Oval do Texas exige respeito

por Indycar

Não importa se você é bicampeão da NTT INDYCAR SERIES ou um dos jovens candidatos mais promissores do esporte, o Texas Motor Speedway merece sua atenção e respeito inabaláveis.

Quando a NTT INDYCAR SERIES chega domingo, 2 de abril no TMS para o PPG 375, Will Power da equipe Penske e Pato O’Ward da Arrow McLaren estão na linha de frente quando se trata de destemor e ferocidade em qualquer tipo de layout. Mas ambos estão cientes de como o oval de 1,5 milhas do Texas Motor Speedway pode ser assustador com sua inclinação alta variada, frontstretch dogleg e … é claro … correndo a mais de 220 mph por 250 voltas sem margem para erro.

A pista tem um lugar especial no coração de O’Ward, com sua primeira vitória na NTT INDYCAR SERIES chegando lá em 2021 e dois pódios em suas quatro primeiras participações.

“Eu amo essa faixa.” disse O’Ward. “Acho que na minha primeira vez talvez não tenha achado tanto amor por isso porque provavelmente foi a primeira vez, eu estava em um carro de corrida e pensei, ‘Cara, isso é rápido.’ A primeira vez que passei por este lugar, lembro que meus olhos estavam enormes dentro do carro. Depois de ver a qualificação a bordo no topo da sexta marcha, isso parece bem plantado, e eu estava no topo da quarta e faltavam duas marchas e parece ridiculamente rápido.

“Eu realmente aprendi a amar o que é correr em supervelocidades. É definitivamente uma habilidade diferente do que é nas pistas de estrada e, obviamente, nas pistas de rua.”

Power, saindo de seu segundo campeonato na temporada passada, viu as diferentes variações do TMS. Sua primeira largada foi em 2008, e ele fará sua 17ª largada no próximo PPG 375, o que o levará a um empate com Scott Sharp pela quinta maior largada da carreira no local de Fort Worth.

O vencedor das 500 milhas de Indianápolis em 2018, Power, também teve sucesso no TMS, com duas vitórias (2011, 2017), quatro pódios, três poles e ficando em terceiro lugar na maioria das voltas lideradas (453). Suas três poles, que ele conquistou em anos consecutivos de 2013 a 2015, estão empatadas no recorde da INDYCAR SERIES com Tomas Scheckter.

Apesar desse recorde e de 3.480 voltas competitivas no TMS, o australiano de 42 anos ainda aborda o traçado com o maior respeito.

“Sempre foi um lugar espetacular para correr com bancos altos e ser uma supervelocidade”, disse Power. “O frontstretch é muito duro porque não é reto e não é uma curva constante. Você tem que atingir dois vértices, o que também torna bastante assustador quando você tem três ou até dois de largura. … Já vi muitos naufrágios grandes aqui também, então é implacável e você tem que respeitar o lugar. Eu realmente gosto disso. Eu amo isso.”

A equipe Penske dominou a corrida da última temporada da NTT INDYCAR SERIES no TMS, conquistando três das quatro primeiras posições no PPG 375. Josef Newgarden escorregou pelo companheiro de equipe Scott McLaughlin na curva final da volta final e segurou por 0,0669-de- uma segunda vitória, enquanto Power voltou para casa em quarto. A margem de vitória foi a mais próxima da temporada de 17 corridas da NTT INDYCAR SERIES.

“No ano passado, nós entramos e eu falei sobre fazermos uma sessão especial para correr na segunda pista para criar algumas corridas realmente boas”, disse Power. “Tivemos um dos melhores resultados que já vimos aqui com uma passagem para a liderança na última volta – quero dizer, os melhores resultados nas corridas de menor downforce que tivemos nesta pista. Faremos isso novamente este ano, mas com todos os carros rodando na segunda pista. Todos os carros recebem um jogo de pneus e tentam trazer aquele segundo e até terceiro sulco.

“Estou ansioso pela corrida. Teremos mais downforce este ano – é um pouco mais – o que ajuda o carro a se manter na estrada, então você verá corridas mais próximas. Acho que estaremos mais abertos para mais voltas na corrida e potencialmente mais fáceis de correr do lado de fora.

O três vezes vencedor das 500 milhas de Indianápolis, Johnny Rutherford, e o residente de longa data de Fort Worth, Johnny Rutherford, juntaram-se a Power e O’Ward perante a mídia em 15 de março no TMS. “Lone Star JR” comemorou seu 85º aniversário no domingo, 12 de março.

Por INDYCAR | Publicado: 16 de março de 2023

You may also like