Courage LC70 Mugen

por Gildo Pires
UltimateCarPage.com

Fundada em 1981, a Courage Competition foi criada principalmente para fornecer ao chefe da equipe, Yves Courage, um carro para competir na lendária corrida 24 Horas de Le Mans. As criações da empresa foram sugestivamente chamadas de ‘Cougar’ e quando os primeiros motores Cosworth foram substituídos por Porsche flat sixes; várias vitórias de classe foram registradas. A partir de 1993, os carros foram renomeados como Courage, mas isso não afetou de forma alguma o desempenho. Um segundo lugar no Le Mans de 1995 ainda é o melhor resultado da equipe até o momento.

Com a mudança de nome também veio uma mudança de política; Courage agora começou a fornecer chassis para equipes privadas. Para projetar o carro, eles contrataram Paole Catone, que já havia projetado os Peugeots vencedores de Le Mans. Os carros foram pilotados na segunda metade da década de 1990 na América do Norte por corsários e na Europa pela Courage Competition e a recém-formada Pescarolo Sport. Em Le Mans, os carros mostraram a vasta experiência do Courage naquela pista com vários resultados entre os dez primeiros, mas em outra pista a falta de experiência da empresa com pistas de alto downforce e a falta de desenvolvimento impediram a obtenção de bons resultados.

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Courage e Catone começaram com uma folha em branco para o modelo Courage C60 que levaria a empresa ao século XXI. Era novamente óbvio que o alvo principal era Le Mans, mas também havia uma configuração de downforce mais desenvolvida. O desenvolvimento contínuo viu a introdução da variante LMP675 / LMP2 C65 em 2003 e do carro C60 Hybrid LMP1 em 2005. Especialmente o C65 provou ser um sucesso, conquistando a classe vitoriosa em Le Mans e em várias corridas LMES. A Pescarolo Sport também comprou dois chassis C60, mas desde então desenvolveu seus carros de forma independente com a ajuda de Andre de Cortanze. Em 2005, o Pescarolo Courage terminou em segundo lugar em Le Mans e conquistou o título LMES.

Para a temporada de 2006, era hora do terceiro design de ‘folha limpa’ Cantone / Courage. Devido à forma como os atuais regulamentos LMP1/2 são elaborados, foi possível para Courage projetar um carro que pudesse ser usado em ambas as classes sem comprometer muito. Embora os primeiros designs do Courage seguindo os novos regulamentos aerodinâmicos não tenham sido muito apreciados, o LC70 e o LC75 são carros muito bonitos, provando que um LMP1/2 não precisa ser feio como inicialmente se temia. As características mais marcantes são a estrutura pontiaguda de arco duplo e os para-lamas traseiros pontiagudos.

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O primeiro a entrar na pista foi o carro LC70 LMP1 com o carro de fábrica movido por um Mugen V8 totalmente novo e o esforço privado Swiss Spirit equipado com o mais recente Judd V10 de 5 litros. Infelizmente, nas primeiras aparições na competição no teste de Paul Ricard e nos 1000 km de Istambul, novos gremlins impediram que os dois LC70 tivessem um desempenho tão bom quanto pareciam. Com um trabalho de desenvolvimento adequado, o protótipo francês deve ser mais competitivo.

Em destaque estão as obras Mugen powered LC70 nas cores das obras em Paul Ricard e as cores do patrocinador Advan em Istambul. Com o contrato de três anos do motor Mugen, o fabricante francês continua a desenvolver seu relacionamento com os fornecedores japoneses. Agora com 4,5 litros de cilindrada, o motor Mugen deve ser mais competitivo do que nunca, embora possa ser prejudicado pelas inevitáveis vibrações causadas pelo layout do V8. Em suas primeiras saídas, o Mugen Courage ainda não se mostrou muito confiável.

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Motor
Configuração Mugen MF 458 S V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Cabeça e bloco de alumínio para construção
Deslocamento 4.488 cc / 273,9 cu in
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Injeção de combustível
Aspiração Aspirada Naturalmente
Potência 650 bhp / 485 kW a 8.500 rpm
Torque 630 Nm / 465 pés-lb a 7.500 rpm
BHP/litro 145 cv/litro
Chassis fibra de carbono / monocoque de favo de mel de alumínio
Suspensão (fr/r) triângulos duplos, molas helicoidais acionadas por haste sobre amortecedores, barra estabilizadora
Direção de pinhão e cremalheira
Freios Discos de cerâmica de carbono Brembo, versáteis

Transmissão
Caixa de câmbio Courage manual de 6 marchas operada por pá
Tração Tração traseira

Dimensões
Peso 925 quilos / 2.039 libras

Números de desempenho
Potência para pesar 0,7 cv/kg

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