Creation CA07 AIM

by Gildo Pires
UltimateCarpage.com – Foto: Wouter Melissen

Fundada em 2003 por Mike Jankowski e Ian Bickerton, a equipe de corrida Creation Autosportif se estabeleceu rapidamente como um dos corsários mais rápidos. O nome Criação foi derivado de uma formação na Nebulosa da Águia chamada de ‘Pilares da Criação’. A equipe britânica entrou pela primeira vez no mundo do automobilismo com um Lister Storm no campeonato FIA GT e em 2004 adicionou um protótipo de piloto adequado aos seus estábulos com as 24 Horas de Le Mans como seu objetivo final. Este DBA 03S foi disputado de forma muito competitiva no campeonato Le Mans Endurance Series daquela temporada, resultando em um convite para o Le Mans de 2005.

Não totalmente satisfeito com a confiabilidade do motor Zytek V8 na parte traseira do DBA, a equipe decidiu recorrer ao poder de Judd para a próxima temporada. Foi um investimento bem-sucedido, já que o impressionante piloto azul e amarelo foi levado ao segundo lugar na rodada de Silverstone do LMES. A estreia da equipe em Le Mans foi promissora com um 15º lugar, depois que algumas pequenas falhas diminuíram a velocidade do carro durante a corrida excepcionalmente quente. Ao longo da temporada, a equipe foi acompanhada por uma equipe de filmagem do Discovery Channel para um documentário muito divertido exibido no final daquele ano.

Embora tenha sido uma temporada relativamente bem-sucedida, a Creation teve um problema em 2006, pois seu piloto DBA não era mais legal. Em vez de comprar um carro novo, a Creation decidiu equipar o chassi existente com uma carroceria redesenhada. Isso tornaria o carro legal por mais uma temporada na Europa e várias outras nos Estados Unidos e no Japão. Equipado com a carroceria ‘híbrida’ revisada, o DBA foi rebatizado como Creation CA06/H e agora movido por um motor Judd V10. Usando um chassi Zytek semelhante, um segundo carro foi construído no final da temporada.

UltimateCarpage.com – Foto: Wouter Melissen

No teste de abertura da temporada em Paul Ricard, o ‘novo’ Creation mostrou grande potencial, marcando o tempo mais rápido do fim de semana. Nas duas primeiras corridas da temporada da Le Mans Series, o carro voltou a ser rápido, mas a equipe sofreu com problemas de confiabilidade na Turquia e uma forte queda nos treinos de sexta-feira em Spa. Uma forte corrida em Le Mans foi encerrada cedo, quando o motor começou a falhar. Tudo aconteceu na segunda metade da temporada com uma pole e três pódios na Le Mans Series, atrás do dominante Pescarolos. Um carro também correu na American Le Mans Series, onde também registrou uma pole position.

Mais uma vez a Creation enfrentou o problema de ter um carro que não era mais legal e desta vez não havia solução ‘fácil’. Com a ajuda da KWM Motorsport, Ian Smith da Creation começou a projetar um carro totalmente novo para 2007; a primeira Criação real. O novo chassi monocoque de carbono CA07 ostenta os aros duplos obrigatórios, mas ainda usa muito do equipamento de corrida encontrado no híbrido DBA e Creation. O motor é a versão mais recente do motor Judd, que agora desloca 5,5 litros e é acoplado a uma caixa de câmbio Ricardo. A carroceria de 2006 foi mantida com pequenas modificações para se adequar à nova banheira.

UltimateCarpage.com – Foto: Wouter Melissen

A introdução do novo piloto foi adiada várias vezes, porque a equipe estava ocupada preparando os dois CA06/Hs para clientes americanos. À medida que o Le Mans de 2007 se aproximava, ficou claro que a marca registrada da pintura azul e amarela seria abandonada em favor de um design de carro de arte do famoso artista Mark Olson. Ele criou um conceito chamado ‘Os Filhos de Le Mans’; cada um dos sete países em que o carro poderia correr em 2007 é representado por um retrato infantil. O carro em si é pintado de um azul muito profundo e os retratos são acompanhados por fotos da estrela e da lua.

Infelizmente, a impressionante pintura do carro atraiu mais atenção em Le Mans do que o desempenho na pista. Ao longo das semanas de teste e corrida, o CA07 sofreu com novas peculiaridades do carro e foi finalmente forçado a se retirar devido a danos causados ​​por acidentes. No restante da temporada, a máquina com motor Judd correu com mais sucesso no Le Mans Series e no ALMS. Dois pontos na primeira e dois pódios na segunda ajudaram a resgatar a temporada para a equipe britânica.

UltimateCarpage.com – Foto: Wouter Melissen

Antes do final da temporada de 2007, um acordo foi fechado entre a Creation e a AIM. Como parte do acordo, a empresa japonesa financiaria o desenvolvimento de um novo motor Judd V10. A maior diferença com o motor de 5,5 litros existente era o ângulo V mais largo de 90 graus. O motor faz parte de um programa de três anos com uma vitória em Le Mans como objetivo final. O apoio japonês permitiu à Creation fazer um esforço de dois carros na Le Mans Series de 2008. A equipe também recebeu um convite para Le Mans para um único CA07 AIM.

UltimateCarpage.com – Foto: Wouter Melissen

A primeira aparição pública do CA07 ocorreu durante o teste oficial da Le Mans Series em Paul Ricard em março de 2008. Com libré no conhecido azul metálico brilhante, o novo piloto impressionou muito, marcando o tempo mais rápido dos carros LMP1 com motor a gasolina e registrando o velocidade máxima máxima. A diferença com o mais rápido dos Audis bem desenvolvidos foi de pouco mais de dois segundos.

Motor
Configuração Judd / AIM 90º V10
Localização Meio, montado longitudinalmente
Construir uction bloco de alumínio e cabeçote
Deslocamento 5.496 cc / 335,4 cu in
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Injeção de combustível
Aspiração Aspirada Naturalmente

Transmissão
Câmbio Ricardo 6 velocidades Sequencial
Tração Tração traseira

Painéis da carroceria de fibra de carbono do chassi em monocoque de fibra de carbono
Suspensão (fr/r) triângulos duplos, molas helicoidais acionadas por haste sobre amortecedores
Direção pinhão e cremalheira, assistida
Freios Discos ventilados de cerâmica de carbono, all-round

Dimensões
Peso 900 quilos / 1.984 libras
Distância entre eixos / Pista (fr/r) 2.815 mm (110,8 pol.) / N/A / N/A

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