Regulamentações futuras em várias categorias confirmadas durante o Conselho Mundial de Automobilismo

por FIA

O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA se reuniu hoje, 17 de outubro, para sua terceira reunião de 2024. A reunião foi presidida pelo presidente Mohammed Ben Sulayem, com os membros do Conselho Mundial participando pessoalmente nos escritórios da FIA em Paris e por videoconferência.

Em seu discurso de abertura, o presidente da FIA destacou recentes nomeações significativas para a federação, incluindo a chegada de  Alberto Villarreal como gerente geral e Alessandra Malhamé, diretora sênior de RH , e relatou um progresso significativo desde a reunião anterior do WMSC, que ocorreu em junho na Conferência da FIA organizada pela NAFKU em Samarcanda.
 
Dando as boas-vindas e agradecendo aos membros por seus esforços, o presidente se dirigiu ao conselho, dizendo:

“Foram alguns meses ocupados e produtivos desde a última vez que nos reunimos e, à medida que nos aproximamos dos meses finais de 2024, gostaria de agradecer a todos pelo apoio contínuo. Apenas quatro meses após seu anúncio, os  projetos de design do Affordable Cross Car  para a categoria Nível 2 foram entregues à rede global de 147 Clubes Membros. E, na próxima semana, a terceira edição dos Motorsport Games acontecerá em Valência, reunindo nações e pilotos para o maior festival de automobilismo do mundo. No final deste ano, espero compartilhar mais detalhes sobre o novo Plano de Karting da FIA.

“As mudanças no regulamento para a Fórmula 1 em 2026 garantirão que o esporte permaneça financeiramente robusto e tenha maior relevância nas estradas, juntamente com a introdução de recursos de segurança atualizados que não comprometam as corridas emocionantes.

“Meus agradecimentos a Stefano Domenicali por nossa parceria contínua à medida que progredimos na primeira estratégia conjunta para o futuro da Fórmula 1.”

O presidente Ben Sulayem também compartilhou uma atualização sobre a situação financeira atual da FIA, observando: 

“A implementação de uma forte estratégia comercial e um processo contábil robusto continuam a se refletir na redução que vemos em nosso déficit, e estou orgulhoso de confirmar que estamos atingindo com sucesso nosso objetivo de ser uma federação financeiramente sustentável.”

Nova estrutura para os regulamentos da Fórmula 1 e evolução dos Regulamentos Financeiros a partir de 2026
 
Uma atualização significativa para os regulamentos definidos para governar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2026 e além foi apresentada durante o Conselho Mundial. Isso inclui uma reorganização da forma como os regulamentos são dispostos, que serão divididos em seções temáticas para maior clareza e consistência. A transição para a nova estrutura será concluída nos próximos meses.
 
Os Regulamentos Técnicos de 2026 (Seção C), aprovados originalmente em junho de 2024, foram sujeitos a extensas melhorias nos regulamentos aerodinâmicos, que foram objeto de uma forte colaboração entre a FIA, a FOM e as equipes de Fórmula 1. Isso verá um desempenho maior dos carros, mantendo o gerenciamento das características da esteira para promover corridas acirradas e emocionantes.
 
Os Regulamentos Esportivos de 2026 (Seção B) passaram por uma atualização significativa para simplificar e modernizar sua estrutura. Eles introduziram medidas para regular o gerenciamento de energia das Unidades de Potência, bem como o gerenciamento da aerodinâmica ajustável, que envolverá a implantação do “modo de linha reta” (baixo arrasto) e do “modo de curva” (alta força descendente). Além disso, haverá três testes de pré-temporada de três dias cada para a temporada de 2026 para contabilizar as novas unidades de potência que serão adotadas.
 
O Regulamento Financeiro de 2026 (Seção D) foi construído sobre a experiência adquirida pela FIA, Fórmula 1 e as equipes desde a primeira introdução do Regulamento Financeiro em 2021. Um esforço significativo foi feito para simplificar os regulamentos por meio de mudanças no perímetro de exclusões e metodologias de ajuste e para fortalecer as medidas disponíveis para a FIA monitorar a conformidade com o Regulamento Financeiro. O nível geral do limite de custo permaneceu – na verdade – equivalente aos níveis atuais, enquanto as mudanças no número real refletem as mudanças no perímetro de exclusão e ajuste e o efeito da inflação cumulativa.
 
