Dome S102.5 Judd

by Gildo Pires
UltimateCarPage – Wouter Melissen  

Por quase quatro anos, o S102 que correu em Le Mans em 2008 ficou imóvel no saguão da Dome. Surgiram até fotos dos filhos do segurança escalando tudo.

O fundador da empresa, Minoru Hayashi, era confrontado diariamente por pilotos que atuaram em Le Mans, o que deve ter resultado em uma mistura de orgulho e arrependimento. Usando um segundo chassi para fins de maquete, o projeto foi continuamente desenvolvido para atender aos regulamentos daquele ano. Durante esse período, várias equipes perguntaram sobre operar ou alugar o carro, mas experiências ruins com parceiros anteriores deixaram Hayashi hesitante.

O que o Dome realmente precisava era ser incorporado a um programa de um fabricante com projetista e construtor de chassis próprios. A parceria com a Honda também foi a receita para o sucesso no competitivo campeonato SuperGT. A Toyota parecia ser a escolha mais óbvia: era um segredo mal guardado que o fabricante japonês estava de olho em um esforço de Le Mans, com um sistema de transmissão híbrido.

Um Dome foi usado pela Toyota para fins de teste.

Os planos mudaram drasticamente quando a Toyota se retirou da Fórmula 1 e o desenvolvimento do carro foi confiado ao braço de automobilismo europeu da Toyota, em Colônia.

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Decepcionado com a decisão da Toyota de aceitar, o que ele considerava uma intromissora “ajuda externa”, Hayashi finalmente decidiu “tirar o pó” do S102, há muito adormecido, e trazê-lo de volta a Le Mans para correr contra o Toyota de fabricação alemã.

Considerando sua empresa estritamente um “fabricante”, ele precisava de uma equipe de primeira classe para operar o carro. Na Pescarolo Team, Hayashi encontrou um parceiro ideal com vasta experiência em Le Mans e na condução de máquinas complicadas. Não se perdeu tempo tentando encontrar financiamento externo e, usando o próprio dinheiro da Dome, o S102 foi reconstruído para cumprir os regulamentos vigentes naquele momento e renomeado como S102.5.

Ficou intocado o monocoque composto de carbono, que, afinal, só havia sido usado em apenas uma corrida. Um corte drástico no limite de deslocamento para motores naturalmente aspirados exigiu que o Dome substituísse o Judd V10 de 5,5 litros anteriormente instalado por um V8 de 3,4 litros, também fornecido pela Judd.

Isso foi aparafusado a uma caixa de câmbio de seis marchas de origem XTrac, operada pelo sistema de troca de marchas da Zytek. Atendendo aos mais recentes regulamentos aerodinâmicos, o S102.5 foi equipado com uma aleta no convés traseiro e foram feitos furos no topo dos quatro para-lamas. Ambas as medidas visavam, simplesmente, garantir que o carro permanecesse no chão durante um acidente.

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Contratados para dirigir o Dome em Le Mans estavam os ex-pilotos Peugeot e Pescarolo Nic Minassian e Sebastien Bourdais, bem como o vencedor de Le Mans em 2004, Seiji Ara. No início de 2012, o S102 reconstruído foi enviado para a França, onde os testes começaram. O objetivo final de Hayashi para Le Mans era mostrar o quão rápido o carro poderia ser e, em vez de completar um teste planejado de 24 horas, ele pediu a Pescarolo para se concentrar na configuração e velocidade durante as corridas de pré-temporada.

Ele explicou que tanta coisa poderia dar errado durante a corrida que estaria fora do controle da equipe, que seu orgulho não seria ferido se o carro tivesse que desistir por problemas de confiabilidade ou acidente.

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Como ensaio geral final, a Pescarolo Team entrou com o Dome S102.5 na segunda rodada do Campeonato Mundial de Endurance: as Seis Horas de Spa-Francorchamps. Como esperado, o carro provou ser rápido, mas rapidamente surgiram preocupações sobre o motor Judd, que não tinha a potência tão desesperadamente necessária para atingir o objetivo de Hayashi e a confiabilidade mostrada anteriormente pelo V10. Dirigido por Minassian e Bourdais nesta ocasião, o Dome estava entre os carros não-diesel mais rápidos, mas problemas elétricos o derrubaram na ordem durante a corrida. A única entrada da Pescarolo Team acabou terminando no 15º lugar, 13 voltas atrás do Audi vencedor.

Em seguida, para Pescarolo Team e Dome S102.5 foram as 24 Horas de Le Mans, onde iria correr contra o Toyota TS030 Hybrid pela primeira vez. Esperançosamente, o fabuloso protótipo LMP1 “não seria retirado para o lobby do Dome novamente” após a corrida.

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Motor:
Configuração Judd DB 90º V8
Montado longitudinalmente
Peso 118 quilos / 260,1 libras
Bloco e cabeça de liga de alumínio de construção
Deslocamento 3.397 cc / 207,3 cu in
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Injeção de combustível
Lubrificação Cárter seco
Aspiração Aspirada Naturalmente
Potência 520 bhp / 388 kW a 10.000 rpm
Torque 441 Nm / 325 pés-lb a 9.000 rpm
BHP/litro 153 bhp/litro

Transmissão:
Caixa de câmbio XTrac 529 6 velocidades Sequencial
Tração Tração traseira

Painéis compostos de carbono da carroceria
Composto de fibra de carbono do chassi e monocoque alveolar
Suspensão (fr/r) triângulos duplos, molas e amortecedores operados por push-rod e rocker, barra estabilizadora
Direção pinhão e cremalheira, assistência elétrica
Freios Discos ventilados de cerâmica de carbono, all-round

Dimensões:
Peso 900 quilos / 1.984 libras
Comprimento / Largura / Altura 4.650 mm (183,1 pol.) / 1.995 mm (78,5 pol.) / 1.025 mm (40,4 pol.)
Distância entre eixos / Pista (fr/r) 2.900 mm (114,2 pol.) / 1.640 mm (64,6 pol.) / 1.600 mm (63 pol.)

Números de desempenho:
Potência para pesar 0,58 cv/kg

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