Chevrolet Corvette Grand Sport Coupe

por Gildo Pires

Chevrolet Corvette Grand Sport Coupe

© Rob Clements   – Chassis: 003

No final da década de 1950, os três grandes fabricantes americanos assinaram um “pacto de não às corridas”, que efetivamente proibia a participação em competições automobilísticas.

A General Motors driblou o pacto com o desenvolvimento de protótipos baseados em Corvette, que eram frequentemente disputados à tapas! A “desculpa” foi que esses “pilotos” estavam executando testes para fábrica, que incorporavam as mais recentes tecnologias e direção de design para o Corvette.

O mais famoso desses “especiais” foi o Sting Ray Racer, que estreou em 1959. Seu design chegaria à segunda geração do Corvette.

A Ford foi a primeira das três a abandonar o pacto com seu apoio aberto aos Cobra de Carroll Shelby, em 1962.

Embora completamente novo, o C2 Corvette de 1963 provou não ser uma base muito adequada para um carro de corrida GT e competir com o Cobra. Em uma jogada ousada, Zora Arkus-Duntov, o pai do Corvette, convenceu os outros executivos da GM a produzir um carro completamente novo para competir com o Cobra.

Apelidado de Grand Sport, lembrava o Corvette Coupe de estrada, mas sob o corpo de fibra de vidro era um carro completamente novo. Para que o carro fosse elegível para rodar na classe GT, era necessário produzir pelo menos 100 exemplares.

© Rob Clements   – Chassis: 003

Um dos maiores problemas do Corvette era o chassi pesado e os freios a tambor insuficientes, que não podiam ser retificados sem ter que homologar o carro como um veículo novo. Para o Grand Sport foi montado um quadro muito mais leve, com tubos ovais. A suspensão era semelhante ao carro de estrada, mas os tambores foram substituídos por discos Girling. Para a propulsão foi proposto um V-8 com injeção de combustível e cabeçotes hemisféricos, mas o programa completo foi cancelado pelos executivos antes que o motor pudesse ser instalado. No banco de testes, o motor 377 cv foi considerado bom para pelo menos 550 cv.

Os cinco chassis completos foram equipados com um motor de carro de estrada padrão 327 cv e fornecidos a vários corsários leais da GM. Todos esses carros estavam equipados com carrocerias de cupê. Infelizmente, eles foram forçados a correr na categoria Protótipos, onde enfrentaram projetos especiais superiores, de motor central.

Embora não haja competição direta por honras entre categorias, o Grand Sports de 360 ​​cv provou ser superior ao Cobras. No final da temporada de 1963, os dois rivais finalmente puderam competir entre si na Semana de Velocidade de Nassau, onde as regras mínimas de produção não foram cumpridas com muita rigidez. Equipado com um V-8 de alumínio de 485 cv, o Grand Sports dominou a prova, humilhando a equipe Shelby.

© Rob Clements   – Chassis: 003

Encorajada pelo sucesso de Nassau, a Chevrolet preparou o Grand Sports para as corridas de Daytona e Sebring de 1964.

Dois dos cupês foram “decapitados” para melhor aerodinâmica nas pistas de alta velocidade. Pela segunda vez, os executivos da GM provaram ser “os maiores adversários” do modelo ao interromper o projeto mais uma vez e ordenar que todos os carros fossem destruídos.

Felizmente, os engenheiros envolvidos garantiram que isso não acontecesse e todos os cinco carros foram vendidos discretamente a corsários. Penske colocou as mãos em um a tempo para as corridas de Nassau de 1964, onde enfrentou um Cobra “aliviado” e preparado para Ken Miles. Roger Penske conduziu o seu Roadster Grand Sport para uma vitória épica na classe GT, batendo os Cobras mais uma vez.

Pode-se apenas imaginar o que teria acontecido se o Grand Sport fosse totalmente desenvolvido, mas provavelmente teria sido capaz de desafiar o Cobras de carroceria cupê, que conquistou duas vitórias na sua categoria em Le Mans. Devido à sua excepcional raridade, os malfadados modelos Grand Sport são os mais procurados de todos os Corvettes e estão entre os carros americanos mais valiosos existentes. Isto foi sublinhado recentemente quando um dos dois Roadsters foi colocado em leilão. Um lance alto de US$ 4,9 milhões não foi suficiente para atender à reserva estabelecida pelo fornecedor.

