Bizzarrini P538 Barchetta

por Gildo Pires

Bizzarrini P538 Barchetta

Chassis: P538 – 001 (ultimagecarpage.com)

Um piloto de coração, Giotto Bizzarrini decidiu expandir sua linha com um carro de corrida de motor central para a temporada de 1966. Seus pilotos GT baseados em produção tiveram um sucesso moderado, mas na melhor das hipóteses conseguiram vitórias na classe. Foi um projeto muito ambicioso, pois a pequena empresa desafiou os grandes Ford e Ferrari, que estavam engajados em sua guerra épica pela glória de Le Mans.

Após seis meses de desenvolvimento, o primeiro chassi foi construído no final de 1965. Projetado para lidar com o poderoso motor Chevrolet V8, o chassi era de design tubular com tubos em forma de triângulo. Com braços duplos e freios a disco adicionados à mistura, o novo Bizzarrini era um carro de corrida muito convencional. Foi apelidado de P538, para ‘posteriore’ ou traseiro (motor) e V8 de 5,3 litros. Ficaria um pouco mais complexo quando o primeiro cliente encomendou seu carro para ser equipado com uma versão de quatro litros do Lamborghini V12 projetado pela Bizzarrini.

Chassis: P538 – 001 (ultimagecarpage.com)

Em janeiro de 1966, o chassi rolante foi fundido com o motor Lamborghini e uma carroceria de fibra de vidro construída por uma empresa local de construção de barcos. Enquanto algumas das sugestões do P538 foram retiradas de seus primos com motor dianteiro, o design do roadster era um pouco incomum. A saliência dianteira e traseira eram muito curtas, terminando em uma cauda Kamm cortada e as aberturas eram abundantes. Até este ponto, tudo correu muito bem, mas a sorte rapidamente acabou quando o experiente piloto de testes Edgar Berney virou o protótipo durante uma das primeiras sessões de teste.

Devido à extensão dos danos, Bizzarrini decidiu retirar o primeiro carro de todos os seus mecânicos (utilizáveis) e encaixá-los em um segundo chassi. Ao mesmo tempo, um terceiro chassi também foi construído, que serviria como carro da Works. Logo após a conclusão do segundo carro, com seu Lamborghini V12 de 400 cv, ele foi enviado para seu cliente nos Estados Unidos. Ele correu brevemente, mas com pouco sucesso. Toda a atenção disponível na fábrica estava agora no terceiro carro, que foi preparado para as 24 Horas de Le Mans daquele ano.

Chassis: P538 – 001 (ultimagecarpage.com)

O carro construído às pressas foi enviado para Le Mans bem a tempo da corrida, mas tarde demais para fazer qualquer teste real. Sete voltas na corrida, o P538 com motor V8 foi levado aos boxes com uma vibração na roda. O carro foi levantado para examinar o problema, mas no processo uma mangueira de água dentro de um dos tubos triangulares foi fatalmente danificada. Foi disputado novamente no outono, alcançando uma quarta posição em uma corrida local. Bizzarrini voltou a Le Mans com o mesmo carro em 1967, mas por razões desconhecidas até hoje, não passou na inspeção.

Para a nova temporada, os grandes pilotos de protótipos, incluindo o P538, foram banidos, então Bizzarrini ficou com um carro de corrida praticamente inútil. Na tentativa de vender o P538 como carro de corrida, a Bizzarrini teve a carroceria do roadster substituída por um cupê mais prático. Um de seus clientes, o Duque de Aosta, estava muito interessado no carro, mas infelizmente ele não se encaixou. Especialmente para o Duke, um quarto chassi foi construído e equipado com uma carroceria de cupê feita sob medida. Este carro foi apropriadamente chamado de Coupe ‘Duca d’Aosta’.

Chassis: P538 – 001 (ultimagecarpage.com)

Por volta do mesmo ex-designer de Bertone e Ghia, Giorgietto Giugiaro manifestou interesse em construir um carro de exibição impressionante baseado no chassi P538. Os dois homens já haviam trabalhado juntos em vários projetos da Iso, então Bizzarrini ficou mais do que feliz em fornecer um chassi ao Giugiaro. Eles concordaram que quando o carro fosse vendido, eles dividiriam o lucro. Em vez de construir um chassi totalmente novo, a carroceria do cupê foi removida do carro de Le Mans e enviada para Turim, onde Giugiaro havia acabado de formar a ItalDesign.

Chassis: B-P538-001 – Race 07 – Whitsun Trophy

Motor
Configuração Chevrolet 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Bloco e cabeça de construção em ferro fundido
Deslocamento 5.359 cc / 327 cu in
Furo / Curso 101,6 mm (4 pol) / 82,5 mm (3,2 pol)
Compressão 11.1:1
Valvetrain 2 válvulas / cilindro, OHV
Alimentação de combustível 4 carburadores Weber 45 DCOE
Aspiração Natural
Potência 355 cv / 265 kW @ 5.800 rpm
BHP/litro 66 bhp/litro

Transmissão
Manual da caixa de velocidades ZF 5 velocidades
Tração Tração traseira

Corpo de fibra de vidro do chassi em chassi tubular
Suspensão dianteira braços duplos, molas helicoidais, amortecedores tubulares, barra estabilizadora
Suspensão traseira com braços duplos, molas helicoidais, amortecedores tubulares
Pinhão e cremalheira de direção
Discos de freio, all-round, traseiro interno

Dimensões
Peso 950 quilos / 2.094 libras
Comprimento / Largura / Altura 3.998 mm (157,4 pol.) / 1.930 mm (76 pol.) / 830 mm (32,7 pol.)
Distância entre eixos / esteira (fr/r) 2.515 mm (99 pol) / 1.460 mm (57,5 pol) / 1.542 mm (60,7 pol)

Números de desempenho
Potência ao peso 0,37 bhp / kg
Velocidade máxima 280 km/h (174 mph)

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