Alfa Romeo 183T

por Gildo Pires

Alfa Romeo 183T

Chassi: 183T/2

No final da temporada de Fórmula 1 de 1982, a Alfa Romeo estreou um novo motor V8 turbo em uma das sessões de treinos para o Grande Prêmio da Itália em Monza. Ele foi instalado em um chassi Type 182 modificado, originalmente projetado para o V12 naturalmente aspirado usado nas temporadas anteriores. Este 182T acabou não sendo disputado, mas formou a base para o 183T que estava pronto no início da temporada de 1983. Em uma mudança organizacional, o desenvolvimento do chassi foi confiado a partir de 1983 à empresa independente Euroracing. Eles receberam a maior parte do pessoal e equipamentos da Autodelta para garantir uma transição tranquila. Desenhado por Gérard Ducarouge, o monocoque de fibra de carbono foi uma evolução do chassi estreito 182B que foi usado no segundo semestre de 1982. A suspensão era muito convencional com triângulos e balancins na frente e braços duplos na traseira.

Chassi: 183T/2

Mais significativas foram as mudanças feitas na aerodinâmica, já que a aerodinâmica de efeito solo usada em 1982 foi banida desde o início da nova temporada para reduzir as cargas nas curvas no pescoço e nas costas dos pilotos. Um fundo plano agora era obrigatório e também não havia mais a necessidade de executar pods laterais de comprimento total. Abrigando os radiadores, eles começaram logo atrás do cockpit no 183T. Asas mais substanciais também foram instaladas para compensar parte da força descendente perdida.

Chassi: 183T/2

Visto pela primeira vez nos treinos no Grande Prêmio da Itália de 1982, o motor V8 usado no 183T não foi o primeiro projeto de Fórmula 1 de indução forçada da Alfa Romeo, já que os Campeonatos Mundiais de 1950 e 1951 foram vencidos pelo fabricante italiano com oitos retos superalimentados. Os dois motores, no entanto, não compartilhavam nada, pois o novo Tipo 890 era um V8 de quatro cames totalmente em alumínio, equipado com um turbo para cada banco de cilindros. Bom para mais de 600 cv, foi acoplado a uma caixa de câmbio Alfa Romeo com componentes internos da Hewland. Pilotados por Mauro Baldi e Andrea de Cesaris, o par de Alfa Romeo 183Ts também foi dirigido pela Euroracing. A temporada começou muito mal com uma série de aposentadorias. Isso levou a Alfa Romeo a demitir Ducarouge de seu posto na Euroracing. Luigi Marmiroli foi contratado como seu substituto e sob sua orientação o 183T tornou-se mais confiável e competitivo. Os esforços foram recompensados ​​com o segundo lugar de Baldi nos Grandes Prêmios da Alemanha e da África do Sul.

Chassi: 183T/2

Com a temporada terminando em alta, as expectativas eram altas para 1984, mas o 184T foi, infelizmente, outra decepção. Um único terceiro em Monza para Patrese foi o melhor resultado, e a equipe Alfa Romeo caiu de sexto para oitavo na classificação de construtores. A Ducourage projetou o Lotus 95T, por outro lado, ajudou a equipe britânica a conquistar o terceiro lugar no Campeonato de 1984. Incluindo o 182T, que se tornou o primeiro 183T, um total de cinco carros foram construídos pela Euroracing para a temporada de 1983.

Chassi: 183T/2

Este é o segundo 183T construído e o primeiro carro totalmente novo, pois o primeiro chassi foi baseado no 182T que apareceu brevemente no final de 1982. atualizações da temporada. Por razões desconhecidas, foi refeito nas cores da Benetton usadas pela equipe Alfa Romeo a partir de 1984. Agora pertencente a um notável colecionador italiano da Alfa Romeo, foi pressionado de volta ao serviço para o Goodwood Festival of Speed ​​em 2012 e 2013.

Motor
Configuração 890T 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Peso 167 quilos / 368,2 libras
Bloco e cabeça de alumínio de construção
Deslocamento 1.497 cc / 91,4 cu in
Furo / Curso 74,0 mm (2,9 pol) / 43,5 mm (1,7 pol)
Compressão 7,0:1
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Acionado por engrenagem da árvore de cames
Alimentação de combustível Lucas Fuel Injection
Cárter seco de lubrificação
Aspiração Twin Turbo
Potência 611 cv / 456 kW @ 11.600 rpm
Torque 382 Nm / 282 pés lbs @ 9.800 rpm
BHP/litro 408 cv/litro

Chassis monocoque em fibra de carbono

Suspensão (fr/r) triângulos inferiores, balancins superiores acionando molas helicoidais montadas na placa sobre amortecedores, barra estabilizadora
Pinhão e cremalheira de direção
Freios a discos ventilados, allround

Transmissão
Corpo composto de fibra de carbono
Caixa de velocidades Alfa Romeo / Hewland 5 velocidades Manual
Embreagem Seca, placa dupla
Tração Tração traseira

Dimensões
Peso 558 quilos / 1.230 libras
Comprimento / Largura / Altura 4.390 mm (172,8 pol.) / 2.150 mm (84,6 pol.) / 900 mm (35,4 pol.)
Distância entre eixos / esteira (fr/r) 2.720 mm (107,1 pol.) / 1.680 mm (66,1 pol.) / 1.820 mm (71,7 pol.)

Tanque de combustível 250 litros (66 galões EUA / 55 galões imperial)

Pneus (fr/r) 23/62 – 13X / 40/66 x 13X

Números de desempenho
Potência ao peso 1,09 cv/kg

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