© Rob Clements   – Chassis: 003

Algumas considerações sobre os dois chassis:

Chassi: 003

O chassi 003 foi um dos três carros enviados a Nassau para a Semana de Velocidade das Bahamas de 1963. Foi inserido por John Mecom para garantir que ninguém suspeitasse que os Corvettes altamente avançados foram de fato preparados por funcionários da General Motors.

Este Grand Sport foi conduzidodo em Nassau por Jim Hall em quatro corridas, marcando um terceiro e quarto. Em 1964, a MECOM entrou com um carro para A.J. Foyt e John Cannon nas 12 Horas de Sebring. Os dois terminaram em 23º devido a uma roda quebrada na hora final. No final da temporada, foi inscrito novamente em Nassau, marcando uma vitória na cateoria. A última grande aparição veio na corrida de Sebring de 1965, onde terminou em 36º depois de se classificar em 21º.

O terceiro Grand Sport já foi restaurado para sua pintura original em Sebring de 1964. É propriedade de um colecionador americano proeminente. Em 2007 ganhou o Best in Show no Concours em Carmel. O chassi 003 também foi visto no The Quail 2008, um encontro de automobilismo.

Chassi: 004

Embora tenha recebido o número 4 de série, este foi o primeiro Grand Sport a ser lançado na pista de corrida.

Foi conduzido para a primeira vitória do Grand Sport pelo Dr. Dick Thompson na corrida SCCA em Connesville, em agosto de 1963. No final da temporada, o carro foi enviado de volta à fábrica para mais atualizações. Inscrito pela MECOM Racing, juntamente com dois carros-irmãos, o chassi 004 foi inscrito com sua nova especificação na Semana de Velocidade de Nassau de dezembro de 1963, pela primeira vez.

Os três Corvettes dizimaram a oposição. O carro foi então preparado para as grandes corridas de resistência da próxima temporada, mas o corporativo da GM interveio e os carros foram vendidos a corsários.

© Wouter Melissen   – Chassis: 004

O primeiro proprietário do chassi 004 foi a Chevrolet Delmo Johnson, com sede em Dallas. Junto com Dave Morgan, ele inscreveu o carro das 12 Horas de Sebring. O Grand Sport classificou-se em 12º e, após vários atrasos devido a problemas técnicos,, terminou em 32º. Foi utilizado regularmente por Johnson antes de vender o carro em 1965 para um canadense. Os novos proprietários correram com ele em 1967.

© Wouter Melissen   – Chassis: 004

O atual proprietário adquiriu o carro no final dos anos 80. Ele o restaurou cuidadosamente para sua configuração original das 12 Horas de Sebring, de 1964. A restauração incluiu muitos recursos exclusivos, como as tiras de cobre colocadas na carroceria de fibra de vidro para aterrar a antena do rádio, adesivos de inspeção e luzes traseiras adicionais. Ainda em excelente estado, é visto aqui durante o Monterey Historics 2008, onde foi pilotado para a vitória em sua corrida por John Morton.

© Wouter Melissen   – Chassis: 004

Motor
Configuração 90º V-8
Localização Frontal, montado longitudinalmente
Bloco de construção em ferro fundido, cabeça de alumínio
Deslocamento 6.178 cc / 377 cu in
Valvetrain 2 válvulas / cilindro, OHV
Carburador de alimentação de combustível
Aspiração Natural
Potência 485 cv / 362 kW @ 6.300 rpm
BHP/litro 79 cv/litro

Transmissão
Caixa de velocidades Borg Warner T-10 4 velocidades manual
Tração Tração traseira

Corpo de fibra de vidro do chassi em estrutura de escada de aço
Suspensão dianteira, mola de lâmina transversal, amortecedores
Suspensão traseira, molas de lâmina transversais, amortecedores
Pinhão e cremalheira de direção
Freios Discos Girling, allround

Dimensões
Peso 900 quilos / 1.984 libras

Números de desempenho
Potência para peso 0,54 cv/kg

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