Alfa Romeo 33/TT/12
A Alfa Romeo iniciou a temporada de 1972 com o novíssimo 33/TT/3 desportivo de corrida; efetivamente um Tipo 33 apenas no nome. O único componente importante dos modelos anteriores era o V8 de três litros, mas o engenheiro-chefe da Autodelta, Carlo Chiti, prometeu que esta era apenas uma medida temporária, já que um flat-12 da marca já estava em desenvolvimento. Como se viu, o novo motor estaria mais de um ano atrasado e quando chegou estava longe de ser confiável.
Indubitavelmente inspirado no similar flat-12 da Ferrari, o novo motor Alfa Romeo era um V12 com um ângulo de cilindro de 180°. Com um volume varrido de 2.995 cc, o motor todo em alumínio foi construído para cumprir os regulamentos contemporâneos do World Sports Car e da Fórmula 1. Ele ostentava quatro árvores de cames no cabeçote com quatro válvulas por cilindro e usava um sistema de injeção de combustível Lucas. De acordo com os números da Alfa Romeo, ele produzia cerca de 500 cv e torque suficiente para torcer o chassi.
O chassi tubular da estrutura espacial era semelhante ao do ‘TT’ introduzido no final de 1971, embora um pouco maior para acomodar o motor maior. Rigidez adicional foi adicionada usando a metade inferior do corpo como seções tensionadas. A suspensão era independente e os freios ventilados eram montados na parte traseira. Outro componente-chave transportado foi a caixa de câmbio transversal de cinco marchas. A carroceria de fibra de vidro também foi uma evolução de um design existente e apresentava uma asa traseira integrada.
Apelidado de 33/TT/12 por razões óbvias, o novo Alfa Romeo de 12 cilindros estava finalmente pronto para fazer sua estreia na rodada de Spa Francorchamps de 1973 do Campeonato Mundial. Infelizmente, o carro caiu nos treinos depois que um pneu falhou em alta velocidade. Na Targa Florio subsequente, ambos os exemplos caíram, embora um tenha mostrado grande ritmo. O resto da temporada seria um pouco melhor, já que o 33/TT/12 foi prejudicado por uma combinação de grandes acidentes e baixa confiabilidade e só conseguiu terminar uma vez.
Engine
Configuration Tipo 115.12 180º V12
Location Mid, longitudinally mounted
Weight 180 kilo / 396.8 lbs
Construction light alloy block and head
Displacement 2,995 cc / 182.8 cu in
Bore / Stroke 77.0 mm (3 in) / 53.6 mm (2.1 in)
Compression 12.0:1
Valvetrain 4 valves / cylinder, DOHC
Camshaft Gear driven
Fuel feed Lucas Fuel Injection
Lubrication Dry sump
Aspiration Naturally Aspirated
Power 500 bhp / 373 kW @ 11,500 rpm
BHP/Liter 167 bhp / liter
Drivetrain
Body fibreglass
Chassis alloy tubular spaceframe with stressed aluminium panels
Front suspension double wishbones, coil springs over telescopic shock absorbers, anti-roll bar
Rear suspension single top links, twin lower links, twin trailing arms, coil springs over telescopic shock absorbers, anti-roll bar
Steering rack-and-pinion
Brakes ventilated discs, all-round, rear in-board
Gearbox
5 speed Manual
Clutch Dry, dual plate
Drive Rear wheel drive
Dimensions
Weight 670 kilo / 1,477 lbs
Length / Width / Height 3,800 mm (149.6 in) / 2,050 mm (80.7 in) / 960 mm (37.8 in)
Wheelbase / Track (fr/r) 2,340 mm (92.1 in) / 1,430 mm (56.3 in) / 1,470 mm (57.9 in)
Fuel tank 120 Litre (31.7 Gallon US / 26.4 Gallon Imperial)
Tyres (fr/r) 9.0/20 x 13 / 14/24 x 13
Performance figures
Power to weight 0.75 bhp / kg
Top Speed 330 km/h (205 mph)