Media day: “Esperar é o mais difícil”

por Indycar

Por Eric Smith e Curt Cavin 

Will Power está largando em segundo lugar na 108ª 500 Milhas de Indianápolis apresentada por Gainbridge no domingo, e ele acha que sua equipe número 12 da Verizon Business, Penske Chevrolet, tem uma grande chance de chegar a Victory Lane pela segunda vez em sua carreira. Tanto que ele está ficando impaciente.

“Odeio esperar pela corrida”, disse Power na quinta-feira durante o Indy 500 Media Day anual. “Este é o pior momento, nestes dias. Você só quer entrar nisso.

Power terminou como vice-campeão em três das quatro corridas da NTT INDYCAR SERIES nesta temporada, mas enfrenta intensa competição de seus dois companheiros de equipe da Team Penske na corrida de 200 voltas de domingo (11h ET, NBC, Universo, Peacock, INDYCAR Radio Network). A equipe Penske conquistou a primeira linha pela segunda vez na história do evento, com Scott McLaughlin na pole e o atual vencedor da corrida, Josef Newgarden, largando em terceiro.

“O carro é fantástico”, disse Newgarden sobre seu número 2 da Shell Powering Progress Team, Penske Chevrolet. “Este foi um mês muito prazeroso para toda a equipe. Você pode ver que cada indivíduo desta equipe está muito orgulhoso do esforço, como deveria estar. O que eles conseguiram no fim de semana não foi fácil de fazer, deixar os carros tão rápidos quanto eles. Isso não apareceu da noite para o dia.

“Todo mundo que esteve aqui nos últimos quatro anos sabe que não tivemos velocidade nos carros. Estamos desbastando. O ano passado foi um grande passo. Cheguei bem perto, mas ainda estávamos desligados. Acho que este ano realmente viramos a página.”

Os outros 30 pilotos do total de 33 também sentem a presença da Team Penske. Ninguém negaria que o trio da Penske é o favorito. Mas muito cuidado, esta é uma corrida de 500 milhas e tudo pode acontecer.

Apenas duas vezes nas últimas 13 500 Milhas de Indianápolis o piloto vencedor liderou o maior número de voltas. Os últimos três vencedores combinados lideraram 39 voltas. Isso é o mesmo que o líder da volta do ano passado, Pato O’Ward, estava na frente. Ele caiu e terminou em 24º no 5º Arrow McLaren Chevrolet.

O companheiro de equipe de O’Ward e titular do quarto lugar, Alexander Rossi, acha que seu Chevrolet nº 7 Arrow McLaren tem velocidade e configuração para vencer. Ele está confiante em suas chances de uma segunda vitória no “Maior Espetáculo das Corridas”, apesar da força dos pilotos da Penske.

Colton Herta foi listado por muitos pilotos como o melhor dorminhoco que poderia acabar com a festa da Penske. O piloto da Andretti Global com Curb-Agajanian está cautelosamente otimista.

“Definitivamente é uma sensação boa”, disse Herta, que fará sua sexta largada nas 500 Milhas de Indianápolis no domingo. “Mas ultrapassar nos treinos é muito diferente de ultrapassar numa corrida. Caras te dão muito mais prática e facilitam muito para você. Não espero que fique assim durante a corrida. Espero que seja muito mais difícil.

“Mas me sinto competitivo e me sinto bem. Ainda é muito difícil passar no meio e no fundo do campo, e começando em 13º, obviamente não precisamos fazer tantos passes para chegar à frente, mas vai ser difícil.”

O treino final antes da corrida será das 11h às 13h (horário do leste dos EUA) de sexta-feira, Miller Lite Carb Day.

A rivalidade entre Grosjean e Ferrucci ainda não acabou

Santino Ferrucci e Romain Grosjean tiveram três brigas na pista no Indianapolis Motor Speedway desde 11 de maio, incluindo a sessão de aquecimento de 30 minutos que precedeu o Sonsio Grand Prix de 85 voltas, quando Ferrucci mergulhou seu Chevrolet nº 14 da AJ Foyt Racing sob o nº 14 de Grosjean. 77 Juncos Hollinger Racing Chevrolet em uma posição comprometedora no percurso de 2.439 milhas e 14 curvas do Indianapolis Motor Speedway.

Na segunda volta da corrida, Grosjean subiu do 23º lugar de largada para alcançar Ferrucci em 17º. A dupla se acotovelou lado a lado na mesma parte da pista no incidente de aquecimento, com Ferrucci eventualmente empurrando Grosjean para fora da pista na Curva 12.

