
O FIA WEC retornará a Silverstone em um futuro próximo?
Após anos de deliberação, os organizadores do campeonato estão perto de fechar um acordo com o circuito que o fará retornar ao calendário em 2027, para a primeira corrida do WEC em solo britânico desde 2019.
Várias fontes sugeriram à RACER nas últimas semanas que a prova provavelmente serviria como a nona etapa de um calendário expandido. Silverstone também se tornaria a quarta sede europeia do WEC, juntamente com Ímola, Spa-Francorchamps e Le Mans.
A corrida em si também está sendo planejada para ser realizada no início do ano, antes das 24 Horas de Le Mans, em junho, como parte de um início de temporada mais condensado, com quatro corridas antes do evento principal do campeonato.
Houve sugestões adicionais de fontes do paddock desde que o calendário de 2026 foi divulgado no mês passado de que um acordo já está fechado, mas a RACER entende que, embora as negociações tenham chegado aos estágios finais, um contrato ainda não foi assinado.
Segundo Stephen Kilbey, da revista Racer, levar o WEC para Silverstone não é um empreendimento barato, e as equipes votaram no início deste ano para manter um calendário de oito corridas para 2026 devido a preocupações com custos. Como resultado, a LMEM (Le Mans Endurance Management, que promove e gerencia o WEC da FIA) precisa priorizar a busca de uma solução com Silverstone que seja financeiramente vantajosa para ambos os lados.
Primeiramente, a equipe de gestão do WEC precisa ter certeza de que o custo de viajar pelo Canal da Mancha para uma corrida será compensado, pelo menos em parte, pelas receitas de bilheteria.
Os fãs de carros esportivos do Reino Unido estão claramente ávidos por corridas ao vivo. As vendas antecipadas de ingressos para o retorno da European Le Mans Series a Silverstone em setembro têm sido tão expressivas (acredita-se que mais de 20.000 já tenham sido vendidos) que há uma forte expectativa de que um público recorde compareça.