direita. Mas Palou e Dixon fizeram o que costumam fazer: tiraram o melhor proveito da situação. Cada um deles parou, caiu fundo no grid e voltou para a frente. Palou venceu a corrida, Dixon terminou em terceiro.

Assim como Power, Palou tem projetos para ganhar outro campeonato da série, e ele está em uma posição invejável. Ele não só começa em terceiro hoje, como tem uma vantagem de 59 pontos que parece quase intransponível com quatro corridas para o fim. Alguém poderia alcançá-lo, claro, mas vai ser preciso muita coisa para dar errado para o espanhol.

Enquanto isso, a temporada está ficando tarde, e há uma série de pilotos que não vencem há algum tempo. Graham Rahal, vencedor da pole position de Portland do ano passado, que é um dos cinco pilotos que largam cinco posições mais atrás do que se classificaram devido a uma quinta troca de motor da temporada, venceu uma corrida da série pela última vez em 2017. Alexander Rossi não vence desde 2022. Marcus Ericsson, Kyle Kirkwood e Christian Lundgaard venceram corridas no ano passado, mas não o fizeram nesta temporada.

E, claro, aqueles com planos de superar Palou — ou seja, Colton Herta, Dixon, Power e Scott McLaughlin — precisam vencer algumas dessas corridas restantes. Tenha em mente que Palou venceu duas das últimas três corridas da série nesta pista, e ele venceu no ano passado da pole.

Mas ninguém quer vencer hoje mais do que Ferrucci, e fazer isso lhe renderá todos os abraços que puder absorver.

Fonte: Indycar

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