Durante o dia de abertura dos treinos das 500 Milhas de Indianápolis, Grosjean diminuiu a velocidade ao sair do pit lane. Ferrucci estava atrás. Ferrucci manobrou seu Chevrolet nº 14, Homes For Our Troops, AJ Foyt Racing, na pista de aquecimento, mantendo a rivalidade em primeiro plano.

Ferrucci tentou acalmar a rivalidade no início deste mês, dizendo que não questionou o incidente. Ele pensou que o drama estava acabado. Grosjean discordou um dia depois, dizendo que os dois nunca conversaram.

Grosjean admitiu na quinta-feira que os dois finalmente conversaram no Gasoline Alley no início desta semana.

“Ele me perguntou se éramos bons e minha resposta foi não, porque ele me jogou três vezes na parede ou na grama sem motivo”, disse Grosjean. “Não acho que possamos ser bons. Contanto que ele não peça desculpas e explique o porquê, não acho que estamos bem.

“Isso significa que farei alguma coisa no caminho certo? Na verdade. Esse é realmente o tipo de motorista que sou. Vou dirigir e correr com todos da mesma maneira. O resto é o resto. Eu não ligo. Temos peixes maiores para fritar.”

Grosjean, que larga no dia 26 de domingo, não acha que esteja no “mesmo campo” de Ferrucci para a corrida de domingo. Ferrucci qualificou-se em sexto.

“Eu apenas me concentro em correr com todos da mesma maneira”, disse Grosjean. “Fazendo o melhor que posso. Não importa se é o carro nº 14, 28 ou 3, estou aqui para fazer um bom trabalho para a Juncos Hollinger Racing.”

Pagenaud dirigirá o carro de De Ferran no domingo

O vencedor da Indy 500 de 2019, Simon Pagenaud, dirigirá o carro que levou Gil de Ferran à vitória nas 500 milhas de Indianápolis de 2003 durante as cerimônias pré-corrida no domingo no IMS.

De Ferran morreu repentinamente em dezembro passado. Ele e Pagenaud eram companheiros de equipe de carros esportivos antes de Pagenaud se mudar para a NTT INDYCAR SERIES. Pagenaud continua se recuperando de lesões sofridas no ano passado na corrida NTT INDYCAR SERIES no Mid-Ohio Sports Car Course.

Pagenaud e de Ferran foram próximos por quase duas décadas. Pagenaud disse que quando recebeu o telefonema da esposa de De Ferran, Angela, e dos filhos Luke e Anna pedindo-lhe para dirigir o carro, ele não conseguiu conter as lágrimas.

“Sinto-me muito grato por ter a oportunidade de lembrar a todos neste incrível dia de corrida o grande piloto, pai e homem que ele foi”, disse Pagenaud. “Gil de Ferran tem sido meu modelo, não apenas como piloto, mas também como pai.”

Veterano Row confiante

O segundo piloto mais experiente da história das 500 Milhas de Indianápolis, combinando 62 largadas, está confiante no sucesso antes da corrida de domingo. A linha 7 apresenta Marco Andretti (nº 98 MAPEI / Curb Honda) fazendo sua 19ª largada no “500”, Helio Castroneves (nº 06 Cliffs Honda) sua 24ª e Scott Dixon (nº 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda) sua 22ª.

“Espero que não nos destruamos”, disse Dixon com um sorriso.

Andretti disse que está tão feliz em começar o treino do Miller Lite Carb Day quanto nos últimos cinco a oito anos. Andretti conquistou a pole em 2020, prova vencida por Takuma Sato.

“Eu realmente lutei aqui nas corridas, apenas dirigi de forma desconfortável por 500 milhas nos últimos anos”, disse Andretti. “Segunda-feira (treino) foi muito, muito confortável. Foram as duas horas mais produtivas que tive em uma década aqui. Definitivamente estou mais feliz do que há muito tempo aqui no Speedway. Vindo de trás, mas o carro parece bom.”

Castroneves, quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, acha que a competição está ficando mais forte do que nunca e, embora sua equipe Meyer Shank Racing tenha feito um bom trabalho melhorando durante o inverno, ele disse que os outros carros devem ter feito um trabalho melhor.

“Isso não me intimida em nada”, disse ele. “A boa notícia é que temos caras bons e experientes na fila. Sempre tem altos e baixos. É uma corrida longa. Eu me sinto muito, muito bem. Eu entendo o que preciso fazer. Sim, espero que nós três iremos para a frente.”

