Novo Mercedes CLE Coupe lançado

por Mercedes Benz

Este é o novo Mercedes CLE Coupe 2023. É um cupê de duas portas que substituirá o Classe C e o Classe E Coupe, tornando-se um novo rival para BMW Série 4 e Audi A5 no processo.

Ele chegará aos showrooms do Reino Unido no final de 2023 – e será seguido por uma variante drop-top na primavera de 2024, que será compatível com carros como o Lexus LC Convertible e o próximo MG Cyberster .

Comprimir dois carros em um é uma jogada ousada, especialmente quando você considera as diferenças de tamanho, especificação e preço entre os antigos cupês Classe C e Classe E. Mas a Mercedes está confiante de que pode se contentar com um modelo, pois reduz sua gama para se tornar mais simplificada (e, portanto, mais barata de fabricar e manter).

Mercedes CLE Coupe: traseira três quartos estática, filmagem em estúdio, tinta azul

Bianca Licina, gerente de produto do novo CLE, disse à CAR: ‘Observamos o mercado e entramos em contato com nossos clientes das classes C e E – e notamos que as necessidades dos clientes evoluíram de maneira diferente. Os clientes do Classe C Coupe queriam um carro com mais tamanho e mais status, enquanto o cliente do Classe E queria um carro mais dinâmico e mais esportivo.

‘Quando fizemos essa pesquisa, percebemos que criaríamos dois carros muito parecidos, mas muito parecidos entre si, se continuássemos nesse caminho de ter dois cupês. Essa foi a razão pela qual dissemos: “Ei, vamos cobrir as duas necessidades em um carro”.

“Com o CLE, queríamos responder a essas condições de mudança e meio que redefinimos o segmento de cupê para a Mercedes-Benz. Isso significa que vamos oferecer um cupê no segmento de tamanho médio no futuro, que será o modelo sucessor do cupê C e E-Class.’

Mercedes CLE Coupe: detalhe traseiro semi-estático, sessão de estúdio, tinta azul

O CLE foi projetado para ser um canivete suíço de duas portas. Portanto, para atender aos compradores de cupê preocupados com a praticidade da Mercedes, ele tem espaço suficiente na parte traseira para dois adultos. Ele também tem um porta-malas de 420 litros, que os engenheiros da empresa orgulhosamente afirmam ser grande o suficiente para engolir três conjuntos de tacos de golfe. Muito teutônico.

Em uma tentativa de atrair motoristas interessados, porém, o CLE estará disponível com alguma tecnologia de chassi inteligente, um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 3,0 litros e pelo menos um trem de força AMG cuspidor de fogo. Mas Merc cobriu todas as bases bem o suficiente? Passamos algum tempo no estúdio com o CLE para obter informações antes de chegar aos showrooms no final de 2023.

Fale-me sobre os motores do CLE. Serão emocionantes?

Alguns deles serão. O modelo que despertou nosso interesse é o CLE 450. Ele possui um motor turbo de 3,0 litros e seis cilindros em linha com 375 cv e 369 lb ft de torque. A Mercedes diz que será capaz de empurrar o cupê de 0 a 62 mph em 4,4 segundos antes de atingir seu buffer eletrônico a 155 mph.

Também há uma versão mais rápida do CLE com o emblema AMG a caminho, embora a Mercedes ainda não tenha nos dito qual de seus motores de desempenho usará. Mas, dadas as semelhanças mecânicas com o sedã Classe C, esperamos que ele tenha o mesmo trem de força PHEV de 670 cv do Mercedes -AMG C63 S.

O restante das opções de motor do CLE são todas as unidades a gasolina e diesel de quatro cilindros turbo de 2,0 litros. O line-up abre com o 220d. Ele produz 197bhp e 324lb ft de torque – e é o único diesel na linha do cupê. É também o motor mais lento, levando 7,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. É, pelo menos, o mais eficiente em papel, retornando até 60,1mpg no ciclo combinado WLTP.

Mercedes CLE Coupe: frente estática, sessão de estúdio, tinta azul

Acima disso, há o CLE 200 movido a gasolina. Ele produz 201bhp e 236lb ft de torque, atingindo um tempo de 0 a 62 mph em 7,4 segundos e velocidade máxima de 147 mph. O CLE 300 apresenta uma versão mais robusta do mesmo motor com 254bhp, 295lb ft de torque e um tempo de 0 a 62 mph de 6,2 segundos.

O 200 também está disponível opcionalmente com tração nas quatro rodas, enquanto os 300 e 450 são equipados com o sistema de transmissão de série. Cada motor é acoplado a uma caixa automática de nove marchas e todos se beneficiam da assistência híbrida leve para melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2.