Mais elementos serão submetidos ao Conselho Mundial para aprovação nos próximos meses para completar o pacote de regulamentação para 2026, enquanto os refinamentos nas seções já aprovadas continuarão com a colaboração entre a FIA, a FOM e as equipes de Fórmula 1.

Abrindo caminho para o Touring Car Lite
 
Após o  anúncio  de uma categoria de carros de turismo de nível de entrada totalmente nova – Touring Car Lite – na Conferência da FIA em junho, o Conselho Mundial aprovou hoje os regulamentos que permitirão que carros que já estejam em conformidade com os Regulamentos FIA Rally4, Rally5 e Rally5 Kit passem por pequenas adaptações e tenham suas homologações estendidas para corridas de circuito.

Isso permitirá que os competidores, a um custo relativamente baixo, corram carros que podem competir em disciplinas de rally e corrida de circuito, capitalizando as categorias de rally de nível de entrada de enorme sucesso para impulsionar a base da pirâmide de carros de turismo e criar um caminho globalmente consistente para a competição internacional.

Os regulamentos para duas categorias de TCL foram aprovados hoje: a classe TCL5 será para os carros de nível de entrada mais acessíveis com uma relação potência-peso de cerca de 6,0 kg/bhp, enquanto os carros TCL4 oferecerão um passo à frente em termos de desempenho, com aproximadamente 5,1 kg/bhp. Ambos serão equipados com caixas de câmbio sequenciais.

Um momento marcante para o desporto motorizado histórico
 

A reunião do Conselho Mundial de hoje viu a aprovação de uma atualização rara e significativa para os regulamentos que regem a elegibilidade de carros históricos para participar de competições de automobilismo.  

Essas mudanças no Apêndice K do Código Esportivo Internacional significam que, a partir de 2025, carros de corrida construídos entre os anos de 1991 e 2000 poderão portar os Passaportes Técnicos Históricos que os permitem competir em campeonatos da FIA e eventos internacionais de automobilismo.    

Esta atualização trará muitos dos carros de corrida e rali mais icônicos do mundo de volta ao cadinho do automobilismo, permitindo que fãs e entusiastas apreciem as imagens e os sons do que foi uma década notável de avanço tecnológico.  

Nas corridas de circuito, os lendários pilotos de Fórmula 1 da espetacular era turbo, que antes eram aprovados apenas para demonstração, agora estão migrando para a categoria de corrida, junto com os carros de F1 do período de 1987 a 2000.

As máquinas de Fórmula 1 de 3,5 litros que seguiram a proibição dos motores turbo retornarão à competição, assim como a adorada categoria Fórmula 3000. Nas corridas de carros esportivos, esse novo período de elegibilidade significa que eventos históricos agora refletirão a ascensão dos icônicos Protótipos de Le Mans e GT com carros como o Mercedes-Benz CLK GTR, Porsche 911 GT1, McLaren F1 GTR ou Ferrari F40 LM, Jaguar XJ220 e Chrysler Viper.

Para os fãs de carros de turismo, o período Super Touring agora também se enquadra na elegibilidade, trazendo os favoritos dos fãs de nomes como Audi, Opel, Renault, Alfa Romeo e Volvo de volta para lutar mais uma vez.  

A mudança para o rali histórico vê uma ampla gama de novos carros se tornarem elegíveis, incluindo algumas das categorias mais icônicas da memória recente.

O período clássico do Grupo A de meados dos anos 90 incluía carros como o Subaru Impreza do Grupo A, sinônimo do falecido Colin McRae. O Mitsubishi Lancer e o Ford Escort Cosworth também foram muito bem-sucedidos nessa era, junto com carros da Toyota e Lancia.

