Harrison Burton conquista a primeira vitória da Cup Series em Daytona e garante a 100ª para Wood Brothers

por Nascar

Por Holly Cain

Em uma das corridas mais dramáticas da temporada, o piloto de segunda geração Harrison Burton, de 23 anos, fez uma ultrapassagem na última volta sobre o bicampeão da NASCAR Cup Series Kyle Busch na prorrogação no Daytona International Speedway para conquistar sua primeira vitória na carreira na NASCAR Cup Series e dar à sua lendária equipe Wood Brothers Racing sua histórica 100ª vitória.

Grandes acidentes, ultrapassagens incríveis e, finalmente, uma das vitórias mais memoráveis ​​e populares do ano caracterizaram uma movimentada Coke Zero Sugar 400 nas margens altas de Daytona, o que teve um efeito tremendo nas perspectivas dos playoffs da NASCAR, agora com apenas uma corrida restante para decidir quais 16 pilotos avançarão para a disputa do campeonato.

Burton recebeu um grande empurrão na reta final do piloto iniciante da NASCAR Cup Series, Parker Retzlaff, permitindo que o Ford número 21 da Wood Brothers Racing de Burton o alcançasse e finalmente ultrapassasse o líder da corrida, Busch, que permaneceu no para-choque de Burton até a linha de chegada, mas não conseguiu ultrapassá-lo.

A vitória é um ingresso automático para Burton nos playoffs da NASCAR Cup Series depois que ele nem estava entre os 20 primeiros em pontos antes da corrida. Foi uma vitória extremamente popular para o jovem piloto, com muitos de seus concorrentes vindo para parabenizá-lo no pit road e na Victory Lane.

“É disso que se trata o esporte”, disse o pai de Burton, o apresentador da NBC Sports e ex-destaque da NASCAR Cup Series, Jeff Burton, após cumprimentar seus colegas na cabine da televisão, tomado pela emoção ao ver seu filho conquistar sua primeira grande vitória em uma corrida.

Harrison Burton estava igualmente emocionado, reivindicando sua vitória por uma fração de segundo – 0,047 segundos – sobre Busch.

“Eu chorei a volta da vitória inteira”, disse Burton. “Obviamente fui demitido deste emprego e queria fazer tudo que pudesse pelos Wood Brothers, eles me deram uma oportunidade incrível na vida e dar a eles a 100ª [vitória] na minha saída é incrível. Estamos nos playoffs agora. Vamos para Darlington e ver o que acontece.”

No sábado à noite, a pergunta era “o que não aconteceu?” A corrida contou com 16 líderes e 40 mudanças de liderança. O vencedor liderou apenas uma volta. Houve dois acidentes com vários carros que eliminaram um líder da corrida após o outro. Apenas cinco carros receberam a bandeira quadriculada sem se envolverem em algum tipo de incidente.

Burton e Busch tiveram a chance de conquistar o troféu depois de um acidente na frente do grid, com apenas duas voltas do tempo regulamentar restante, forçando a prorrogação.

O líder da corrida tardia, Austin Cindric, da Team Penske, foi empurrado por trás, fazendo com que seu Ford nº 2 se movesse para o Ford nº 4 da Stewart-Haas Racing de Josh Berry ao lado dele. O impacto lateral lançou o Mustang de Berry para cima, fazendo-o dar uma volta selvagem na reta oposta.

Berry — que liderou oito voltas, conquistou sua primeira vitória de etapa da temporada e lutou pela vitória a noite toda — saiu do carro capotado na reta oposta com a ajuda da equipe de segurança, acenou para a multidão e recebeu uma grande salva de palmas.

“Estou bem, na verdade, provavelmente não foi tão ruim quanto parecia”, disse Berry após ser examinado no centro médico do campo interno. “Mas cara, estou chateado. Tivemos uma noite e tanto. Estávamos em posição e muito orgulhosos do trabalho que fiz hoje à noite e que o time fez hoje à noite. Estávamos na disputa.”

