ANÁLISE: Estratégia e slipstream em São Paulo

por Formula E News

O novo vice-diretor da equipe DS PENSKE dá suas opiniões sobre como será a corrida rápida, energética e de temperatura crítica da Fórmula E em São Paulo. O pelotão retornará?

As corridas em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, são caracterizadas por três longas retas em chicanes complicadas, com uma série de curvas complexas e curvas fechadas compondo o restante do traçado.

Houve sete mudanças de liderança durante a corrida de São Paulo do ano passado, com Mitch Evans fazendo uma ultrapassagem para a vitória com quatro voltas para o fim. É um circuito onde veremos bastante slipstreaming, já que os pilotos esperam que seus rivais façam todo o trabalho na reta mais longa do calendário da Fórmula E – ninguém quer ser o piloto abrindo um buraco no ar para o resto seguir mais eficientemente. Manter-se no reboque é a chave para manter energia utilizável suficiente para lutar por pontos, como explica Phil Charles da DS PENSKE.

S10-circuito-mapa-sao-paulo

“Com o pelotão, todos nós começamos a entender como fazer esse estilo de corrida – evoluímos muito desde o ano passado”, diz Charles. “Como um grupo, o pelotão provavelmente diminuirá a velocidade da corrida para começar, para que a meta de energia aumente – o que torna mais difícil ultrapassar. Os motoristas estão dizendo ‘Estou na frente e não quero realmente liderar, mas se eu estiver na frente, estou atrasando você’. Dessa forma, eles têm mais probabilidade de manter sua posição e marcar muitos pontos.

“Com as coisas evoluindo, as pessoas estão mais propensas a jogar esse jogo, e o que isso significa é que uma grande parte da corrida terá uma meta de energia mais alta – e estará mais perto de arrebentar. Isso pode ter consequências nos pneus, no trem de força com a bateria e nas temperaturas – particularmente com as altas temperaturas ambientes aqui em São Paulo.

“Com todas essas coisas, teremos que realmente observar e ter cuidado. Para os fãs assistindo, será uma corrida realmente emocionante, mas para nós, tentando tirar o melhor proveito dela na pista, será realmente desafiadora.”

PROGRAMAÇÃO: Onde, quando e como assistir ou transmitir a 4ª Rodada do E-Prix de São Paulo de 2024

No dia da corrida, sábado, 16 de março, as luzes se apagam na quarta etapa às 14:00 local/17:00 UTC.

You may also like