Nissan ZEOD RC
A Nissan revelou o inovador e inovador ZEOD RC – o carro de corrida elétrico mais rápido do mundo, que atingirá velocidades de mais de 300 km / h com tecnologia elétrica nas 24 Horas de Le Mans.
O ZEOD RC (Zero Emission On Demand Racing Car) fará sua estreia nas 24 horas de Le Mans do ano que vem. Líder global em veículos elétricos para a estrada, a Nissan testará variantes de novas tecnologias de trens de força elétricos como parte de seu futuro retorno à competição LM P1 para desafiar a vitória geral na corrida de resistência de maior prestígio do mundo.
O convite da Nissan do Automobile Club de l’Ouest (ACO) para competir nas 24 Horas de Le Mans 2014 foi anunciado pelo presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn, no Japão em fevereiro. O carro vai competir sob a entrada ‘Garagem 56’ do ACO – um ponto adicional na grade para veículos que apresentam tecnologia nova e inovadora.
Executado como um programa internacional de fábrica completa da Nissan / Nismo com contribuições do Japão, Europa e Estados Unidos, a equipe de design do Nissan ZEOD RC é chefiada por Ben Bowlby, que foi recentemente nomeado Diretor de Inovação de Motorsport da Nissan e trabalhou anteriormente no programa Nissan DeltaWing em 2012.
Embora o carro não corra antes das 24 Horas de Le Mans do próximo ano, a Nissan deu início a um aspecto único do programa – os fãs das corridas terão a chance de apresentar o carro na área pública do Circuito de la Sarthe. A Nissan pretende abrir a cortina para fãs em todo o mundo para fornecer atualizações contínuas por meio de sua parceria internacional com o YouTube e seu canal Nismo.TV.
“A Nissan tornou-se líder global no desenvolvimento de tecnologia automotiva de emissão zero e o Nissan ZEOD RC nos permitirá desenvolver ainda mais essas capacidades usando a corrida de resistência mais difícil do mundo como uma bancada de teste móvel para testar o potencial de nosso LM P1 planejado trem de força “, disse Andy Palmer, vice-presidente executivo e membro do comitê executivo da Nissan Motor Company Limited.
“O Nissan ZEOD RC é uma progressão natural que se segue ao desenvolvimento do carro de estrada Nissan Leaf e do protótipo do carro de corrida Leaf RC. As tecnologias desenvolvidas através do programa ZEOD RC farão parte das inovações futuras para os carros de rua da Nissan.
“A Nissan já é líder global na venda de carros totalmente elétricos e estamos aguardando ansiosamente a oportunidade de mostrar as lições aprendidas com o desenvolvimento da tecnologia de bateria na corrida de resistência mais antiga, mais difícil e agora de alto perfil do mundo.
“O programa ZEOD RC é projetado para desenvolver várias tecnologias para avaliar como elas poderiam ser usadas para um futuro retorno de classe LM P1 da Nissan nas 24 horas de Le Mans. Estamos investigando várias opções. Uma opção de Emissão Zero sob Demanda onde o O motorista pode alternar entre a tração elétrica e a gasolina é uma direção futura para os carros de rua, de forma que será testada além da energia elétrica pura e outras novas tecnologias que ainda temos em desenvolvimento.
“Como nenhum outro fabricante está usando tecnologia de bateria elétrica em corridas de resistência hoje, a Nissan está inovando novamente e isso nos fornecerá quantidades significativas de dados e informações para avaliar os trens de força em potencial para futuros programas de carros esportivos e nos permitirá continuar como líderes em emissões zero . tecnologia na estrada. “
Lançado em 2010, o Nissan Leaf se tornou o carro totalmente elétrico mais vendido do mundo. O Leaf ganhou o Prêmio Green Car Vision 2010, o Carro Europeu do Ano 2011, o Carro Mundial do Ano 2011 e o Carro do Ano 2011-2012 no Japão.
A Nissan lançou o Nissan Leaf RC em 2011 – um protótipo de carro de corrida movido pelo mesmo motor elétrico de 107 cv usado no carro de estrada.
Embora a tecnologia atual da bateria não forneça a capacidade de armazenamento de energia para competir com um protótipo exclusivamente elétrico de Le Mans, o designer do Nissan ZEOD RC, Ben Bowlby, acredita que o desenvolvimento do carro será um passo importante na “eletrificação” dos carros de corrida do futuro.
“O desenvolvimento de um carro como este oferece um teste incrivelmente desafiador para o que poderia ser opções altamente eficazes para os carros de estrada do futuro. Ao longo dos próximos doze meses, estaremos testando várias opções de trem de força em um extenso programa de testes”, disse Bowlby.
“Temos muitas opções a considerar e testar. O programa de teste é parte de uma meta de longo prazo de desenvolver um sistema e um conjunto de regras para esse tipo de tecnologia em parceria com o ACO que seria mais adequado para competir no mais alto nível deste esporte. “
“A Nissan é líder em tecnologia de veículos elétricos para a estrada, agora queremos tirar essas lições para aprender e usar essa base de conhecimento no desenvolvimento do novo carro de corrida.
“Nossa equipe de design no programa Nissan ZEOD RC se concentrou fortemente na embalagem e na eficiência aerodinâmica que não apenas fornecerá um desempenho extremo, mas também altos níveis de eficiência energética – a meta de todas as montadoras globais.
“Uma grande parte do nosso trabalho nos próximos meses é discutir com o ACO oportunidades futuras para a ‘eletrificação’ das regras de Le Mans no futuro e trabalhar para fornecer tecnologia apropriada. A garagem 56 é um movimento ousado do ACO para mostrar Inovação e permite o teste de componentes e sistemas não testados para uso em competições futuras. Para este fim, eles são os promotores mais avançados do automobilismo hoje. “
A Nissan fará parceria com o fabricante francês de pneus Michelin para produzir pneus para o novo protótipo. A Nissan já havia juntado forças com a Michelin no programa Nissan DeltaWing. O fabricante com sede em Clermont-Ferrand tem um recorde invejável nas 24 horas de Le Mans, vencendo as últimas 15 corridas consecutivas no geral.
Motor
Configuração DIG-T R Straight 3
Localização central, montada longitudinalmente
Peso 40 libras / 88,2 libras
Bloco e cabeça de alumínio de construção
Deslocamento 1.500 cc / 91,5 cu in
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível injeção direta de combustível
Aspiração Turbo
Potência 400 bhp / 298 kW
Torque 380 Nm / 280 ft lbs
Linha Vermelha 7.500 rpm
BHP / Litro 267 bhp / litro
Configuração Motor Elétrico
Localização central, montada longitudinalmente
Drivetrain
Tracção às rodas traseiras