Ferrari 499P Le Mans

por Gildo Pires

O hipercarro da Ferrari já está pronto!
Conheça a Ferrari 499P. 

O nome é, claro, inspirado na história do automobilismo da marca.

A partir de 2023, este carro representará a Ferrari no FIA WEC World Endurance Championship.

Ele ficará ao lado de hipercarros de outras marcas, como Porsche , Cadillac e muito mais. Como seu antecessor espiritual, o 312P, o nome deste 499P é uma dica sobre a cilindrada do motor; o 499P supostamente deriva seu nome do deslocamento de seu V6 biturbo de 2.992 cc. A Ferrari diz que a pintura também pretende lembrar o 312 e esteve nas 1000 milhas de Sebring. Vimos muitos hipercarros do WEC em Sebring este ano, e a Ferrari não seria uma exceção.

A Ferrari diz que seus dois carros serão numerados 50 e 51, após os carros 312P vencedores da marca que compartilharam os números. Tal como acontece com todos os carros desta classe , o 499 tem de cumprir certos regulamentos estabelecidos pela FIA, o órgão regulador que preside a série WEC.

Esses regulamentos influenciam tudo, desde o pacote aerodinâmico do carro até o motor, até a aparência. Aqui, a Ferrari é bastante discreta, como todas as marcas. A potência máxima é fixada em 670 cavalos de potência, como em todos os carros participantes. Os participantes também devem pesar não menos que 2.270 libras.

Embora a Ferrari não revele as especificações exatas de seu trem de força, nem o peso do carro, podemos presumir que chegará o mais próximo possível das restrições acima.

No entanto, temos algumas especificações técnicas soltas para o trem de força. Todos os carros são híbridos, bem como o próprio SF90 da Ferrari , com o motor no meio e um motor elétrico alimentando o eixo dianteiro. A Ferrari diz que o motor, um V6 biturbo, é derivado de equivalentes de estrada. Estamos levando isso para significar o 296 GTB .

Aqui, o V6 é na verdade uma parte de suporte de carga da estrutura do carro. Na dianteira, o motor elétrico produz no máximo 268 cavalos de potência e ainda vem com diferencial próprio. Isso é impulsionado por uma bateria que é recarregada durante a aceleração e frenagem.

A bateria que alimenta este motor é uma unidade de 900V, derivada das experiências da Ferrari na F1. Vamos apenas esperar que não sejam todas as experiências da Ferrari na F1 . Tudo isso acoplado a uma caixa sequencial de 7 marchas.

A Ferrari não poupa nenhum centímetro da carroceria do carro, usando todas as superfícies disponíveis para criar um benefício aerodinâmico. As persianas nos arcos puxam o ar ao redor das rodas, alimentando-o pela carroceria. Até os faróis têm um papel, e a Ferrari diz que eles pretendem lembrar o Daytona SP3 .

A carroceria é estendida sobre um chassi monocoque de fibra de carbono, com suspensão pushrod double wishbone nos quatro cantos. Sentado ao lado dos componentes da suspensão está o sistema de freio por fio da Ferrari, que, assim como seus carros de F1, recupera a energia térmica dos freios e a usa para carregar a bateria do carro. Então, pode ser descarregado para as rodas dianteiras.

Como aponta John Elkann, presidente executivo da Ferrari, o 499P é o mais recente de uma longa linha de carros de resistência dominantes da Ferrari. “Entramos neste desafio com humildade, mas conscientes de uma história que nos levou a mais de 20 títulos mundiais de resistência e 9 vitórias gerais nas 24 Horas de Le Mans”.

Os próprios engenheiros da Ferrari estarão presentes para administrar o carro na pista, embora a Ferrari também tenha uma parceria com a AF Corse. Em 2006, a Ferrari e a AF Corse venceram o campeonato de pilotos e fabricantes com o F430. Além disso, a Ferrari trabalhou com a AF Corse por muitos anos na série FIA ​​GT.

Veremos mais da Ferrari 499P assim que as 1.000 milhas de Sebring começarem em 18 de março. Com alguma sorte, isso também significa algumas corridas acirradas com outros participantes.

Fonte: Ferrari

You may also like