Quando a década de 90 chegou ao fim, o formato World Rally Car foi introduzido em 1997. Esses carros turbo 4WD estavam na vanguarda da tecnologia de transmissão, frenagem e desempenho. O Toyota Corolla WRC, Subaru Impreza WRC, Ford Focus WRC e o Peugeot 206 WRC continuam sendo alguns dos carros de rali mais populares e atraentes até hoje. 

A mudança para o ano 2000 abre uma variedade sem precedentes de novos carros de rali, do humilde Nissan Micra até os icônicos carros lendários do esporte acima.

A FIA fará novos anúncios e realizará workshops no início de 2025 para ajudar os proprietários dos carros históricos recém-qualificados a solicitar seus Passaportes Técnicos Históricos e fazer com que os carros voltem a correr.

Impulsionado pelo respeito – Definindo novos padrões em salvaguarda
 
Após um processo de elaboração colaborativa em toda a FIA e em colaboração com ASNs e outros órgãos esportivos globais, a nova Política e Regulamentos de Salvaguarda da FIA foram aprovados por unanimidade pelo Conselho Mundial.

No mundo do esporte, a segurança e o bem-estar de todos os participantes são de suma importância e, como órgão regulador mundial do automobilismo, a FIA reconhece o direito fundamental de cada indivíduo de competir, trabalhar e prosperar em um ambiente livre de abuso e assédio. 
 
Essas diretrizes, procedimentos e mecanismos de suporte claros criarão um ambiente em que os indivíduos têm o poder de falar, buscar assistência e agir contra quaisquer casos de abuso, assédio ou exploração.
 
A Política de Salvaguarda é baseada nos seguintes princípios-chave já consagrados nos regulamentos da FIA:

  • Bem-estar do indivíduo
  • Igualdade e inclusão
  • Responsabilidade
  • Confidencialidade

Atualizações regulatórias

 
Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA
 
Pequenas mudanças para os regulamentos esportivos e técnicos de 2024 e 2025 foram aprovadas pelo Conselho Mundial, incluindo a remoção do ponto concedido pela volta mais rápida e o aumento da exigência de escalação de um jovem piloto durante os treinos livres de uma vez por temporada para duas vezes por temporada.
 

Campeonato Mundial de Rali da FIA 

Nos regulamentos esportivos do WRC, a opção de uma Remote Service Zone (RSZ) foi introduzida como uma alternativa à Remote Tyre Fitting Zone (TFZ), fornecendo aos organizadores do WRC maior flexibilidade no planejamento do itinerário, ajudando a reduzir as distâncias das seções da estrada ou a atingir estágios especiais que, de outra forma, estariam fora do alcance.

Também permite que competidores e equipes realizem reparos ou ajustes quando não houver retorno à base do rali ao meio-dia, ajudando assim a manter os carros na competição. Três membros da equipe por equipe têm permissão para transportar ferramentas e peças de reposição designadas para a RSZ e realizar trabalhos junto com a equipe dentro da zona. 

Campeonato Mundial de Endurance da FIA 

Os regulamentos esportivos e técnicos para a temporada de 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA foram aprovados. 
 
Para melhorar a experiência dos fãs, as luzes de liderança serão substituídas por painéis de LED multicoloridos instalados em cada lado dos carros, oferecendo amplos ângulos de visão e capazes de exibir uma variedade de informações. 

O período de homologação dos carros da classe Hypercar foi estendido por dois anos e irá até o final da temporada de 2029. 

A vida útil dos carros LMP2 também foi estendida e sua homologação expirará até o final de 2027. Após a suspensão da classe LMP2 da competição em tempo integral do FIA WEC no início de 2024, esses carros continuam a ter presença na European Le Mans Series, Asian Le Mans Series e IMSA SportsCar Championship, permanecendo como uma parte importante do ecossistema de corridas de resistência. 

Qualquer piloto que tenha dirigido menos de 45 minutos no total durante uma corrida não marcará pontos no campeonato FIA WEC – isso é uma redução do limite anterior de 60 minutos. Além disso, cada fabricante de Hypercar deve nomear dois carros para marcar pontos no Campeonato Mundial. 


Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA

Os membros do Conselho Mundial validaram os Regulamentos Esportivos e Técnicos para o próximo ano 2024-2025, com atualizações destinadas principalmente a permitir o uso de tração nas quatro rodas no carro GEN3 Evo em cenários específicos, como duelos de qualificação, largada de corrida e Modo de Ataque.  


Inclui também uma atualização sobre a elegibilidade do Fabricante para o recém-criado título do Campeonato Mundial da FIA para Fabricantes, bem como a introdução de um parque fechado de pneus durante a noite em eventos. Por fim, atualizações e ajustes no Regulamento Financeiro para Equipes e Fabricantes também foram feitos. 


O calendário 2024/25 foi aprovado da seguinte forma:

Campeonato Mundial de Rallycross da FIA

O calendário do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA de 2025 é aprovado da seguinte forma:

Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA 

O Conselho Mundial aprovou atualizações para os regulamentos esportivos do W2RC, e os critérios que definem a ordem de largada da Etapa 1 foram alterados para desencorajar táticas durante o Prólogo e aumentar o interesse no processo de seleção da ordem de largada. Ajustes também foram feitos na ordem de largada das etapas subsequentes para melhor levar em conta as competições Challenger e SSV.

Um novo conjunto de regras foi implementado para controlar melhor a assistência entre as equipes concorrentes, em particular para garantir que os caminhões de serviço da corrida concluam toda a seção seletiva caso precisem auxiliar outras pessoas, sem encurtar grandes partes do itinerário. 

Com relação aos pontos do campeonato, o Conselho Mundial aprovou uma atualização para alocar dois pontos a todos os competidores registrados classificados além da 15ª posição, e um ponto a todos os competidores registrados que não estão classificados em um evento Rally-Raid (quatro pontos e dois pontos respectivamente para Marathon Rally-Raids). Isso visa fornecer um pequeno incentivo aos competidores registrados, facilitar desempates e facilitar o monitoramento da participação. Esta proposta também foi aplicada às Copas do Mundo e Baja. 
 

FIA Karting

O Conselho Mundial aprovou o calendário de kart de 2025, que inclui a adição de duas novas competições da FIA: um Troféu da Academia de Kart da FIA para pilotos seniores em três etapas e uma Copa do Mundo da FIA para a categoria OK-NJ (uma única etapa):

Rally Cross-Country 

Nos regulamentos esportivos de Rally Cross-Country, o termo “copiloto” foi substituído por “navegador” para refletir melhor as habilidades especiais exigidas na disciplina, que diferem ligeiramente daquelas dos copilotos de rali. 

Um conjunto de propostas para a FIA World and Regional Baja Cup, desenvolvido após extensa consulta com competidores e organizadores nos últimos meses, foi aprovado com o objetivo de reduzir os custos da temporada, fornecer mais oportunidades para todos os perfis de competidores e racionalizar os calendários para aumentar a participação. Isso inclui calendários combinados — com eventos regionais da copa agora fazendo parte da Copa do Mundo — um número máximo de eventos dos quais os competidores podem escolher para marcar pontos na inscrição e a introdução das Copas Júnior (abaixo de 26) e Master (acima de 50). 
 

Rally regional 

Nos regulamentos esportivos de Rally Regional, o processo de aceitação de carros nacionais e regionais em eventos do Campeonato Regional de Rally foi simplificado com o objetivo de fornecer clareza e garantir que o nível de desempenho dos carros homologados pela FIA permaneça o padrão. 

Uma estrutura que define o conceito de chicanes e os critérios de implementação para chicanes virtuais e zonas lentas foi introduzida como resultado de um extenso trabalho da Comissão de Rally, com o objetivo de adotar uma prática testada com sucesso no ERC Rally di Roma de 2023 e implementada desde este verão no WRC.   

O Conselho Mundial de Automobilismo aprovou a nomeação da Hankook como fornecedora de pneus para o Campeonato Júnior FIA ERC 2025-2026.

Próximas reuniões do Conselho Mundial de Automobilismo:

Data Local 
11 de dezembro No âmbito da semana das Assembleias Gerais da FIA 

Fonte: FIA News

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