Seis vezes as Olimpíadas e a Fórmula E se cruzaram

por Formula E News

Aqui estão algumas das vezes em que a Fórmula E correu em locais olímpicos antigos e atuais durante suas 10 temporadas.

Ao sentarmos e assistirmos às Olimpíadas de Paris de 2024, não podemos deixar de pensar em todas as vezes em que corremos em circuitos com conexões com os icônicos Jogos Olímpicos. Também tivemos alguns grandes atletas dando uma volta em nossos carros de Fórmula E ao longo dos anos, indo de um tipo de pista para outro. 

Paris 

Parece apropriado começar com Paris, a atual casa dos Jogos Olímpicos. Les Invalides está situado no coração da capital francesa e é facilmente reconhecível pelo dourado Dôme des Invalides, um dos edifícios mais famosos da cidade. A área consiste em monumentos e museus, que abrigam informações sobre a história militar da França, mas é mais conhecida por ser o local do túmulo de Napoleão. 

A Fórmula E correu pela primeira vez em Paris na Temporada 2, em um circuito de rua que dava voltas ao redor do complexo. Ele sediou quatro corridas ao longo de tantos anos e foi um evento especial no calendário, sendo também a casa do órgão regulador do campeonato – a FIA.rótulo.galeria.prevSliderótulo.galeria.próximo slide

  • _H7I9772
  • _L0U5666
  • MALK1815

Agora, é a casa do arco e flecha e do para-arco e flecha para as Olimpíadas, bem como uma parada para os eventos de ciclismo e maratona. O lindo cenário é uma das razões pelas quais este é um local tão especial, mas ainda estaremos imaginando nossos carros de Fórmula E correndo em torno desta estrutura icônica enquanto sintonizamos em nossas televisões. 

Seul 

Outro circuito que era familiar para os fãs das Olimpíadas era Seul, Coreia do Sul. O país asiático foi a casa das duas últimas etapas do calendário da Temporada 8, e nos viu coroar Stoffel Vandoorne e a Mercedes-EQ Formula E Team como nossos Campeões Mundiais. 

Foi a primeira vez que Seul recebeu a Fórmula E, mas não era estranha a grandes eventos esportivos. O circuito, que era totalmente novo para o campeonato totalmente elétrico, envolvia o Complexo Esportivo de Seul e o Estádio Olímpico de Seul, ambos construídos para sediar os Jogos Asiáticos de 1986 e os Jogos Olímpicos de 1988.rótulo.galeria.prevSliderótulo.galeria.próximo slide

  • 1019310465-LAT-20220814-EPS816_162355_D9I0058
  • 1019305513-LAT-20220813-EPS815_072849_W6I3090
  • 1019303527-LAT-20220812-EPS815_091305_R3I1765

O Estádio Olímpico é o maior da Coreia do Sul, com capacidade para pouco menos de 70.000 espectadores, e já sediou partidas da Associação Coreana de Futebol. No entanto, a Fórmula E foi o primeiro grande evento esportivo internacional no estádio desde os Jogos Olímpicos! 

Pequim 

A Fórmula E fez sua estreia no terreno do Parque Olímpico em Pequim há quase 10 anos. A corrida de 2014 foi cheia de drama do início ao fim, e mostrou ao mundo que as corridas elétricas não só podem ser melhores para o meio ambiente, mas também não precisam limitar as corridas em si.

O circuito circundava o icônico Estádio Olímpico da China, mais conhecido como Ninho do Pássaro, que foi um local popular para os Jogos Olímpicos de 2008. Ele media 3,44 km e apresentava 20 curvas, e foi criado em colaboração próxima com o Comitê do Parque Olímpico, entre outros. rótulo.galeria.prevSliderótulo.galeria.próximo slide

  • _W2Q2352
  • F80P9994
  • _89P2401

Ela sediou apenas dois eventos em dois anos, mas proporcionou muita ação e sempre será uma ótima lembrança para a Fórmula E como a casa do nosso primeiro E-Prix há quase uma década. Para onde foi o tempo?

Londres

Podemos ter acabado de terminar nossa Temporada 10, mas você sabia que o ExCel teve um papel importante nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012? O centro de convenções em Docklands, na capital, está situado em um terreno de 100 acres e viu dois de seus salões divididos em cinco arenas diferentes para 13 esportes. Na verdade, ele sediou a maioria dos eventos fora do que vimos dentro do Parque Olímpico. rótulo.galeria.prevSliderótulo.galeria.próximo slide

  • 1020305852-LAT-20240721-EPS1016_185258SMG_5010
  • 1019784536-LAT-20230730-EPS916_160500DSC_6254
  • 1020305223-LAT-20240721-EPS1016_162722SMG_2910

Eventos como Judô, Halterofilismo, Esgrima e Boxe aconteceram na popular arena ExCel, mas que foi recentemente alugada pela Fórmula E para sediar nossa emocionante final de temporada. O circuito meio coberto, meio ao ar livre é exclusivo para nós nos níveis mais altos do automobilismo mundial, e nos viu coroar Pascal Wehrlein da TAG Heuer Porsche como nosso mais novo campeão mundial na semana passada. 

Estrelas do esporte em carros muito rápidos

Além das nossas conexões de circuito, também tivemos o privilégio de ter alguns convidados muito especiais visitando nossas máquinas totalmente elétricas ao longo dos anos. Entregar o conjunto imaginário de chaves para os melhores atletas do mundo tem sido uma tendência popular na Fórmula E. 

Usain Bolt 

O homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, experimentou um novo nível de velocidade e aceleração de tirar o fôlego ao volante do carro de corrida GENBETA, recordista mundial de Fórmula E, no início deste ano na Cidade do México. 

Antes da primeira corrida da Temporada 10, o medalhista de ouro multiolímpico dirigiu o revolucionário carro de corrida elétrico em uma volta completa no circuito mexicano. O homem mais rápido de todos os tempos — em 100m e 200m — não resistiu a experimentar as capacidades de sprint da máquina GENBETA, que quebrou o recorde mundial oficial de velocidade em terra em mais de 50 km/h, atingindo 218,71 km/h dentro do ExCeL London em 2023.

JL301440

“O carro de corrida GENBETA é como um foguete sobre rodas”, disse Bolt após seu tempo atrás do volante. “Ter a chance de dirigi-lo foi uma experiência alucinante. É a única vez que direi que algo é mais rápido do que eu !”

Senhor Chris Hoy 

O seis vezes medalhista de ouro olímpico no ciclismo, Sir Chris Hoy, teve a chance de pilotar o carro GEN2 Fórmula E em 2019, quando participou de uma corrida de demonstração em Roma. Não é segredo o quanto Hoy ama corridas, tendo competido nas 24 Horas de Le Mans de 2016 na classe LMP2, além de participar de algumas corridas nacionais também. 

Hoy também apareceu na transmissão da Fórmula E em Londres na temporada passada e até ajudou a distribuir troféus no pódio do evento no ExCel. 

You may also like