Por Paulo Kelly
A PREMA Racing pode não ser tão conhecida na América do Norte como nos círculos de corrida europeus, mas a equipe italiana que se juntou à NTT INDYCAR SERIES a partir de 2025 com uma operação de dois carros com motor Chevrolet ostentou uma verdadeira equipe de estrelas de pilotos juniores em sua programação nos últimos 40 anos.
A equipe começou em 1983 no campeonato italiano de Fórmula 3 e evoluiu para onde nesta temporada está competindo na Fórmula 2 da FIA e na Fórmula 3 da FIA, juntamente com o Campeonato Europeu Regional de Fórmula, a Fórmula 4 e a categoria de pilotos feminina F1 Academy.
A PREMA produziu 21 pilotos de Fórmula 1 desde que a equipe foi formada em 1983. Oito dos 20 pilotos em tempo integral no grid de F1 de 2024 dirigiram pela PREMA: Charles Leclerc da Ferrari, Oscar Piastri da McLaren, Pierre Gasly e Esteban Ocon da Alpine, Lance Stroll da Aston Martin, Logan Sargeant da Williams e Valtteri Bottas e Zhou Guanyu da Kick Sauber. Oliver Bearman, que substituiu a Ferrari na Arábia Saudita depois que Carlos Sainz passou por uma apendicectomia de emergência, dirige pela PREMA nesta temporada no Campeonato FIA de Fórmula 2.
A equipe também formou 14 pilotos para a SÉRIE INDYCAR, incluindo os pilotos ativos da série Marcus Armstrong da Chip Ganassi Racing, Felix Rosenqvist da Meyer Shank Racing e Callum Ilott da Arrow McLaren. Os vencedores das corridas da SÉRIE INDYCAR, Ryan Briscoe e Charlie Kimball, também dirigiram pela PREMA durante suas carreiras juniores, e o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 1995 e campeão da SÉRIE INDYCAR, Jacques Villeneuve, correu pela equipe em sua subida na escada de monolugares.
Todo esse poder estelar produziu impressionantes 79 campeonatos em várias fórmulas em 41 temporadas de competição. A PREMA pode ainda não ser imediatamente reconhecida na América do Norte, mas a equipe é considerada uma das três forças do automobilismo italiano, logo atrás das equipes de F1 Scuderia Ferrari e Visa CashApp RB.
Rosenqvist fez uma campanha de banner em 2015 com a PREMA. Ele dominou o Campeonato Europeu de Fórmula 3, conquistando o título com 13 vitórias, 24 pódios e 17 poles. Ele também venceu o prestigiado Grande Prémio de Macau partindo da pole pelo segundo ano consecutivo.
Armstrong venceu o campeonato italiano de F4 com a PREMA em 2017 e terminou em segundo lugar no Campeonato FIA de Fórmula 3 em 2019 com a equipe. Ilott venceu seis corridas e 10 poles a caminho de terminar em quarto lugar no Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA com a equipe em 2017.
Villeneuve iniciou sua carreira de monolugares na PREMA por três temporadas, de 1989 a 1991, pilotando no campeonato italiano de Fórmula 3 durante os primeiros anos da equipe, antes de mudar seu foco para corridas no Japão e na América do Norte.
Alguns dos pilotos da antiga galáxia de estrelas da PREMA, incluindo os atuais pilotos da NTT INDYCAR SERIES, pressionaram o chefe da equipe PREMA, Rene Rosin, nos últimos anos, sobre a expansão dos horizontes da equipe na principal série de corridas de roda aberta da América do Norte.
“Acabamos de comemorar nosso 40º aniversário em dezembro”, disse Rosin. “A maioria deles (ex-pilotos) puderam juntar-se a nós em Veneza no nosso evento. Estamos sempre muito próximos deles e temos uma relação muito amigável com todos eles. Sempre conversamos juntos.
“Eles sempre dizem: por que não vir para a América? Por que não fazer INDYCAR? Seria algo muito bom para você, muito bom para a equipe. Isso é algo que esperamos em 2025 agora.”