Tudo o que você precisa saber sobre Lone Star Le Mans

por WEC News

Por Rachel Cavers

Após uma curta pausa de verão, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) retornará à ação no final desta semana para a sexta rodada da temporada de 2024 – o Lone Star Le Mans – que acontece no Circuito das Américas em Austin, Texas.

Aninhado no coração do Texas, o COTA é conhecido por suas instalações de última geração e layout desafiador. Desde a inauguração em 2012, o circuito rapidamente se tornou um favorito entre pilotos e equipes devido às suas mudanças drásticas de elevação, uma subida de assinatura na Curva 1, conhecida como “Big Red” e sua curva tripla para a direita que forma as curvas 16, 17 e 18.

Já faz quatro anos desde a última corrida do WEC no COTA, o último evento ocorreu em fevereiro de 2020. Ao longo dos anos, o circuito sediou algumas corridas memoráveis ​​do WEC, incluindo batalhas ferozes pela vitória e corridas dramáticas afetadas pelo clima. Agora, o WEC está de volta mais forte do que nunca com 13 fabricantes globais, incluindo três marcas americanas (Cadillac, Corvette e Ford) e verá um total de 18 Hypercars e 18 carros LMGT3 batalhando no circuito texano no que será o fim de semana do Dia do Trabalho da América. 

Com 5,5 km de extensão e corrida no sentido anti-horário, o COTA apresenta 20 curvas (11 para a esquerda/9 para a direita). Os hipercarros atingem velocidades na região de 305 km/h, onde aproximadamente 44% da volta é percorrida com o acelerador totalmente aberto. Durante cada volta do circuito, os motoristas do Hypercar trocarão de marcha cerca de 54 vezes.

A lista de inscritos inclui três pilotos locais, incluindo o retorno do vencedor da categoria WEC, Ben Keating, que pilotará o carro Ford Mustang LMGT3 No. 88 Proton Competition. O americano substituirá o piloto Bronze regular Giorgio Roda, que corre ao lado do piloto de fábrica Dennis Olsen e Mikkel Pedersen.

Keating, que vem do Texas e opera sua concessionária de automóveis de enorme sucesso fora do estado, ainda não dirigiu o Ford Mustang preto e dourado, mas tem um forte histórico no circuito, tendo vencido três das últimas quatro corridas realizadas lá na classe GTD da IMSA. Apesar disso, Keating permanece humilde: “Estou moderando minhas expectativas sobre o que seremos capazes de fazer com o carro, mas isso não diminui minha empolgação em dirigi-lo. Não espero entrar neste carro e dominar, mas vai ser divertido estar lá de qualquer maneira.”

Ao lado de Keating, haverá dois outros pilotos americanos para os fãs locais apoiarem, incluindo Ian James – proprietário e piloto do Aston Martin Vantage AMR LMGT3 da Heart of Racing Team. A inscrição No. 77 Proton Competition também conta com o americano Ryan Hardwick em sua escalação.

Com apenas três etapas do WEC restantes este ano (EUA, Japão e Bahrein), a luta pelos títulos do campeonato de resistência de 2024 está extremamente acirrada. Após a vitória da Toyota nas 6 Horas de São Paulo da Rolex da última vez, o Campeonato Mundial de Fabricantes de Resistência da FIA Hypercar ficou ainda mais próximo, com a liderança da Porsche reduzida para escassos quatro pontos sobre os rivais mais próximos, a Toyota. A Porsche Penske Motorsport terminou no pódio em cada uma das cinco corridas do WEC este ano e atualmente tem 126 pontos, enquanto a Toyota, graças a duas vitórias em Imola e São Paulo, tem 122 pontos.

A vitória da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans em junho vê o Cavalo Rampante ainda na briga com 109 pontos – apenas 17 pontos atrás dos líderes de pontos, Porsche. Com 91 pontos (incluindo pontos de pole position) ainda disponíveis nas corridas restantes do WEC nesta temporada, o título de 2024 é uma batalha a três entre Porsche, Toyota e Ferrari.

A nova classe LMGT3 para 2024, tem proporcionado uma temporada emocionante até agora, com batalhas intensas em todas as cinco corridas. A temporada começou com uma forte exibição das equipes Manthey e seus Porsche 911 GT3 Rs, que têm consistentemente tido um bom desempenho. No entanto, a competição permaneceu acirrada com o BMW M4 LMGT3 da Team WRT, o McLaren 720S da United Autosports, o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 da Heart of Racing e os Ferrari 296 GT3s da AF Corse também frequentemente desafiando pódios.

A equipe feminina Iron Dames, pilotando um Lamborghini Huracan GT3, garantiu pole positions em Interlagos e Spa-Francorchamps, destacando a crescente competitividade da equipe. Outras performances de destaque incluem o TF Sport Corvette Z06, Akkodis ASP e seu Lexus RC F LMGT3 e os Proton Competition Ford Mustangs, que mostraram lampejos de velocidade ao longo da temporada.

Até agora, a classificação do campeonato continua apertada, com as equipes Manthey superando a competição devido aos seus resultados consistentes (100 pontos e 75 pontos, respectivamente). No entanto, a Team WRT (74 pontos) e a Heart of Racing (55 pontos) não estão muito atrás, tornando as três corridas restantes cruciais para o resultado do campeonato de 2024.

A ação da corrida nos EUA começa na sexta-feira (30 de agosto) com FP1 e FP2, enquanto a qualificação – e a importantíssima Hyperpole – está programada para acontecer no sábado. A bandeira verde para a corrida de 6 horas será acenada às 13:00, horário local, no domingo (1º de setembro)

A lista mais recente de inscritos para o Lone Star Le Mans pode ser encontrada AQUI.

Acompanhe toda a ação pelo aplicativo oficial do FIA WEC.

Para todas as informações sobre onde assistir na TV, clique AQUI.

Horário da corrida

Sexta-feira 30 de agosto

12:40 – 14:10 Treino livre 1

17:10 – 18:40 Treino livre 2

Sábado 31 de agosto

11:00 – 12:00 Treino livre 3

15:00 – 16:10 Qualificação + Hyperpole

Domingo 1 de setembro

13h00 – 19h00 Estrela Solitária Le Mans

Fonte: WEC News

You may also like