Abarth 205 Vignale Berlinetta
O austríaco especialista em tuning Carlo Abarth fez parte de uma equipe de estrelas que esteve envolvida no ambicioso projeto Cisitalia de Piero Dusio imediatamente após a guerra. Em 1949, a situação financeira da Cisitalia piorou rapidamente e a Abarth decidiu abandonar o navio afundando. Como compensação pelos seus esforços, Dusio deu-lhe vários exemplos do mais recente modelo ‘204’ em vários estados de acabamento. Eles foram modificados na medida em que uma nova identificação para Cisitalia-Abarth 204A foi justificada. Esses carros esportivos com para-lamas ciclísticos foram disputados com sucesso considerável pelo ‘Squadra Carlo Abarth’ em 1949.
Encorajado pelos bons resultados na pista e financiado pelas vendas cada vez maiores dos seus sistemas de escape, Carlo Abarth fundou a Abarth & C. para fabricar carros completos. O primeiro deles estreou vitorioso no início de março de 1950, quando Guido Scagliarini venceu a classe 1100 na Coppa InterEuropa em Monza. Equipado com um novo corpo de cupê, foi confusamente chamado de Abarth 204A. Hoje parece mais provável que o carro tenha sido realmente o primeiro de três Abarth 205s construídos em torno de um novo chassi de plataforma. Os 204s usavam uma estrutura tubular distintamente diferente.
Ambos os carros compartilham o motor de quatro cilindros da Fiat. Equipado com o kit de ajuste da Abarth, que consistia em um coletor de admissão revisado, dois carburadores Weber e um escapamento sob medida, o minúsculo motor de 1089cc produzia impressionantes 83 cv. A caixa de quatro velocidades também foi adquirida da Fiat. O potente sistema de transmissão foi montado em um chassi de plataforma de aço de seção em caixa muito simples. Alfredo Vignale foi contratado para construir a carroceria leve de alumínio. O belo design veio da caneta de Giovanni Michelotti. Incluídas, é claro, estavam as três vigias nos pára-lamas dianteiros que eram típicas dos corpos de Vignale.
Após sua espetacular estreia em Monza, o 204A / 205 Coupe foi exibido durante o Salão Automóvel de Turim de 1950. Foi a primeira vez que a Abarth apresentou os seus carros nesta importante feira. Um segundo exemplo foi concluído pouco depois e ambos foram disputados nos principais eventos italianos daquela temporada. O terceiro exemplo foi concluído no início de 1951 e foi nomeado de forma mais luxuosa como os dois carros de corrida. Equipado com uma versão ligeiramente maior do motor de quatro cilindros, foi exibido durante o Turim exibido em 1951. Premiado no nível de uma Ferrari de dois litros, Abarth lutou para encontrar clientes para seus pequenos cupês e, no final, apenas três foram construídos .
As enormes despesas dos esforços de corrida pesaram muito sobre a nova empresa e a Abarth decidiu que era sensato interromper as corridas e se concentrar no desenvolvimento de sistemas de escape bem-sucedidos no futuro próximo. Além dos três carros de competição, a Abarth também produziu um quarto na mesma linha, que seria usado para um show car com carroceria Ghia que estreou em Turim em 1953. O chassi da plataforma usado pela primeira vez no 205 serviria como o base para vários carros de exibição adicionais e, eventualmente, o carro de corrida Abarth 207 introduzido em 1955.
Surpreendentemente, todos os três Abarth 205, bem como o 110 Sport show car, sobreviveram e estão nas mãos de proprietários atenciosos. Eles permanecem como os primeiros de uma longa linha de carros de corrida Abarth que deixaram sua marca nas corridas de pequena cilindrada por várias décadas.
MotorConfiguração Fiat / Cisitalia / Abarth Tipo 204 Reta 4
Localização: Frontal, montado longitudinalmente
Deslocamento 1.089 cc / 66,5 cu in
Furo / Curso 68,0 mm (2,7 pol) / 75,0 mm (3 pol)
Compressão 10,5:1
Valvetrain: 2 válvulas / cilindro, OHV
Alimentação de combustível: 2 carburadores Weber 32 DRSP
Aspiração Natural
Potência 75 cv / 56 kW @ 6.000 rpm
Torque 108 Nm / 80 pés lbs
BHP/litro 69 cv/litro
Transmissão
Manual da caixa de 4 velocidades
Tração Tração traseira
Corpo em alumínio
Chassis Chassis de plataforma de aço
Braços de arrasto superior e inferior da suspensão dianteira, braços de torção transversais, amortecedores hidráulicos
Eixo dinâmico da suspensão traseira, molas semi-elípticas, amortecedores hidráulicos
Direcção sem-fim e sector
Tambores de freios (fr/r)
Tração Tração traseira
Dimensões
Dimensões
Peso 800 quilos / 1.764 libras
Comprimento / Largura / Altura 3.495 mm (137,6 pol.) / 1.420 mm (55,9 pol.) / 1.245 mm (49 pol.)
Distância entre eixos / esteira (fr / r) 2.215 mm (87,2 pol) / 1.258 mm (49,5 pol) / 1.248 mm (49,1 pol)
Números de desempenho
Potência ao peso 0,09 bhp / kg