Novo BMW i5: chegou o sedã 5er totalmente elétrico

by Colaborador

A BMW lançou sua série 5 totalmente elétrica – o i5. O novo carro executivo movido a bateria é o maior salto para o 5er nas cinco décadas de história da marca e 10 milhões de vendas.

Como o i7, ele foi lançado em conjunto com a nova série 5 da geração G60, sobre a qual você pode ler clicando aqui . Continue rolando para saber tudo o que sabemos sobre o novo i5.

O i5 é um 5 mais elegante, então…

Só um pouco. Ainda é um design evolutivo, e não radical, principalmente considerando a importância da série 5 para a marca. Para o i5, a diferenciação visual de outros modelos da série 5 é menos pronunciada do que com outros modelos BMW i gêmeos além dos gêmeos 7/i7. A BMW ainda promete que o i5 se beneficiará de um modelo Touring station em 2024.

O i5 tem a mesma pegada que o motor de combustão da série 5, o que significa que cresceu em todas as direções – é 93 mm mais comprido, 35 mm mais largo e 24 mm mais alto com um alongamento de 20 mm na distância entre eixos. O i5 também se beneficia dos truques aerodinâmicos como o 5 (incluindo rodas Air Performance opcionais, controle ativo da grade em forma de rim e uma parte inferior da carroceria lisa), o que significa um coeficiente de baixo arrasto de 0,23Cd.

Como é o interior do i5?

O i5 usa muita tecnologia e inspiração de design do cockpit i7 maior e realmente bastante opulento. O Curved Display da BMW, que estreou no i4, retorna com telas familiares de 12,3 polegadas e 14,9 polegadas, atrás de uma superfície de vidro comum. A BMW também apresentou ‘Veganza’ – um estofamento vegano semelhante a couro que é padrão desde o lançamento. O couro legítimo é relegado à lista de opções.

O executivo elétrico da BMW também obtém o sistema operacional 8.5 retrabalhado, assim como o i7, com foco na usabilidade aprimorada e oito widgets ‘QuickSelect’ para facilitar o acesso aos recursos usados ​​com mais frequência sem mergulhar em submenus. Há também jogos, cortesia de um empate com o AirConsole, para que você possa aproveitar positivamente as filas de carregadores.

Dê-me algumas especificações de desempenho do i5!

Duas versões do i5 estão confirmadas até agora, usando uma arquitetura de 400 volts. O i5 eDrive40 é um modelo de tração traseira com um único motor elétrico de 335bhp e um alcance provável de 296-361 milhas, bom para um sprint de 0-62 mph em seis segundos e uma velocidade máxima de 120 mph.

O i5 M60 xDrive é atualizado para tração nas quatro rodas com motores elétricos duplos e seus 590 cv são potentes como um Porsche Taycan GTS, reduzindo o tempo de lançamento de 0 a 62 mph para 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima sobe para 143 mph. Espera-se que o alcance do M60 no ciclo de teste WLTP seja de 282-320 milhas.

CAR dirige um protótipo do BMW i5

Em ambos os casos, uma bateria de íon de lítio específica do modelo com 82,3 kWh utilizável pode ser carregada em até 205 kW, enquanto o modo Max Range oferece uma rede de segurança para aumentar o alcance em 15 a 25%. Útil quando aquele carregador em que você apostou fica doente.

Como seria de esperar, porém, o i5 não é um carro leve. O modelo eDrive40 pesa 2.130 kg, mas Daniel Mögele, da BMW, diz que a bateria melhora a experiência dinâmica: “Integramos a bateria i5 como o núcleo de nosso conceito dinâmico de direção, então montamos o suporte do eixo dianteiro na bateria com placas de cisalhamento, e o suporte do eixo traseiro com um sistema de suporte.’ Até agora, dirigimos um protótipo do i5 e descobrimos que é um carro grande com uma plataforma rígida que responde às entradas de direção como um todo conectado.

Os e-motores são um hardware familiar de quinta geração da BMW, controlados com o mesmo tipo de lógica de controle de deslizamento perfeitamente integrada como a mais recente série 1 e i4 – tecnologia inteligente que combina aderência e deslizamento tão habilmente que não consigo senti-lo funcionando rapidamente. , voltas perfeitas no M60.

Os fundamentos familiares do CLAR são comuns a todas as séries 5, com o i5 se beneficiando da suspensão a ar como padrão. O Adaptive M Professional é o chassi mais avançado e está instalado no M60 como padrão, combinando a magia da direção da roda traseira com a estabilização ativa do rolamento (também conhecida como barras estabilizadoras ativas com motores elétricos de 48 volts). A BMW usou toda a tecnologia antes, mas nunca antes combinou.

Qualquer outra tecnologia BMW i5 inteligente?

Além do entretenimento interno do AirConsole e das últimas atualizações do sistema BMW OS dentro do carro, o i5 pode ser adquirido com um kit de assistência à direção totalmente atualizado.

A Mudança de Faixa Automatizada com ativação de olho é uma inovação mundial, por exemplo, mas há condução sem intervenção familiar, cruzeiro ativo com reconhecimento de semáforo e estacionamento com controle remoto entre os mais de 40 sistemas da série 7.

BMW i5: preço e data de lançamento

A BMW diz que o i5 está disponível para encomenda agora, com os primeiros carros sendo entregues em outubro de 2023. Para o eDrive40, os preços começam em £ 73.200. Se você deseja a versão M60 mais quente, o preço de entrada é de £ 96.840.

Fonte: Barry / Car

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