Glickenhaus SCG 007

por Gildo Pires
Michael Young for Scuderia Cameron Glickenhaus

O americano Jim Glickenhaus “cresceu”evoluiu” de um entusiasta colecionador clássico para um genuíno fabricante de carros esportivos.

Este processo começou quando ele encomendou uma Ferrari Enzo de carroceria personalizada da Pininfarina e, agora, culminou com o desenvolvimento de um protótipo esportivo totalmente novo que enfrentaria Toyota e Alpine na luta por vitórias absolutas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, que incluía as 24 Horas de Le Mans como o evento “fita azul”.

Projetado do zero, o novo Glickenhaus 007 foi construído para atender aos novos regulamentos do Hypercar para 2021.

Quando o trabalho de desenvolvimento começou, as novas regras sugeriam que os protótipos esportivos de alto nível seriam baseados em um carro de rua ou teriam um derivado legal de estrada. Este foi o aliado de Glickenhaus, já que ele dirigia regularmente seus carros de competição clássicos e modernos nas estradas. A equipe Scuderia Cameron Glickenhaus competiu nas 24 Horas de Nürburgring com um carro que foi conduzido para a pista pelas estradas da Alemanha.

Michael Young for Scuderia Cameron Glickenhaus

Infelizmente, havia um interesse limitado na classe como foi originalmente concebida e o elemento rodoviário foi riscado dos regulamentos.

Isso não impediu Glickenhaus, que tocou o projeto conforme planejado. O carro não apenas atenderia a todos os regulamentos revisados, mas também poderia ser convertido para uso na estrada, assim como todos os outros carros produzidos pela fabricante americana.

O desenvolvimento real do carro foi confiado à Podium Engineering na Itália. O resultado foi um protótipo esportivo totalmente convencional, construído em torno de um monocoque composto de fibra de carbono. A suspensão era por triângulos duplos com molas e amortecedores acionados por haste nos quatro cantos. O 007 foi revestido por um corpo composto de fibra de carbono, aperfeiçoado no túnel de vento da Sauber. Entre as características mais marcantes estão os faróis relativamente longos, as faixas na asa traseira e a cauda afunilada.

Michael Young for Scuderia Cameron Glickenhaus

Foi gasto um tempo considerável para encontrar um motor adequado para alimentar o 007. Houve sugestões de que um acordo com a Alfa Romeo era iminente para rodar uma versão do V6 biturbo do fabricante italiano.

Em vez disso, o especialista francês Pipo Moteurs foi chamado para criar um V8 sob medida. A unidade biturbo combinava um novo bloco de alumínio fundido com os cabeçotes que também eram usados para os motores Hyundai WRC, fabricados pela Pipo Moteurs.

Avaliado em cerca de 670 bhp, o motor foi acoplado a uma caixa de câmbio XTrac, operada por shift paddle.

Michael Young for Scuderia Cameron Glickenhaus

O primeiro 007 foi concluído em fevereiro de 2021 e começou a ser testado em Vallelunga e Monza logo depois. Dois exemplos correriam no FIA WEC e em Le Mans, com o apoio da altamente experiente Team Joest. Com a corrida adiada para agosto, a equipe se ofereceu para rodar um terceiro carro para um cliente disposto a desembolsar os US$ 6 milhões exigidos. O 007 estava programado para fazer sua estreia na rodada de abertura do FIA WEC em Spa. Em seguida, seriam as 24 Horas de Le Mans, onde a equipe esperava obter a primeira vitória absoluta de um carro americano em mais de 50 anos.

Motor:
Configuração Pipo Motores 90º V8
Montado longitudinalmente
Bloco e cabeça de liga de alumínio de construção
Deslocamento 3.500 cc / 213,6 cu in
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Injeção direta de combustível
Lubrificação Cárter seco
Aspiração Twin Turbo
Potência 670 cv / 500 kW
BHP/litro 191 bhp/litro

Transmissão:
Caixa de câmbio XTrac 6 velocidades sequencial
Tração Tração traseira

Monocoque composto de fibra de carbono do chassi
Suspensão (fr/r) triângulos duplos, molas helicoidais e amortecedores acionados por haste, barra estabilizadora
Freios (fr/r) discos de cerâmica de carbono ventilados

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