O hipercarro da Ferrari já está pronto!
Conheça a Ferrari 499P.
O nome é, claro, inspirado na história do automobilismo da marca.
A partir de 2023, este carro representará a Ferrari no FIA WEC World Endurance Championship.
Ele ficará ao lado de hipercarros de outras marcas, como Porsche , Cadillac e muito mais. Como seu antecessor espiritual, o 312P, o nome deste 499P é uma dica sobre a cilindrada do motor; o 499P supostamente deriva seu nome do deslocamento de seu V6 biturbo de 2.992 cc. A Ferrari diz que a pintura também pretende lembrar o 312 e esteve nas 1000 milhas de Sebring. Vimos muitos hipercarros do WEC em Sebring este ano, e a Ferrari não seria uma exceção.
A Ferrari diz que seus dois carros serão numerados 50 e 51, após os carros 312P vencedores da marca que compartilharam os números. Tal como acontece com todos os carros desta classe , o 499 tem de cumprir certos regulamentos estabelecidos pela FIA, o órgão regulador que preside a série WEC.
Esses regulamentos influenciam tudo, desde o pacote aerodinâmico do carro até o motor, até a aparência. Aqui, a Ferrari é bastante discreta, como todas as marcas. A potência máxima é fixada em 670 cavalos de potência, como em todos os carros participantes. Os participantes também devem pesar não menos que 2.270 libras.
Embora a Ferrari não revele as especificações exatas de seu trem de força, nem o peso do carro, podemos presumir que chegará o mais próximo possível das restrições acima.
No entanto, temos algumas especificações técnicas soltas para o trem de força. Todos os carros são híbridos, bem como o próprio SF90 da Ferrari , com o motor no meio e um motor elétrico alimentando o eixo dianteiro. A Ferrari diz que o motor, um V6 biturbo, é derivado de equivalentes de estrada. Estamos levando isso para significar o 296 GTB .
Aqui, o V6 é na verdade uma parte de suporte de carga da estrutura do carro. Na dianteira, o motor elétrico produz no máximo 268 cavalos de potência e ainda vem com diferencial próprio. Isso é impulsionado por uma bateria que é recarregada durante a aceleração e frenagem.
A bateria que alimenta este motor é uma unidade de 900V, derivada das experiências da Ferrari na F1. Vamos apenas esperar que não sejam todas as experiências da Ferrari na F1 . Tudo isso acoplado a uma caixa sequencial de 7 marchas.
A Ferrari não poupa nenhum centímetro da carroceria do carro, usando todas as superfícies disponíveis para criar um benefício aerodinâmico. As persianas nos arcos puxam o ar ao redor das rodas, alimentando-o pela carroceria. Até os faróis têm um papel, e a Ferrari diz que eles pretendem lembrar o Daytona SP3 .
A carroceria é estendida sobre um chassi monocoque de fibra de carbono, com suspensão pushrod double wishbone nos quatro cantos. Sentado ao lado dos componentes da suspensão está o sistema de freio por fio da Ferrari, que, assim como seus carros de F1, recupera a energia térmica dos freios e a usa para carregar a bateria do carro. Então, pode ser descarregado para as rodas dianteiras.
Como aponta John Elkann, presidente executivo da Ferrari, o 499P é o mais recente de uma longa linha de carros de resistência dominantes da Ferrari. “Entramos neste desafio com humildade, mas conscientes de uma história que nos levou a mais de 20 títulos mundiais de resistência e 9 vitórias gerais nas 24 Horas de Le Mans”.
Os próprios engenheiros da Ferrari estarão presentes para administrar o carro na pista, embora a Ferrari também tenha uma parceria com a AF Corse. Em 2006, a Ferrari e a AF Corse venceram o campeonato de pilotos e fabricantes com o F430. Além disso, a Ferrari trabalhou com a AF Corse por muitos anos na série FIA GT.
Veremos mais da Ferrari 499P assim que as 1.000 milhas de Sebring começarem em 18 de março. Com alguma sorte, isso também significa algumas corridas acirradas com outros participantes.
Fonte: Ferrari