O que está sustentando o novo CLE Coupe?

O Mercedes CLE Coupe usa a mesma plataforma MRA encontrada no sedã Classe C , embora os engenheiros da marca tenham mexido em suas dimensões para tornar o novo carro único, afirmam. O CLE tem 4.850 mm de comprimento e 1.428 mm de altura, o que o torna 99 mm mais comprido e 10 mm mais baixo que o sedã. No entanto, as distâncias entre eixos de ambos os carros são idênticas em 2.865 mm.

A maior mudança para o CLE é a largura da via. Ele aumentou 40 mm na frente e 70 mm na traseira, o que, segundo a Mercedes, melhorou o manuseio em comparação com o sedã Classe C. A suspensão do Coupe também é 15 mm mais baixa, o que deixou o centro de massa do carro mais próximo do asfalto.

Mercedes CLE Coupe: estática lateral, sessão de estúdio, tinta azul

Os compradores também poderão especificar o carro com amortecedores adaptativos e direção traseira, o que a Mercedes espera que aumente o apelo do carro para motoristas interessados. A primeira atualização ajudará a manter a carroceria plana nas curvas, enquanto a segunda promete deixar o carro mais ansioso para caçar ápices. O sistema de direção da roda traseira também reduz meio metro do círculo de viragem do CLE.

Os compradores poderão escolher entre rodas de liga leve que variam entre 18 e 20 polegadas de diâmetro. O acabamento básico no Reino Unido será a especificação Mercedes AMG Line, que vem com ligas de 19 polegadas como padrão. A Mercedes sabe como as estradas do Reino Unido são esfarrapadas, portanto, os compradores poderão especificar ligas menores de 18 polegadas em todos, exceto no CLE 450, para um pouco mais de conformidade.

Como é o interior do CLE?

Na frente, é muito semelhante ao sedã Classe C. Ele apresenta o mesmo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, sistema de infoentretenimento retrato de 11,9 polegadas e design do painel. Na verdade, os níveis de equipamento serão comparáveis ​​entre os dois carros, já que o CLE também virá de série com entrada sem chave, assentos com memória e um sistema de iluminação ambiente personalizável.

Questionamos Bianca Licina sobre por que o CLE não estaria disponível com o sistema de infoentretenimento Superscreen usado no último sedã Classe E. Ela explicou: ‘O conceito do interior – e essa foi uma decisão consciente de não ter outra exibição no carro – é que ele se concentra no motorista. [Dessa forma] você, como motorista, pode se concentrar na estrada e no prazer de dirigir.’

Apesar de ser baseado na antiga tecnologia de infoentretenimento da Mercedes, a tela sensível ao toque do CLE também será compatível com uma variedade de aplicativos de terceiros, como a plataforma de mídia social TikTok, a ferramenta de videoconferência Zoom e o navegador de internet Vivaldi.

Mercedes CLE Coupe: painel de instrumentos e sistema de infoentretenimento, estofamento dos bancos em branco

Em vez de gastar tempo reinventando seu conjunto de infoentretenimento, a Mercedes despejou sua energia para tornar o novo CLE mais prático do que o antigo C-Class Coupe. Sua distância entre eixos é 25 mm mais longa do que a antiga Classe C, que, quando combinada com algumas embalagens inteligentes e alguns encostos dos bancos dianteiros recortados, ajudou a liberar 72 mm extras de espaço para os joelhos para quem está atrás.

As dimensões maiores do CLE também criaram 10 mm extras de altura livre e 19 mm de espaço para os ombros para quem está atrás. Um de nossos testadores de um metro e oitenta sentou-se na parte traseira do carro no estúdio e achou-o mais confortável do que o antigo C-Class Coupe.

Quanto custará o novo CLE?

A Mercedes ainda não nos disse, mas não será barato. Os preços para o C-Class Coupe começam em cerca de £ 46.000, enquanto o E-Class Coupe de saída custa cerca de £ 51.000. Dado que o novo CLE está mais próximo do Classe E em termos de dimensões, calculamos que seu preço será próximo a £ 50.000.

Desafiamos Licina sobre se o preço do novo CLE ainda seria atraente para os compradores do Classe C Coupe. Ela disse: ‘Eu diria que será desafiador, mas aceitável. Quero dizer, é uma razão emocional para comprá-lo ou não, certo? Então, se você é um amante de cupê; se você quer um carro emocional; se você quer esportividade, vai pagar – não sei – mais cinco, seis mil euros só para ter, certo?’

Mercedes CLE Coupe: detalhe da luz traseira, sessão de estúdio, pintura azul

Fonte: Car

You may also like