Desentendimentos e contatos ofuscam dia sólido em Sonoma para Gibbs e RFK

por Racer

Enquanto Shane van Gisbergen avançava para mais uma vitória na pista, a equipe nº 54 da RFK Racing e da Joe Gibbs Racing travavam batalhas acirradas, dentro e fora da pista.

Em um dia em que ambas as empresas tiveram pilotos disputando o top 10, RFK e JGR presenciaram diversas batalhas entre os carros das equipes. A principal delas foi a disputa por posição entre Ty Gibbs e Chris Buescher.

Tentando ultrapassar Gibbs no meio da corrida, Buescher bateu no carro número 54 de Gibbs por trás e o mandou para a frente na Curva 11. Logo depois, vieram os pit stops com bandeira verde. O box de Gibbs estava posicionado logo à frente do carro número 6 de Brad Keselowski no pit lane. Ambas as equipes planejavam parar na mesma volta. Então, quando Gibbs foi mergulhar no box, a equipe número 6 de Keselowski já estava no pit lane, se preparando para o campeão da Copa de 2012 entrar atrás dele.

Foi então que as coisas ficaram tensas. Gibbs agarrou a roda que o trocador de pneus de RFK carregava na mão esquerda ao entrar em sua baia, quase a arrancando de suas mãos. O trocador conseguiu segurar o pneu e ambos os pit stops foram concluídos sem problemas, mas ele foi até a equipe de Gibbs para expressar seu descontentamento depois. Uma breve confusão se seguiu a partir daí.

Após o incidente, o debate sobre se Gibbs havia desviado intencionalmente em direção à equipe de Keselowski continuou. A RFK Racing posteriormente compartilhou uma imagem aérea do incidente que forneceu uma visão mais detalhada do contato.

Nenhuma penalidade foi aplicada a Gibbs pelo incidente. A TNT confirmou posteriormente que a NASCAR informou à equipe nº 54 que Gibbs não fez nada de errado ao estacionar em sua baia. O piloto de 22 anos explicou seu lado da história posteriormente.

“Pelas regras da NASCAR, eu sou o carro da frente. … Ao entrar, eu tenho o direito de passagem”, disse Gibbs à TNT. “Eles estão no muro por um motivo. Eles saltam por um motivo. Eles meio que saem do caminho.”

“Esses caras gostam de forçar a barra, e essa é a consequência que você paga. É uma pena para eles. … Nada maldoso. É o meu direito de passagem.”

Gibbs terminou em sétimo no final da corrida, com Keselowski em 11º e Buescher em 16º.

Embora tenha tido poucos problemas nos últimos anos, a decisão de Gibbs ser questionada foi impulsionada por um histórico de frustração nos boxes. Ele colidiu repetidamente com Sam Mayer na volta de resfriamento e brigou com o então piloto da JR Motorsports após contato tardio em uma corrida da Xfinity Series de 2022 no Martinsville Speedway. Gibbs também foi multado em US$ 75.000 e perdeu 25 pontos por bater a porta de Ty Dillon no pit lane durante uma corrida da Cup de 2023 no Texas Motor Speedway.

Segundo Aaron Bearden, colaborador da revista Racer, o encontro de Buescher com Gibbs não foi seu único drama do dia. O texano também provocou a ira de Ryan Blaney ao perder o controle de seu Ford nº 17 durante uma disputa com o campeão da Copa de 2023, tirando-o da pista em direção à Curva 1.

O incidente deixou Blaney encalhado e prejudicou significativamente seu dia. Ele perdeu uma volta esperando por ajuda para voltar à pista e a recuperou no final, apenas para se envolver em um acidente na relargada, deixando-o em 36º lugar no final da corrida.

Você também pode gostar