Cadillac LMP 02

by Gildo Pires
General Motors

Como a Cadillac comemora seu 100º aniversário em 2002, um dos primeiros presentes a ser desembrulhado é o novíssimo Cadillac Northstar Le Mans Prototype (LMP). Com um novo design de carroceria aerodinâmica, um pacote de motor atualizado e uma equipe voltada para o desempenho, a segunda geração do Cadillac LMP 02 representa uma ousada ruptura com o passado para o jovem Team Cadillac. Projetado sob a direção da GM Racing por Nigel Stroud, o chassi monocoque de fibra de carbono do Cadillac LMP e os componentes da suspensão foram fabricados em Brackley, Inglaterra, e montados na sede da equipe perto de Atlanta. Um extenso programa de testes está planejado antes das 24 Horas de Le Mans de 15 a 16 de junho de 2002. O Cadillac LMP 02 também competirá em eventos selecionados da American Le Mans Series na América do Norte.

General Motors

A equipe de projeto utilizou toda a gama de ferramentas sofisticadas que agora estão disponíveis para os construtores de carros de corrida: projeto e fabricação auxiliados por computador (CAD/CAM), dinâmica de fluidos computacional (CFD), análise de elementos finitos (FEA) e sólidos tridimensionais modelagem. O túnel de vento e os testes de sete postes validaram o desempenho do Cadillac sob condições cuidadosamente controladas.

O nariz alto do Cadillac LMP 02 direciona o fluxo de ar sob o carro, respeitando as regras LMP que exigem um fundo plano entre as rodas dianteiras e traseiras. Essa superfície plana pode, no entanto, gerar downforce significativo por meio do efeito do solo – a interação entre o veículo em movimento e a superfície fixa da pista. Ao encurtar a distância entre eixos, as mudanças indesejáveis na atitude do veículo são minimizadas, permitindo que o fundo plano mantenha um ângulo de inclinação positivo e produza cargas aerodinâmicas consistentes. Os testes de túnel de vento demonstraram melhorias substanciais tanto na sustentação quanto no arrasto sobre o LMP 01 de primeira geração.

General Motors

As considerações de segurança também tiveram destaque no design do Cadillac LMP 02. Um cockpit no estilo Fórmula 1 envolve o motorista, enquanto os apoios de cabeça moldados em espuma absorvente de choque envolvem a parte traseira e as laterais do capacete. Um conjunto inovador de caixa de pedais fornece uma medida extra de proteção para as extremidades inferiores do motorista.

General Motors

A suspensão double wishbone emprega pilares de aço inoxidável fundido estilo F1 que montam pinças de freio monobloco de seis pistões e discos de fibra de carbono. A direção hidráulica é assistida eletronicamente.

Motor
Configuração Northstar 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Deslocamento 4.000 cc / 244,1 cu in
Diâmetro / curso 93,0 mm (3,7 pol.) / 73,4 mm (2,9 pol.)
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Injeção de combustível Bosch
Aspiração Twin Garrett Turbos
Potência 600 bhp / 448 kW a 7.500 rpm
BHP/litro 150 bhp/litro
Monocoque de fibra de carbono do chassi com núcleo de favo de mel de alumínio
Suspensão (fr/r) double wishbone, push-rods amortecedores, 4 vias ajustáveis a gás
Direcção KYB direcção assistida eléctrica
Freios AP 6 pinças monobloco de pistão, discos de fibra de carbono em toda a volta

Transmissão
Caixa de câmbio XTrac 6 velocidades sequencial
Tração Tração traseira

Dimensões
Peso 900 quilos / 1.984 libras
Comprimento / Largura / Altura 4.650 mm (183,1 pol.) / 2.000 mm (78,7 pol.) / 1.020 mm (40,2 pol.)

Números de desempenho
Potência para pesar 0,67 cv/kg
Velocidade Máxima 322 km/h (200 mph)

You may also like

Produção

PRC RACE & TOW
GRAND PRIX SERVICE CONSULTING

COLABORADORES

A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião dos editores e/ou das empresas responsáveis por esse projeto.

Nossos colaboradores participam voluntária e gratuitamente desse projeto.

Email: contato@aovolante.tv.br