Projeto de Tóquio visa ampliar a troca de baterias para caminhões elétricos

by Green Car Reports

A startup Ample, sediada na Califórnia, está buscando implementar sua tecnologia de troca de baterias em frotas de caminhões de entrega elétricos em Tóquio.

A Ample inaugurou suas primeiras estações de troca de baterias no Japão no início de 2024, em Kyoto, mas esta última implantação visa ampliar consideravelmente o escopo. Em um comunicado à imprensa publicado na quarta-feira, a Ample afirmou que construiria uma rede de estações em Tóquio, cada uma com capacidade para mais de 100 veículos. O programa não está sendo anunciado como um programa piloto, portanto, a rede pode ter uma vida útil indeterminada.

Os veículos serão fornecidos pela Mitsubishi e pela Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, uma entidade corporativa separada de propriedade da Daimler Trucks, com foco em veículos comerciais. Os caminhões baú desta última são comuns em rotas de entrega locais nos EUA.

Troca de baterias do Mitsubishi Fuso eCanter EV

Troca de baterias do Mitsubishi Fuso eCanter EV

O carregamento mais acessível de veículos elétricos faz parte dos planos de Tóquio para atingir a meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030, observou o comunicado. A troca de baterias consegue contornar um obstáculo que as estações de carregamento rápido também enfrentam: exigir cargas mais altas da rede elétrica em locais onde ela pode não estar disponível. A solução é usar uma carga menor e constante para recarregar baterias usadas. 

Os módulos de bateria utilizados pela Ample utilizam seus próprios módulos de bateria NMC , informou a empresa ao Green Car Reports, e a empresa continua projetando seus conjuntos como substitutos imediatos que permitem o resfriamento líquido e não exigem mudanças significativas nos veículos. Como os conjuntos são carregados lentamente como parte do modelo, eles também não enfrentam o carregamento rápido de alta velocidade, que, de outra forma, representa o maior desafio de resfriamento para as baterias. 

Desde seu surgimento em 2021, a Ample tem trabalhado principalmente com frotas, alegando que pode economizar tempo para motoristas que poderiam gastar 25% de sua semana de trabalho em estações de carregamento, devido em grande parte à falta de carregamento confiável durante a noite.

Ampla estação de troca de baterias de 2ª geração

Ampla estação de troca de baterias de 2ª geração

O hardware da Ample depende de módulos de bateria comuns que podem ser instalados em diferentes veículos , algo que foi demonstrado inicialmente com o Nissan Leaf , seguido pelo anúncio das primeiras implementações do caminhão elétrico Mitsubishi Fuso eCanter em 2023. No mesmo ano, a Ample revelou um sistema de troca de baterias de segunda geração que reduziu o tempo de troca para cinco minutos . A empresa também não abandonou totalmente os veículos de passeio e atualmente está testando uma frota piloto de 100 Fiat 500e EVs com o sistema.

A Ample é uma das poucas empresas com uma visão séria para a troca de baterias fora da China, onde a Nio afirma ter construído milhares de estações de troca para seus veículos elétricos ao longo das principais rodovias. A montadora está em parceria com a fornecedora de baterias CATL para expandir ainda mais a rede de estações de troca, enquanto pressiona por padrões nacionais na China que facilitariam a adesão de outras marcas.

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