Apenas sete voltas antes, houve uma colisão de 14 carros na frente do grid que eliminou outro líder da corrida: o vencedor da pole Michael McDowell, cujo Ford nº 34 da Front Row Motorsports decolou, virou de lado e caiu sobre os quatro pneus, com a confusão atingindo os favoritos Joey Logano (que liderou 34 das 164 voltas da noite, o melhor resultado da corrida), Justin Haley, Kyle Larson e o líder do campeonato Tyler Reddick, entre outros.

Bubba Wallace, que está em uma batalha acirrada de três carros pela posição final de pontos do playoff, também estava envolvido, mas sua equipe 23XI Racing conseguiu fazer reparos rápidos e retornar à pista. Ele terminou em sexto, mas ainda está do lado de fora, buscando uma posição no playoff.

Com a vitória de Burton, Wallace agora se encontra em 17º na classificação – 21 pontos atrás de Chris Buescher, da RFK Racing, que está mantendo a 16ª e última posição nos playoffs após terminar em 10º lugar no sábado.

Ross Chastain, o terceiro piloto em disputa acirrada pela vaga final do playoff com base em pontos, se recuperou para terminar em 12º. Ele está classificado em 18º, 27 pontos atrás de Buescher.

Busch, que agora tem resultados entre os cinco primeiros nas últimas duas corridas, precisa essencialmente de uma vitória no próximo fim de semana na final da temporada regular em Darlington (SC) Raceway. Ele está 106 pontos abaixo da linha de eliminação, apesar de sua breve sequência recente de resultados fortes.

“É simplesmente frustrante, sabe”, disse Busch, piloto da Richard Childress Racing, após perder por pouco a vitória, o que não só lhe daria acesso aos playoffs, mas também estenderia sua sequência de 19 temporadas com pelo menos uma vitória.

“Nós vencemos corridas aqui em Daytona indo para a última relargada, mas não conseguimos a vitória, não tenho certeza do que estou fazendo errado ou perdendo”, disse Busch, explicando, “Eu queria ficar na frente do 21 [Burton] porque eu sabia que o momento estava chegando lá, mas eu sabia que o 20 [ex-companheiro de equipe Christopher Bell] era um amigo melhor [atrás], só não deu certo. Como sempre.”

O piloto da Joe Gibbs Racing, Bell, terminou em terceiro, seguido por Cody Ware, da Rick Ware Racing, e Ty Gibbs, da JGR. Wallace foi o sexto. Brad Keselowski foi o sétimo, seguido por Retzlaff, Daniel Hemric e Buescher.

A primeira rodada de drama aconteceu na volta 61, quando 17 carros se envolveram em um incidente na reta oposta.

O Chevrolet Spire Motorsports No. 7 de Corey LaJoie desencadeou o acidente em uma corrida apertada. Ele atingiu Chastain e forçou vários pit stops para o floridiano, que está tentando ganhar uma das últimas posições de pontos nos playoffs.

Também envolveu os favoritos ao campeonato Reddick, Chase Elliott, Denny Hamlin e Kyle Larson em vários graus.

Elliott e Hamlin tiveram que aposentar seus carros com os danos e foram pontuados em 36º e 38º, respectivamente. Reddick ainda conseguiu terminar em 28º. Larson, que se envolveu em vários incidentes na noite, terminou em 21º.

Indo para a final da temporada regular no próximo fim de semana, Reddick mantém uma vantagem de 17 pontos no topo da classificação sobre Larson. Elliott está agora 18 pontos atrás. O campeão da temporada regular ganha um valioso bônus de 15 pontos para levar com ele pelos playoffs de 10 corridas.

A próxima corrida da Cup Series é a Cook Out Southern 500 no próximo domingo (18h ET, EUA, MRN, SiriusXM, NBC Sports App) no Darlington Raceway. O evento é a final da temporada regular, e o campo de 16 pilotos da pós-temporada será definido após o clássico de 500 milhas do Labor Day.

Nota: A inspeção pós-corrida no Daytona International Speedway foi concluída na garagem da Cup Series sem problemas, confirmando Burton como o vencedor da corrida. Os oficiais da NASCAR indicaram que o Ford nº 4 pilotado por Berry será levado de volta ao NASCAR Research & Development Center para avaliação posterior.

Fonte: Nascar

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