Alpine Elf Endurance Team: ritmo forte para as 24h de Le Mans

by Colaborador
A largada da 91ª edição das 24 Horas de Le Mans foi dada com o evento de Pesagem.

As verificações técnicas e administrativas são um evento aguardado pelo público, organizado na Place de la République de Le Mans, quando todos os carros que vão competir nas 24 Horas de Le Mans são inspecionados pelos comissários de prova da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e do Automobile Club de l’Ouest (ACO), que verificam a conformidade de todos em relação ao regulamento.

Presentes para a pesagem com seus equipamentos completos, o brasileiro André Negrão, Memo Rojas e Olli Caldwell, junto com Matthieu Vaxivière, Julien Canal e Charles Milesi foram muito bem recebidos pela multidão de fãs, às vésperas da etapa obrigatória seguinte, o Dia de Testes.

Com duas sessões de 3 horas, os dois trios aproveitaram este tempo de pista para se familiarizar com o Circuito das 24 Horas de Le Mans, com seu traçado não permanente de 13,626 km e famoso pela sua reta Hunaudières / Mulsanne.  Desde as 10h da manhã, Olli Caldwell e Charles Milesi já estavam instalados em seus respectivos cockpits dos Alpine n° 35 e n° 36, para iniciar o programa da equipe.

O britânico aproveitou para fazer imediatamente a primeira parte de seu ritual de novato, ou seja, completar 10 voltas de dia, que serão complementadas por 5 voltas noturnas, na quarta ou quinta-feira. Apesar de algumas interrupções, os dois pilotos e seus companheiros de equipe se concentraram nos pontos-chave de  um desempenho bem-sucedido, como regulagens, evolução na pista, gestão do consumo ou ainda análise dos diferentes tipos de pneus disponíveis. Depois de assumir o volante sob o comando de Matthieu Vaxivière, os seis pilotos se revezaram para coletar inúmeras informações, em uma sessão matinal durante a qual os dois A470 terminaram no top 6, considerando o impressionante total de 24 protótipos LMP2 nesta classe da competição.

O trabalho e o ritmo se intensificaram durante a tarde. Nas cronometragens, o brasileiro André Negrão reduziu o tempo da equipe para 3’36’’644, liderando os tempos até terminar a sessão em terceiro na classe LMP2. Já pela equipe irmã, Matthieu Vaxivière realizou o quarto melhor tempo, com 3’36’’782. Ao final do dia, as duas equipes concluíram 126 voltas, com mais de 1.700 km na conta. Graças às valiosas lições aprendidas, a Alpine Elf Endurance Team se concentra agora nas próximas etapas do programa, na quarta-feira: os primeiros treinos livres e os testes classificatórios. Paralelamente às atividades na pista, a Alpine Cars vai revelar o A110 R Le Mans no Alpine Paddock Center, seguido de um animado desfile. 


COMENTÁRIOS

André Negrão “Foi um bom ponto de partida. O carro se comportou bem, conseguimos testar várias coisas e tivemos um belo dia em que tudo correu bem. Acumulamos vários quilômetros sem o menor problema, o que permitiu coletar dados valiosos para a equipe. Também foi uma oportunidade para o Oli conhecer o traçado e ele se deu extremamente bem, assim como o Memo. Está indo tudo bem até agora e temos muitas razões para estar otimistas para a próxima semana”.

Olli Caldwell “Este primeiro dia foi ótimo, pois estou disputando minha primeira edição das 24 Horas de Le Mans neste ano. Estou conhecendo este circuito fantástico e acho que conseguimos realizar algumas melhorias bem desde a corrida de Spa, graças aos testes que fizemos em Monza. O carro está entregando sensações muito melhores e estou feliz com os nossos progressos – estamos no caminho certo. Agora, temos a semana de treinos para obter os ajustes certos das regulagens e chegar ao carro perfeito para a corrida”.

