O “Homem de Ferro” Dixon estende sequência com vitória improvável na Indy

por Indycar

Scott Dixon continuou duas sequências notáveis ​​no sábado no circuito de Indianápolis Motor Speedway, uma na bandeira verde e outra na quadriculada.

Seis vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, Dixon se recuperou de um giro na grama depois de ser recolhido em um acidente na volta 1 para vencer o Gallagher Grand Prix no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda. Dixon, da Nova Zelândia, estendeu sua sequência de recordes na INDYCAR SERIES para 19 temporadas consecutivas, com pelo menos uma vitória em um dia em que também estabeleceu um recorde da série com sua 319ª largada consecutiva.

“Que dia para vencer”, disse Dixon enquanto segurava seu filho de 3 anos, Kit. “Isso torna tudo tão divertido, especialmente para esse carinha. Ele consegue ver. Faz um tempinho que não venço, provavelmente mais de um ano. Faz valer a pena, e vamos continuar tentando vencer na (largada) nº 320.”

O vencedor do Prêmio NTT P1, Graham Rahal, terminou o segundo melhor da temporada na corrida de 85 voltas, já que sua carga tardia para pegar Dixon caiu apenas 0,4779 de segundo no No. 15 Code 3 Associates Honda, disputado por Rahal Letterman Lanigan Racing. Foi a finalização mais próxima da INDYCAR SERIES no percurso de 14 curvas e 2.439 milhas da IMS.

Pato O’Ward terminou em terceiro no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet. Christian Lundgaard, que se juntou ao companheiro de equipe RLL Rahal na primeira linha na largada, ficou em quarto lugar no No. 45 Hy-Vee Honda. Alexander Rossi, que venceu este evento no ano passado, completou os cinco primeiros no No. 7 Arrow McLaren Chevrolet.

O líder do campeonato Alex Palou terminou em sétimo no No. 10 The American Legion Honda da Chip Ganassi Racing para expandir sua diferença de pontos para 101 sobre Dixon, que ultrapassou Josef Newgarden para o segundo lugar. Newgarden também foi pego na confusão que pegou Dixon, mas imediatamente perdeu uma volta vencida e terminou em 25º lugar no segundo lugar da temporada no Hitachi Team Penske Chevrolet, duas voltas atrás. Newgarden está em terceiro na classificação, 105 pontos atrás de Palou, com três corridas restantes.

“Terminar a corrida hoje foi importante”, disse Palou. “Um bom resultado para a equipe com Scott vencendo a corrida hoje e um bom resultado para nós no campeonato.”

O “giro para vencer” de Dixon talvez não tenha sido tão dramático quanto a manobra semelhante de Danny Sullivan no caminho curto entre as curvas 1 e 2 do oval IMS para vencer as 500 Milhas de Indianápolis de 1985, mas foi igualmente improvável.

Na primeira volta, Palou cutucou a traseira do No. 11 IU Simon Cancer Center Honda do companheiro de equipe novato Marcus Armstrong em tráfego pesado na Curva 7 no final da reta traseira, e Armstrong girou. O efeito sanfona dos motoristas que tentavam evitar o incidente fez com que o nº 28 da DHL Honda de Romain Grosjean tocasse em Dixon, girando o carro de Dixon na grama. Então Newgarden, que largou em 25º, chegou ao local sem ter para onde ir, e seu carro passou por cima do carro parado de Armstrong, danificando a asa dianteira de Newgarden.

Dixon manteve o motor ligado na grama interna, endireitou o carro e voltou para a pista. Ele parou na volta 5 em uma estratégia alternativa e começou sua marcha em direção à frente.

Enquanto isso, Devlin DeFrancesco continuou a manter a liderança após um mergulho ousado de sua quinta posição inicial para a frente na Curva 1 na primeira volta no No. 29 TRUBAR/Jones Soda Honda. Mas Rahal mergulhou sob DeFrancesco na curva 1 na volta 9 para assumir o primeiro lugar.

Rahal, Lundgaard e Dixon então trocaram a liderança através dos ciclos de box nas 50 voltas seguintes antes de Dixon fazer sua parada final na volta 59 depois de dar voltas rápidas antes de entrar no pit road.

Dixon também deu voltas brilhantes após sua parada final. Rahal largou do primeiro na volta 64 para sua parada final, mas saiu em segundo atrás de Dixon.

Na volta 66, Dixon liderou Rahal por 6,1866 segundos, com os dois pilotos com pneus alternativos Firestone. Mas os pneus mais novos de Rahal renderam dividendos e ele começou a agarrar Dixon.

“O único problema lá no final, acho que nas minhas voltas, forcei demais para criar aquela lacuna em Graham e, infelizmente, queimei um pouco os pneus”, disse Dixon. “Foi um pouco superficial no final, mas tentamos fazer um show para todos.”

A liderança de Dixon caiu para 3,8448 segundos na volta 72, com Rahal chegando a 1,6028 segundos na volta 80.

Ambos os pilotos alcançaram o tráfego dobrado e Rahal diminuiu a diferença para 0,5076 de segundo na volta 82, depois que ele e Dixon ultrapassaram os carros mais lentos. A margem encolheu para 0,2689 de segundo com duas voltas para o fim, e parecia que Rahal estava se preparando para um confronto final para a vitória com Dixon.

Mas Dixon aumentou sua liderança para 0,8639 de segundo na bandeira branca e se manteve firme durante a última viagem ao redor do circuito que inclui partes do famoso oval de 2,5 milhas e o Yard of Bricks no IMS.

“Eu estava em uma ultrapassagem na penúltima volta; ele também era”, disse Rahal. “E eu simplesmente não estava ganhando terreno. Eu estava me mantendo morto mesmo com ele por algum motivo. Eu não sei por quê. Eu simplesmente não conseguia fazer uma investida contra ele. Eu pensei que seria uma boa corrida, uma boa chance.

“Não temos do que nos envergonhar. Estamos indo contra o melhor, o melhor de todos os tempos, de longe. Dezenove temporadas consecutivas com uma vitória? É ridículo. É absolutamente insano.”

Dixon dividirá $ 10.000 com Chip Ganassi Racing e sua instituição de caridade escolhida, St. Jude Children’s Research Hospital, por sua vitória como parte do PeopleReady Force For Good Challenge.

Palou ganhará o bônus PeopleReady Force For Good Challenge de $ 1 milhão se vencer a próxima corrida da NTT INDYCAR SERIES, o Bommarito Automotive Group 500 apresentado por Axalta e Valvoline no domingo, 27 de agosto, no World Wide Technology Raceway oval. O bônus é concedido ao primeiro piloto que vencer em uma pista de estrada, circuito de rua e oval em uma temporada. Palou já soma vitórias nesta temporada em pista e circuito de rua.

O evento WWTR é a corrida oval final da temporada e inicia um trecho de três fins de semana de corrida consecutivos para coroar o campeão da série. Palou pode garantir seu segundo título nas últimas três temporadas se liderar por 108 pontos ou mais após a corrida de 27 de agosto.

Por Paul Kelly | Publicado: 12 de agosto de 2023

You may also like