Volvo EX30: R$ 208 mil. Uma pechincha de crossover elétrico

by Colaborador

A Volvo revelou seu novo SUV elétrico EX30, trazendo as grandes armas quando se trata de design, tecnologia a bordo e – mais importante – paridade de preço mais próxima com um crossover de motor de combustão.

O novo EX30 é o menor SUV da marca até agora, encerrando sua futura linha elétrica com o enorme EX90 de sete lugares no outro extremo da escala de tamanho. A Volvo também afirma que o EX30 é o carro mais ecológico de todos os tempos, usando processos de fabricação que reduzem o máximo de resíduos possível e empregando materiais reciclados por dentro e por fora o máximo possível.

Volvo EX30: por dentro e por fora

O menor SUV da marca ainda imita as sugestões de design do novo EX90, incluindo a versão ligeiramente aprimorada da assinatura do farol Thor’s Hammer da marca, embora sem as lentes ocultas que aparecem em uso como o grande de sete lugares. Cinco cores externas estão disponíveis e novos designs de rodas aerodinâmicas estão disponíveis desde o lançamento.

T.Jon Mayer, chefe de design exterior da Volvo, diz que a frente é inspirada no ‘design de capacete de ficção científica’ (ou seja, Stormtroopers de Star Wars!), E que integra pequenas entradas para direcionar o ar sobre as rodas dianteiras.

É um Volvo clássico por dentro, com uma vibração limpa no cockpit. Há um grande sistema de infoentretenimento de retrato orientado pelo Google no centro, bem como um apoio de braço ‘flutuante’ de aparência volumosa. Detalhes elegantes incluem o uso de uma barra lateral montada no painel, que elimina a necessidade de alto-falantes nas portas, e os esquemas de cores interiores são classificados como ‘quartos’ com seu próprio conjunto de materiais usados, incluindo um que usa fibras de denim recicladas.

O próprio design interior é cheio de detalhes inteligentes, incluindo porta-copos que deslizam para fora do apoio de braço central, gavetas e cubículos no console central inferior e até mesmo um porta-luvas central (em vez de um no lado do passageiro). Existe até uma bandeja acessível aos passageiros traseiros também.

Ao contrário do EX90, no entanto, não há LIDAR. A tecnologia ainda é cara, e o CEO Jim Rowan disse que a tecnologia ‘não poderia ser ajustada a esta arquitetura – mas quem sabe? Talvez possamos fazer isso em uma geração futura.

O novo EX30 usa uma plataforma totalmente nova especificamente para EVs (a plataforma SEA do grupo Geely mais ampla também usada pelo Smart # 1 e Zeekr X na China), separando-se dos modelos XC40 e C40 Recharge indiscutivelmente comprometidos. Para o mercado do Reino Unido, existem dois tamanhos de bateria (51kWh e 69kWh), três opções de energia e dois níveis de acabamento (Plus e Ultra).

Vista de cima do Volvo EX30

O Single Motor (disponível como Plus ou Ultra) apresenta a bateria menor de 51kWh ao lado de um motor elétrico de 272PS e 343Nm no eixo traseiro, bom para um sprint de 0-62mph de 5,7 segundos e um alcance preliminar reivindicado de 214 milhas.

O Single Motor Extended Range (disponível como Plus ou Ultra) usa a bateria de 69kWh e o motor elétrico de 272PS/343NM no eixo traseiro, reivindicando um tempo de 0-62mph de 5,3 segundos e um alcance declarado de 298 milhas.

O Twin Motor Performance (somente Ultra) possui a maior bateria de 69kWh e dois motores elétricos para uma potência total do sistema de 428PS e 543Nm. Um sprint de 0-62 mph de 3,6 segundos torna o EX30 Twin Motor Performance o Volvo de aceleração mais rápida de todos os tempos, e reivindica um alcance de 286 milhas.

Quanto aos níveis de acabamento iniciais, o Plus apresenta um kit como o sistema de infoentretenimento baseado no Google em uma grande tela de 12,3 polegadas, um sistema de áudio Harman Kardon, controle climático de duas zonas, bancos dianteiros e volante aquecidos, auxiliares de estacionamento, Pilot Assist da Volvo e um carregador de bordo de 11kW.

Avance para o Ultra e beneficie de um sistema auxiliar de estacionamento de 360 ​​graus, tejadilho panorâmico, jantes de 20 polegadas, bancos elétricos e um carregador de bordo de 22 kW. Uma especificação básica do Core se juntará à linha do Reino Unido em 2024, o que reduzirá ainda mais o preço de entrada.

Além disso, a Volvo confirmou que uma versão Cross Country (foto acima) do EX30 estará a caminho, incluindo alguns acabamentos extras em preto e revestimento da carroceria, bem como opções como um bagageiro resistente no teto e pneus off-road nodosos. Está confirmado que chegará ao Reino Unido, mas as opções de trem de força ainda não estão fechadas.

A Volvo diz que você pode encomendar o EX30 agora no Reino Unido, com preços a partir de R$ 207.130,00 para um modelo Single Motor Plus. Procurando mais alcance ou desempenho? Os modelos Extended Range começam em R$ 236.240,00, enquanto o modelo Twin Motor Performance chega a R$ 251.250,00 antes das opções.

E a Volvo faz questão de manter esse preço. Bjorn Anwall, diretor comercial e vice-CEO da Volvo, diz que quer que a Volvo venda carros a um preço “honesto”, e não aumentá-los apenas por vender.

Fonte: Volvo / Groves / Car

You may also like

Produção

GRAND PRIX SERVICE CONSULTING
PRC RACE & TOW

COLABORADORES

A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião dos editores e/ou das empresas responsáveis por esse projeto.

Nossos colaboradores participam voluntária e gratuitamente desse projeto.

Email: contato@aovolante.tv.br