Sem descanço para Road America

por Indycar

Um punhado de equipes da NTT INDYCAR SERIES aproveitou esta semana a primeira pausa no cronograma desde o início de maio para – você adivinhou – dar mais voltas em busca de velocidade.

Team Penske (Josef Newgarden, Scott McLaughlin, Will Power), Chip Ganassi Racing (Marcus Armstrong), Dale Coyne Racing (David Malukas, Sting Ray Robb) e Juncos Hollinger Racing (Agustin Canapino, Callum Ilott) todos testados na quarta-feira em Road America, local da próxima corrida da série, o Sonsio Grand Prix em Road America apresentado pela AMR no domingo, 18 de junho. O icônico circuito de 4.014 milhas em Elkhart Lake, Wisconsin, também ficou movimentado na quinta-feira, quando Arrow McLaren (Pato O’Ward, Felix Rosenqvist, Alexander Rossi) e AJ Foyt Racing (Benjamin Pedersen) também testaram lá.

Embora os tempos e velocidades não tenham sido oficialmente divulgados nos testes privados no percurso natural da estrada, vários relatórios da mídia e feeds de mídia social deram a oportunidade de tentar fazer algumas deduções detalhadas:

Pato mais rápido geral

Embora nunca seja uma boa ideia comparar tempos de dias diferentes devido ao clima e às condições da pista, vale a pena notar que Pato O’Ward foi o mais rápido geral em dois dias de testes em Road America em seu nº 5 Arrow McLaren Chevrolet.

O’Ward foi 0,185 segundo mais rápido que o companheiro de equipe Alexander Rossi na quinta-feira em Road America. O atual campeão da série, Will Power, estava no topo na quarta-feira no 12º lugar da Verizon Team Penske Chevrolet entre os oito pilotos na pista, 0,1889 de segundo à frente do companheiro de equipe e vencedor da Indy 500 de 2023, Josef Newgarden.

Ilott de volta à zona de conforto

Às vezes é fácil esquecer que Callum Ilott está apenas em sua segunda temporada completa na NTT INDYCAR SERIES com a Juncos Hollinger Racing. Ilott mostrou velocidade e promessa excepcionais com a equipe pequena e crescente desde que chegou à série em tempo integral no início da temporada passada.

Ilott teve um dia de corrida difícil no último domingo no Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear, eliminado da corrida de rua na volta 2 depois de bater na traseira do AutoNation Honda nº 27 de Kyle Kirkwood. Mas Ilott parece ter se livrado desse erro rapidamente no No. 77 Juncos Hollinger Racing Chevrolet, se os resultados de seus testes na Road America são uma indicação.

O britânico foi o terceiro mais rápido da geral, apenas dois décimos de segundo atrás do líder Power e menos de um décimo atrás de Newgarden.

Esse forte desempenho pode significar um bom resultado para Ilott, que começou a correr em circuitos europeus que se assemelham mais à Road America do que às ruas agitadas de Detroit. Ilott foi o estreante que melhor terminou no ano passado na corrida em Road America, ficando em 11º.

Lundqvist, Sowery em Sebring

Rahal Letterman Lanigan Racing e Ed Carpenter Racing também tiveram a chance de avaliar os pilotos na quinta-feira no Sebring (Flórida) International Raceway. 2022 INDY NXT pelo campeão da Firestone Linus Lundqvist dirigiu para ECR no No. Ambos os pilotos deram aproximadamente 150 voltas cada no percurso curto de Sebring.

Este foi o segundo teste de Lundqvist nesta temporada nas máquinas da INDYCAR SERIES, já que ele também fez um dia inteiro de testes ovais nesta primavera com a RLL no Texas Motor Speedway. Lundqvist também testou no final de 2021 em uma pista de estrada em um carro da NTT INDYCAR SERIES contratado pela Andretti Autosport, já que ele continua sendo uma perspectiva que atrai o interesse de muitas equipes. Este foi o primeiro passeio de Sowery em um carro da INDYCAR SERIES.

“Foi um grande dia e um prazer trabalhar com todos na Ed Carpenter Racing pela primeira vez,” disse Lundqvist. “Estava muito ocupado com muito tempo e quilometragem no carro, o que é particularmente útil em um ano como este, quando não estou correndo regularmente. O ritmo foi encorajador desde o início e a equipe pôde testar muitas coisas diferentes, o que foi bom. É tudo sorrisos; foi um dia fantástico.”

O teste foi parte de uma movimentada semana de “folga” para o ECR. A equipe anunciou na quinta-feira que o campeão da série de 2012 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2014, Ryan Hunter-Reay, assumiria o Chevrolet nº 20 da Bitnile.com a partir de 18 de junho na Road America, depois que a equipe e o piloto Conor Daly se separaram na quarta-feira por mútuo acordo.

Por Paul Kelly | Publicado: 9 de junho de 2023

You may also like