Duckhams LM Cosworth – parte 1

por Gildo Pires

Duckhams LM Cosworth – parte 1

Uma mudança substancial nos regulamentos reduziu drasticamente o número de carros capazes de vencer as 24 Horas de Le Mans em 1972. Com poucas chances de adquirir um protótipo Alfa Romeo, Ferrari ou Matra, o piloto Alain de Cadenet optou por encomendar a construção de um piloto esportivo de sua autoria. Ele obteve apoio substancial da companhia petrolífera Duckhams e pediu ao promissor designer de Fórmula 1 Gordon Murray para escrever suas linhas.

Considerando que os novos regulamentos, incluindo o limite de cilindrada de três litros, estavam muito próximos dos da Fórmula 1, foi uma escolha inspirada pedir a Murray para criar o carro. Conhecido como Duckhams LM, era uma versão de dois lugares do Brabham criado por Murray em seu trabalho diário. Foi construído em torno de um chassi monocoque de alumínio, que usava um motor Cosworth DFV como membro totalmente estressado. O corpo de fibra de vidro montado era completamente moderno e tinha saliências e laterais muito curtas.

Em parceria com Chris Craft, De Cadenet estreou os Duckhams em Le Mans em 1972. A dupla se classificou em 11º promissor e acabou cruzando a linha em 12º. O carro foi então enviado para os Estados Unidos, onde foi inscrito no Campeonato Mundial e na rodada Can-Am em Watkins, que foram realizadas no mesmo fim de semana. Nas 6 Horas, De Cadenet foi acompanhado por Martin Birrane, mas os dois abandonaram cedo com um problema no motor. O problema persistiu no dia seguinte, quando De Cadenet também se aposentou da corrida Can-Am.

O único Duckhams não foi disputado novamente até Le Mans no ano seguinte. Mais uma vez compartilhado por Craft e De Cadenet, agora apresentava um nariz e cauda mais longos para ajudá-lo a alcançar velocidades máximas mais altas nas famosas retas da pista. Um problema de embreagem encerrou a corrida mais cedo. Em 1974, o carro foi rebatizado de De Cadenet LM e correu em Le Mans pela terceira vez. Craft foi acompanhado por John Nicholson, mas um acidente encerrou sua carga cedo. No início daquele ano, De Cadenet terminou em quinto no carro durante a rodada Silverstone Interserie.

Chassi: LM-1

De Cadenet substituiu os antigos Duckhams em 1975 por um carro novo construído para ele por Lola. Não foi o fim da carreira de corrida da máquina, pois formaria a base para o piloto de silhueta Volkswagen ‘DFVW’. Felizmente, já foi restaurado de volta à sua configuração original.

Após sua carreira de três temporadas com De Cadenet, o carro foi convertido em um super-saloon da Volkswagen. Neste disfarce, o carro correu bem na década de 1980 com sucesso considerável. A máquina bem usada, sem corpo, acabou sendo adquirida por Ryan Hodges. Durante o início dos anos 2000, ele restaurou-o em pleno funcionamento e recriou cada um dos três corpos usados em Le Mans em 1972, 1973 e 1974, respectivamente. O carro completo foi posteriormente vendido para os Estados Unidos e depois devolvido à Europa em propriedade francesa. Ostentando a carroçaria de cauda curta de 1972, desde então tem sido regularmente disputada em eventos históricos.

Motor

Configuração Ford Cosworth DFV 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Peso 168 quilos / 370,4 libras
Bloco e cabeça de alumínio de construção
Deslocamento 2.993 cc / 182,6 cu in
Furo / Curso 85,7 mm (3,4 pol) / 64,8 mm (2,6 pol)
Compressão 11,0:1
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Acionado por engrenagem da árvore de cames
Alimentação de combustível Lucas Fuel Injection
Cárter seco de lubrificação
Aspiração Naturalmente Aspirada
Potência 445 cv / 332 kW a 10.500 rpm
Torque 339 Nm / 250 pés lbs @ 8.500 rpm
BHP/litro 149 cv/litro

Transmissão

Caixa de velocidades Hewland 5 velocidades manual
Tração Tração traseira

Corpo em fibra de vidro
Chassis monocoque de alumínio com motor totalmente estressado

Suspensão dianteira com braços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Suspensão traseira triângulos inferiores invertidos, elos superiores simples, braços de raio duplo, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora

Pinhão e cremalheira de direção

Freios dianteiros a discos ventilados
Freios traseiros a discos ventilados, in-board

Tração Tração traseira
Peso 675 quilos / 1.488 libras
Potência ao peso 0,66 cv/kg

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