Fittipaldi experimentando a verdadeira Indy

A largada do estreante Pietro Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis ocorreu em 2021. A corrida ainda estava sob medidas do COVID, com público limitado de fãs. Grande parte da pompa fora da pista foi cancelada devido a restrições de saúde e segurança.

Fittipaldi não retornou nos dois anos seguintes antes de retornar a um assento em tempo integral na NTT INDYCAR SERIES em 2024. Ele larga em 30º em sua Energy Honda nº 30 de 5 horas para Rahal Letterman Lanigan Racing, entrada no domingo.

“Esta é a primeira vez que estou experimentando a Indy 500 completa porque há muitas atividades que são novas para mim esta semana”, disse ele. “Eu pensei que era tipo, ‘Oh, talvez seja apenas o time Rahal que faz isso.’ Não é. Na verdade, agora estou me sentindo como se tivesse experimentado o espetáculo completo da Indy 500.

“Ontem fomos para uma escola primária. Fui com Graham (Rahal) e Christian (Lundgaard). Fizemos várias atividades com as crianças. Foi uma explosão. Muitas outras coisas que fazemos, quando você está na pista e tem que fazer muitas atividades de mídia no mesmo dia em que está dirigindo o carro, é um pouco cansativo mentalmente, mas faz parte do jogo .

“Lembro-me dos outros dias em que estávamos fora do caminho em 2021, como se os dias fossem muito lentos e chatos. Agora está repleto de mídia e diversas atividades que fazemos pela comunidade. Acho que é muito importante.”

Newgarden lança livro

Bicampeão da NTT INDYCAR SERIES, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2023… autor? Newgarden lançou um novo livro na quinta-feira chamado “Josef’s BIG Dream”.

Newgarden, sua esposa, Ashley, e o autor Andy Amendola lideraram o livro.

“Estamos trabalhando nisso há algum tempo”, disse Newgarden.

Newgarden disse que o livro se inspirou em seu sonho 12 anos antes de conquistar sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis em 2023.

Miudezas

  • Conor Daly disse que teve apenas uma interação limitada com o campeão da NASCAR Cup Series de 2021, Kyle Larson: “Ele me perguntou se eu roubei sua scooter”, disse Daly. Larson pensou que era uma das famosas pegadinhas do motorista de Indy, mas encontrou a scooter na garagem da Arrow McLaren.
  • Larson confirmou que sua filha de 6 anos, Audrey, favorece Rossi para vencer o “500”. Parece que ela tem uma camisa do Rossi da época da Andretti Global e acha que ele e a mãe dela estudaram na mesma escola no norte da Califórnia. (Eles não.)
  • Daly disse que a reação de Marcus Armstrong ao seu primeiro “500” foi inestimável. “Vendo o rosto dele (dizendo): ‘Isso é uma loucura o que estamos fazendo’”, disse Daly. “(Eu disse): ‘Sim, fazendo isso todos os anos; é meio selvagem. … Lembro-me de ter tido a mesma (reação) com o Marco Andretti (em 2013) e isso é uma loucura. (Ele disse): ‘Bem-vindo ao jogo; isso é o que fazemos aqui.’”
  • Kyle Kirkwood pegou um largemouth bass no lago no tee box nº 11 do campo de golfe Brickyard Crossing, e Ryan Hunter-Reay é outro que tem pescado esta semana. Daly disse que Hunter-Reay é um pescador experiente. “Parece que ele mora em um barco”, disse ele. O vencedor do “500” de 2014, Hunter-Reay, mora em Fort Lauderdale, Flórida, e possui um barco.
  • O que mais impressiona Tom Blomqvist em ser companheiro de equipe da Meyer Shank Racing com Castroneves, quatro vezes vencedor do “500”: “Esse cara venceu tantas vezes e está fazendo isso da mesma maneira que um novato faria”, disse ele. “Acho que isso tem sido encorajador.”
  • O duplo vencedor do “500” Sato é um dos pilotos que precisa das duas horas de treinos de sexta-feira, já que passou a maior parte do tempo deste mês focado na qualificação. Ele disse que o treino pós-qualificação de segunda-feira foi seu primeiro longo prazo. “Fiquei meio chocado (com o quanto) precisava ser feito”, disse ele.
  • Felix Rosenqvist disse que a Rádio SiriusXM tem um outdoor na Times Square de Nova York com “nossos rostos bonitos”. São os pilotos da Meyer Shank Racing, Rosenqvist, Castroneves e Blomqvist. “Isso foi muito legal”, disse Rosenqvist.

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