Vitória de Wehrlein e Porsche no primeiro round em Diriyah

por Colaborador

DIRIYAH, Arábia Saudita. Sex. 27 de janeiro de 2023 – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) saiu de nono para vencer a primeira das duas corridas no Diriyah E-Prix de 2023, com o líder da classificação Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E) seguindo para casa em segundo depois começando em 11.

Formula E

Wehrlein parecia o mais rápido na pista enquanto avançava pelas posições de pagamento de pontos para a frente do pelotão. A mudança para a liderança veio na volta 30 na curva 16, com Sam Bird (Jaguar TCS Racing) incapaz de segurar o 99X Electric Gen3 de Wehrlein. Tanto o piloto quanto o carro pareciam dominantes para uma segunda corrida consecutiva. Foi uma vitória emocionante para o piloto de 28 anos, que mais uma vez creditou à sua equipe uma quantidade monumental de trabalho fora da pista para acertar as coisas.

Jake Dennis no Avalanche Andretti com motor Porsche levou a luta até a linha de chegada com seu homólogo Porsche de fábrica desde o 11º lugar no grid, mas ele não conseguiu encontrar um caminho além de Wehrlein – que selou sua segunda Fórmula E venceu em sua 50ª largada.

O resultado foi uma reversão da dobradinha que vimos há duas semanas no Hankook Mexico City E-Prix de 2023 – e tanto TAG Heuer Porsche quanto Avalanche Andretti parecem ter lançado o desafio para o resto do campo como o desenvolvimento GEN3 corrida continua em ritmo.

Sam Bird ficou muito feliz por subir ao pódio pela primeira vez desde a vitória em Nova York na 7ª temporada – chamando-a de uma “mini vitória” para ele e para a Jaguar após uma dura 8ª temporada para o britânico – a única temporada que ele não conseguiu conquistar Talheres de Fórmula E.

Sébastian Buemi (Envision Racing) largou na Julius Baer Pole Position e terminou em quarto, seu melhor resultado desde o final da 6ª temporada em Berlim.
René Rast, da NEOM McLaren Formula E Team, largou em quinto e terminou em quinto após uma longa batalha no meio das posições de pontuação. Ele também selou a volta mais rápida do TAG Heuer.

Nick Cassidy colocou dois carros da Envision Racing entre os seis primeiros. Jean-Éric Vergne lutou do 12º para os pontos para o DS PENSKE, terminando logo à frente de Jake Hughes na irmã McLaren. André Lotterer (Avalanche Andretti) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) completaram o top 10 – o último caindo do sexto lugar no grid.

Isso deixa Dennis como líder da classificação com apenas um ponto sobre Werhlein – 44 a 43 pontos – enquanto Avalanche Andretti mantém a vantagem de suas equipes sobre a TAG Heuer Porsche, 58 a 49 pontos, com a Envision Racing em terceiro.

O retorno da Fórmula E a Diriyah, um destino histórico e cultural na Arábia Saudita, marca um movimento inovador, pois continua priorizando a sustentabilidade e mudando o paradigma da indústria esportiva.

A segunda corrida do CORE Diriyah E-Prix de 2023 é amanhã à noite, sábado, 28 de janeiro, começando às 20:00 AST / 17:00 GMT.
Saiba onde assistir aqui: www.fiaformulae.com/en/ways-to-watch

Pascal Wehrlein, nº 94, TAG Heuer Porsche Formula E Team, disse:
“É uma sensação incrível. Estou tão orgulhoso desses caras, inacreditável – que carro eu tinha hoje. Quer dizer, do P9 ao P1, incrível, sou muito grato por ter esse time. Tem sido muito trabalho. Sempre quisemos alcançar este tipo de resultados, tivemos alguns destaques no passado, mas definitivamente este ano queríamos dar um grande passo em frente. Sei o quanto esses caras estão trabalhando duro, também estou frequentemente com eles e pressionando com todos, especialmente depois dos testes em Valência, não estávamos parecendo tão fortes, então sei quantas horas todos dedicaram. A temporada na primeira e na segunda corrida é incrível, como eu disse, sou grato por todos e seu trabalho duro – continuamos pressionando”.

Jake Dennis, nº 27, Avalanche Andretti Formula E, disse:
“Eu não estava nada [esperando estar no pódio]. Achei que seria muito difícil ultrapassar aqui com a seção de montanha sendo tão rápida, mas meu Deus, o carro de corrida que temos é simplesmente inacreditável. Para mim e Pascal para obter outro 1-2 do nono para o décimo primeiro é uma prova de quanto esforço foi feito. a jogada foi feita, mas quando você está competindo com um cara com o mesmo carro é difícil passar. Mas estou muito feliz e merecemos isso depois de uma classificação difícil. Tive que impedi-lo de conseguir uma vantagem de oito segundos, mas sim super satisfeito por todos e outro 1-2. Preciso tentar vencê-lo amanhã e vencer todos os outros, mas mesmo assim posso dormir bem esta noite”.

Sam Bird, nº 10, Jaguar TCS Racing, disse:
“É tão bom estar de volta ao pódio, não posso te dizer. Foram doze meses difíceis, mas a Jaguar tem sido incrível – eles ficaram ao meu lado, colocaram o braço em volta de mim e também recentemente tivemos um México muito difícil para abrir a temporada. A quantidade de trabalho, a quantidade de noites sem dormir que todos na equipe tiveram para chegar a este ponto, esta é uma pequena vitória para nós. Entendo que a Porsche levará o estraga – mas para nós e de onde viemos, incrível. Parabéns a todos da equipe – continuamos pressionando. Tentei colocar meu carro para dificultar o Pascal, sei que a aderência lá fora é complicada, mas ele fez um trabalho excelente. O Porsche parece extremamente decente na mudança de direção e velocidade mínima, então temos um pouco de lição de casa para fazer esta noite”.

You may also like