Pneus da Indy 500 utilizarão plástico reciclado em composto de borracha

por Indycar

A 107ª corrida das 500 milhas de Indianápolis apresentada por Gainbridge tem outro pequeno elemento que é mais um passo em direção a um grande impacto, e é cortesia de uma colaboração entre a Firestone e a Shell.

Um total impressionante de 4.500 pneus de corrida foram fornecidos este mês para a NTT INDYCAR SERIES para treinos, qualificação e a competição de 500 milhas de domingo. Embora a construção e o design do composto Firestone Firehawk sejam os mesmos dos pneus usados ​​na Indy 500 do ano passado, um pequeno componente-chave está causando um grande impacto para aumentar os esforços de sustentabilidade – junto com um composto ligeiramente mais macio com maior aderência.

O pneu de corrida específico para Indy 500 incorporará uma borracha sintética criada com butadieno reciclado com certificação ISCC+, um monômero produzido com resíduos plásticos reciclados pós-consumo, como sacolas plásticas usadas, filme, filme plástico e outras embalagens de polímero flexível. O pneu foi desenvolvido em parceria com a Shell, que também inovou o 100% Renewable Race Fuel, que também é uma novidade no principal campeonato de monopostos da América do Norte em 2023.

“Quando construímos um pneu, precisamos de certos compostos para garantir que sejam exatamente os mesmos”, disse Cara Krstólico, diretor de engenharia e fabricação de pneus de corrida, engenheiro-chefe de automobilismo da Bridgestone Americas. “Portanto, monitoramos receitas e formulações, mas quando você olha para algo como o butadieno, ele não chega e diz: ‘Sou de origem natural. Eu sou de uma fonte sustentável.’ Não importa o que seja. Está apenas lá, e é apenas um ingrediente cru. Se fôssemos mudar alguma coisa … então, na verdade, poderia ser diferente de como é. Mas porque este é um monômero, é basicamente um bloco de construção fundamental. Não importa como é obtido.”

Este pneu atualizado específico também foi usado durante o Teste Aberto do mês passado no Indianapolis Motor Speedway.

A mudança para uma fonte reciclada para o ingrediente atrasou a produção de pneus Indy 500 para mais perto de janeiro, mas Krstolic disse que não foi “realmente uma grande mudança para nós”.

“É algo que nos orgulha muito poder colocar em nossos pneus de corrida”, disse ela.

Krstolic também forneceu algumas informações sobre o pneu guayule da Firestone, um composto de borracha natural ecologicamente correto derivado do arbusto guayule e usado no pneu alternativo em cada um dos eventos do circuito de rua nesta temporada.

O pneu guayule estreou no ano passado no Music City Grand Prix em Nashville, a única corrida em que foi usado em 2022. O total de corridas deste ano para o pneu aumentou para cinco corridas de rua, mas ainda levará algum tempo até que o guayule seja usado na construção dos pneus em cada rodada. Ainda assim, a Firestone está totalmente comprometida com o projeto.

“Nesse ponto, ainda estávamos aumentando nosso fornecimento”, disse Krstólico. “Então, provavelmente no ano que vem, veremos apenas cursos de rua novamente. …Falamos muito sobre o porquê do guayule, e agora o próximo passo é conseguir que mais agricultores possam plantar a cultura.

“Nesse ponto, chegaremos à comercialização em grande escala e, então, veremos isso não apenas nos pneus da INDYCAR, mas também nos pneus de passageiros”.

Por Joey Barnes | Publicado: 25 de maio de 2023

You may also like