Resumo do Silly Season Hypercar e GTP

por Dailysportscar

O jornalista Graham Goodwin fez uma apanhado dos testes realizados para essa temporada para o dailysportscar.com.

Aston Martin

O programa de testes para o primeiro dos carros Heart of Racing Aston Martin Valkyrie LMH continuou há duas semanas com mais um teste de dois dias em Silverstone. A DSC entende que foi conduzido por uma seleção adicional de pilotos, já que a equipe está se aproximando da decisão de quem irá tripular as inscrições na categoria Hypercar do FIA WEC e na classe GTP da IMSA.

A DSC também está ciente de que a Heart of Racing realizou um programa de avaliação no início deste ano com um carro LMP2 (fornecido por uma equipe atual da ELMS) para auxiliar na avaliação de vários pilotos.

Conforme sugerido por Ian James no lançamento do programa Valkyrie em outubro de 2023, a maior parte dos pilotos sob avaliação são considerados aqueles que competiram com a Heart of Racing em GT3/GTD e/ou da “família” Aston Martin Racing.

O único “outlier” conhecido desses dois grupos até agora ocorreu nos primeiros testes oficiais, com Mario Farnbacher e Darren Turner acompanhados na pista por Harry Tincknell.

Hyundai

Mais e mais rumores estão circulando em torno de um possível programa da Hyundai com um carro LMDH, provavelmente com um programa conjunto WEC Hypercar e IMSA GTP a partir de 2026.

Se isso acontecer, é provável que o anúncio do programa seja feito em algumas semanas, e não em alguns meses, com a atenção agora se voltando para potenciais parceiros para o projeto.

Fontes norte-americanas que sugeriram que um acordo foi fechado há algum tempo com a Chip Ganassi Racing certamente estavam longe da realidade naquele momento.

Na Europa, há várias opções potenciais, com a United Autosports como uma forte concorrente e com várias outras equipes de ponta de LMP, GT e monopostos também interessadas em entrar na classe superior. O chefe da Hyundai Motorsport, Cyril Abiteboul, foi notado em Le Mans visitando o paddock e pelo menos a unidade de hospitalidade de uma equipe.

Mas um concorrente de fora também pode estar na disputa.

O motivo por trás da separação entre a BMW e a Team RMG não foi revelado nem pelo fabricante nem pela equipe. Mas com a Hyundai Motorsport na Europa sediada na Alemanha, o apelo de uma equipe alemã de alta qualidade com ampla experiência em testes de desenvolvimento de carros novos – incluindo um papel importante no desenvolvimento inicial do LMDH da BMW, o M Hybrid V8 – pode muito bem ser revelador!

Vau

Uma história recente da Autocar do Reino Unido animou alguns na internet com a indicação de que a Ford ainda está avaliando a classe máxima de corridas de resistência.

Não há nenhuma surpresa nisso para os leitores do DSC, mas no momento não há nenhuma indicação direta de algo mais do que um (embora muito focado) briefing de observação do ‘Blue Oval’.

Vanwall

Apenas uma nota para acrescentar que o longo processo de propriedade intelectual do EUIPO que envolveu a PMC GMBh (a empresa responsável pelo programa Vanwall Hypercar administrado pela ByKolles) e a Vanwall 1958, sediada no Reino Unido, finalmente decidiu a favor da entidade alemã esta semana.

O ponto em questão era a propriedade da Classe 12 (fabricação de automóveis), em uma disputa que já dura vários anos.

A Vanwall 1958 tem dois meses para apelar da sentença – se não o fizer, a marca registrada será transferida para a PMC GMBh em 8 de outubro. Se uma apelação for apresentada, o processo provavelmente levará mais de um ano para decidir, durante o qual a marca permanecerá com a entidade do Reino Unido.

Enquanto isso, a Vanwall tem pouca perspectiva de recuperar uma vaga no ranking FIA WEC Hypercar com o mandato de fábrica de dois carros em vigor para 2025. Espera-se que o grid esteja totalmente inscrito e não há nenhum avanço aparente com um projeto que estava significativamente fora do ritmo em 2023.”

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