Brabham BT5 / BT8 Ford

by Gildo Pires

Brabham BT5 / BT8 Ford

© Pieter Melissen – Chassis: SC-1-63 – BT5

Depois de construir carros de Fórmula Junior e Fórmula 1, a Brabham começou a construir carros esportivos em 1963.

Conhecida como BT5, a máquina compacta destinava-se exclusivamente à campanha de “corsários”. Embora à primeira vista máquinas completamente diferentes, o BT5 na verdade compartilhava o design básico e muitos componentes com os modelos monolugares produzidos pela Brabham em 1962.

© Pieter Melissen – Chassis: SC-1-63 – BT5

O primeiro modelo esportivo da Brabham foi construído em torno de uma estrutura convencional multitubular, que era um pouco mais larga ao redor da área do cockpit para dar espaço ao assento obrigatório do passageiro. A suspensão era por braços duplos na frente, enquanto na traseira foram usados ​​braços inferiores invertidos, elos superiores e braços duplos à direita. O motor de escolha para os BT5 produzidos foi o Ford Cosworth 1,6 litro Twin Cam, acoplado a uma caixa de câmbio Hewland.

© Pieter Melissen – Chassis: SC-1-63 – BT5

O primeiro BT5 foi confiado ao lendário participante Ian Walker, que colocou em campo o novo Brabham para Frank Gardner e Paul Hawkins. O australiano Gardner impressionou na estreia do carro em Snetterton ao terminar em quarto na geral e vencer a sua classe. No final do ano, ele ganhou o Troféu Guards em Brands Hatch. Ele continuou a ser utilizado com sucesso por Peter Sachs na América do Norte.

O segundo exemplar foi vendido ao canadiano Ed Zeller, que o apresentou em vários eventos europeus com algum sucesso.

Para acomodar motores maiores, o designer da Brabham, Ron Tauranac, criou o BT8 mais robusto para a temporada de 1964. A designação oficial era na verdade BT8A, já que no meio do processo de desenvolvimento foram feitas outras alterações de design para garantir um novo nome de tipo, mas como nenhum BT8 foi construído, o BT8A nunca pegou.

© Wouter Melissen   – Chassis: SC-5-64 – BT8

A Brabham experimentou uma versão de dois litros do motor BRM Fórmula 1 V-8, mas a maioria dos clientes optou por usar o Climax “quatro” menos tenso, de 2 e 2,5 litros.

© Wouter Melissen   – Chassis: SC-5-64 – BT8

Lançado no London Racing Car Show em janeiro de 1964, o BT8 provou ser muito popular e, entre 1964 e 1966, um total de 12 carros foram construídos. Graças ao motor maior e mais potente, chassi muito forte e linhas escorregadias, o BT8 rapidamente se tornou o carro a ser batido. Denny Hulme marcou a maior vitória do carro ao bater o Lola T70 (com motor muito maior), Lotus 30 e McLaren M1 para ganhar o Tourist Trophy de 1965, em Oulton Park.

© Wouter Melissen   – Chassis: SC-5-64 – BT8

Em 1966, a Brabham construiu um único carro esportivo BT17 com motor V-8 da Repco, que deveria substituir o BT8. Não correspondeu às expectativas e o fabricante especializado decidiu concentrar-se na produção e corrida de monolugares.

© Wouter Melissen   – Chassis: SC-5-64 – BT8

A incursão de Brabham nas corridas de carros esportivos durou pouco, mas foi muito bem-sucedida. Hoje, os BT5 e BT8 são muito procurados e regularmente utilizados em eventos históricos em todo o mundo.

Especificações Técnicas

Motor
Configuração Ford Cosworth 116E Mk XII Reta 4
Localização: Meio, montado longitudinalmente
Bloco e cabeça de ferro fundido de construção
Deslocamento 1.596 cc / 97,4 cu in
Furo / Curso 83,6 mm (3,3 pol) / 72,6 mm (2,9 pol)
Valvetrain: 2 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível 2 carburadores Weber 45 DCOE
Cárter seco de lubrificação
Aspiração Natural
Potência 140 cv / 104 kW @ 6.500 rpm
BHP/litro 88 cv/litro

Transmissão
Caixa de velocidades Hewland / VW 4 velocidades Manual
Tração Tração traseira

Corpo em fibra de vidro
Estrutura tubular de aço do chassi
Suspensão dianteira com braços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Elos inferiores da suspensão traseira, triângulos superiores invertidos, braços duplos, molas helicoidais, barra estabilizadora
Pinhão e cremalheira de direção
Discos de freio, all-round

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