Laura Wontrop-Klauser: “Estamos competindo contra os melhores“

por WEC News

Por Bastien Cavalo

A gerente do programa de carros esportivos da GM, Laura Wontrop-Klauser, está ansiosa pelo Lone Star Le Mans (30 de agosto a 1º de setembro), sexta etapa do FIA WEC, com a Cadillac Racing buscando entregar um bom resultado em casa.

O FIA WEC está de volta aos Estados Unidos com o Lone Star Le Mans, sexta etapa da temporada de 2024, entrando em ação neste fim de semana com uma corrida de seis horas no Circuito das Américas (COTA) de Austin.

Haverá muitos carros americanos para os fãs locais torcerem, com Ford, Corvette e Cadillac todos na mistura. Como gerente do programa de carros esportivos da GM, Laura Wontrop-Klauser supervisiona o envolvimento da Corvette Racing e da Cadillac Racing no FIA WEC e só pode esperar que essas equipes façam um grande show de corrida e velocidade.

“Estamos muito ansiosos por isso”, o gerente americano conta ao fiawec.com. “Sempre que você está na corrida em casa, você sempre sente que precisa se sair bem, porque você não quer decepcionar todo mundo que está torcendo por você.”

Na categoria Hypercar, tem sido até agora uma campanha de altos e baixos para a única inscrição de temporada completa da Cadillac Racing, o No. 2 V-Series.R. O Hypercar de pintura azul, cujo estrondoso motor V8 atmosférico o tornou um sucesso entre o público, foi desclassificado da Qatar Airways Qatar 1812km de abertura da temporada e foi aposentado durante as 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies após uma colisão em alta velocidade na reta Kemmel. A equipe ganhou 12 de seus 14 pontos no campeonato Hypercar Constructors, cortesia do sétimo lugar do No. 2 em Le Mans.

“Foi uma temporada em que aprendemos”, reconhece Laura Wontrop-Klauser. “Descobrimos algumas coisas ótimas em praticamente todas as pistas e então talvez isso simplesmente não tenha acontecido no final. Foi uma boa oportunidade de colocar mais milhas no carro. O objetivo era conhecer o WEC ainda mais. Dessa perspectiva, estamos definitivamente atingindo esse objetivo.”

A Cadillac Racing notavelmente obteve ganhos consideráveis ​​em relação às suas performances de uma volta. Nas últimas três rodadas do FIA WEC, o “Caddy” foi o único Hypercar a se classificar entre os quatro primeiros em cada um desses eventos. “Embora estejamos muito entusiasmados com o sucesso da qualificação e tenhamos tirado muito proveito disso, não estou surpreso que isso não se traduza diretamente em corridas”, sublinha Laura. “Porque você verá pilotos que talvez não tenham se classificado bem, mas também se saíram muito bem na corrida. Você pode ver isso indo para qualquer lado, mas é apenas parte desse processo de aprendizado.”

“A cada ano fica mais desafiador”

Pode-se argumentar que o fato de a Cadillac Racing ter apenas uma inscrição na temporada da Série V.R, em comparação com os três 499P da Ferrari ou os cinco 963 da Porsche, não joga a seu favor quando os dados de telemetria e os ajustes de configuração são essenciais para extrair cada gota de desempenho do carro.

“É sempre complicado quando você tem apenas uma amostra de um. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo na pista em cada evento. A única maneira de conseguir mais tempo é tendo mais carros, porque você pode usar seu tempo em mais veículos. Dessa perspectiva, isso torna desafiador”, admite o gerente do programa de corrida nascido em Maryland. “Mas isso nos permite focar. Não nos distraímos ou nos preocupamos muito em fazer um plano de teste para vários veículos. Podemos pegar nossos aprendizados do simulador, pegar as melhores partes disso e trabalhar com isso naquele carro.”

Laura Wontrop-Klauser e a Cadillac Racing vão, literalmente, dobrar seus esforços a partir de 2025. A equipe britânica JOTA se tornará a equipe de fábrica da Cadillac, com a marca americana colocando dois V-Series.R como parte do mandato de dois carros da FIA WEC para fabricantes de Hypercar para garantir igualdade de condições. “A cada ano, está ficando mais desafiador”, acrescenta Laura. “Todos estão aparecendo, trazendo seu melhor jogo, se esforçando ainda mais. É uma classe extremamente competitiva, o que a torna tão emocionante. Estamos competindo contra os melhores.”

Fonte: WEC News

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