Memo Rojas “Estou satisfeito com este primeiro dia de testes em Le Mans. O carro esteve competitivo desde as primeiras voltas na pista e sempre é bom estar na frente, mesmo se ainda é muito cedo para tirar qualquer conclusão. O importante é atingir todos os nossos objetivos no plano técnico e os meus companheiros de equipe fizeram um trabalho incrível neste sentido. Mas vamos continuar nos esforçando, pois temos pela frente uma longa semana, muitas vezes cheia de imprevistos”.

Matthieu Vaxivière “As primeiras sensações foram excelentes, principalmente em relação aos tempos. Isso dá confiança à equipe, mas sempre é melhor relativizar os resultados do Dia de Testes. O importante foi seguir nosso plano sem contratempos para dispor de vários pontos para analisar até a quarta-feira. Missão cumprida, com um domingo construtivo que nos dá certa tranquilidade. São bons augúrios para o que temos pela frente, mas vamos manter os pés no chão e duplicar os esforços”.

Charles Milesi “É muito bom estar de volta a Le Mans, principalmente com um dia produtivo que nos deu uma boa base de trabalho. Conseguimos testar várias ideias e por enquanto parece que estamos bem colocados. Mas não vamos repousar sobre os louros, pois a pista vai mudar muito nos próximos dias. Vamos continuar adotando um mindset positivo para confirmar nossos avanços durante toda esta longa semana”.

Julien Canal “Tivemos um primeiro dia bom, sem qualquer problema sequer. Avançamos bem a cada volta em nosso programa e estamos todos de acordo em relação ao potencial de evolução do carro. Por enquanto, estamos no grupo certo e sabemos onde ainda precisamos fazer alguns ajustes. Isso nos dá um pouco de tranquilidade e confiança antes de encarar a verdadeira semana das 24 Horas de Le Mans”.

Philippe Sinault, Diretor da Alpine Elf Endurance Team “Foi um dia construtivo e produtivo, mesmo com um tempo de pista reduzido em comparação com os anos anteriores. Apesar das neutralizações, concluímos boa parte do nosso programa, com várias lições aprendidas para a semana que teremos pela frente. A configuração da aerodinâmica é sempre um quesito importante em Le Mans, por isso os pilotos precisavam destas voltas na pista, para progressivamente conhecerem o desafio que vão enfrentar. Ainda é muito cedo para avaliar nosso desempenho em comparação com nossos adversários, por isso estamos concentrados nos nossos dois carros. Temos tudo de que precisamos para entregar um bom resultado e vamos nos dedicar a isso analisando detalhadamente os dados coletados, para estarmos nas melhores condições na primeira sessão de treinos livres, na quarta-feira”.


CLASSIFICAÇÃO

Dia de Testes – Manhã 5. Alpine Elf Endurance Team n°36 3’38’’534 (32 voltas) 6. Alpine Elf Endurance Team n°35 3’38’’559 (28 voltas)  

Dia de Testes – Tarde 3. Alpine Elf Endurance Team n°35 3’36’’644 (32 voltas) 4. Alpine Elf Endurance Team n°36 3’36’’782 (34 voltas)  

Dia Teste – Acumulado 4. Alpine Elf Endurance Team n° 35 3’36’’644 (32 voltas) 5. Alpine Elf Endurance Team n° 36 3’36’’782 (34 voltas)  


PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira 7 de junho 14h-17h: Treinos livres 1 19h-20h: Testes classificatórios 22h-00h: Treinos livres 2

Quinta-feira 8 de junho 15h-18h: Treinos livres 3 20h-20h30: Hyperpole 22h-23h: Treinos livres 4

Sábado 10 de junho 12h-12h15: Aquecimento 16h: Largada da 91e edição das 24 Horas de Le Mans  


SOBRE A ALPINE Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Renault Group, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.

You may also like

Produção

GRAND PRIX SERVICE CONSULTING
PRC RACE & TOW

COLABORADORES

A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião dos editores e/ou das empresas responsáveis por esse projeto.

Nossos colaboradores participam voluntária e gratuitamente desse projeto.

Email: contato@aovolante.tv.br