Renault Group anula IPO da Ampere e confirma sua estratégia em veículos elétricos e software

by Colaborador

O Renault Group criou a Ampere, o único pure player europeu de veículos elétricos e software, com o único objetivo de democratizar os veículos elétricos na Europa de forma mais rápida que seus concorrentes pure players.

Desde o início, a estratégia do Renault Group foi construir a Ampere como uma unidade de negócios independente, com uma equipe totalmente dedicada aos veículos elétricos e software para garantir sua competitividade, agilidade e inovação. Desde 1º de novembro de 2023, a Ampere atua de forma autônoma e o Grupo tem mensurado diariamente os benefícios operacionais e industriais desta nova organização.

Em 2022, o Renault Group anunciou sua intenção de realizar o IPO (Oferta Pública Inicial) desta unidade de negócios em bolsa. O último cronograma considerava que a data provável seria no 1º semestre de 2024, em função das condições de mercado. O Renault Group acredita que as condições de mercado atuais não são ideais para continuar este processo de lançamento em bolsa e satisfazer da melhor forma os interesses do Renault Group, seus acionistas e a Ampere.

Conforme anunciado anteriormente, o plano estratégico Renaulution do Renault Group é autofinanciado. Os resultados obtidos em 2023 confirmam a capacidade do Grupo de gerar fluxo de caixa de forma sustentável para financiar seu futuro (incluindo o desenvolvimento da Ampere). Nos últimos semestres, o Renault Group melhorou sua performance significativamente, atingindo níveis que superam as previsões iniciais. Assim, o Grupo tem a flexibilidade e margem de manobra necessária.

Consequentemente, tendo em vista as condições de mercado atuais e os níveis de fluxo de caixa mais elevados do que previsto, o Renault Group decidiu anular o processo de IPO da Ampere.

Toda a equipe da Ampere está totalmente engajada na execução de sua estratégia e construção de seu track record. As prioridades são:

·      Um plano de ação claro, já lançado, para reduzir drasticamente o custo dos veículos elétricos em 40%, em uma geração (para melhorar progressivamente o posicionamento de preço dos veículos),

·      Um plano tecnológico sólido e diferenciador, graças a softwares e soluções de inteligência artificial (OpenR Link, Avatar Reno, Veículos Definidos por Software, etc.),

·      Grandes lançamentos futuros, como os modelos Scenic, Renault 5, Renault 4, Twingo e 2 outros veículos,

·      Aceleração do ecossistema industrial de veículos elétricos mais compacto e eficiente já investido na Europa.

O Renault Group vai continuar financiando o desenvolvimento da Ampere até que ela atinja o ponto de equilíbrio, em 2025. Todos os objetivos anunciados durante o Capital Market Day da Ampere estão confirmados. Além disso, esta decisão não terá impacto nas perspectivas financeiras (guidance) do Renault Group, nem em sua estratégia de alocação de capital.

“Tenho um grande orgulho das nossas equipes que, em menos de dois anos, criaram a melhor resposta para enfrentar a concorrência, com a Ampere. Ao criar um negócio totalmente dedicado aos veículos elétricos e software, construímos uma unidade de negócios competitiva e ágil, em tempo recorde. Temos uma cultura de startup que nos permite estarmos sempre inovando. E é exatamente isso o que permitirá que a Ampere seja bem-sucedida neste novo ambiente competitivo. Hoje, tomamos uma decisão pragmática. Estamos todos concentrados na execução de nossa estratégia e construção do nosso track record, para criar valor para todos os nossos stakeholders”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group & CEO da Ampere.

Fonte: Renault Newsletter

You may also like

Produção

GRAND PRIX SERVICE CONSULTING
PRC RACE & TOW

COLABORADORES

A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião dos editores e/ou das empresas responsáveis por esse projeto.

Nossos colaboradores participam voluntária e gratuitamente desse projeto.

Email: contato@aovolante.tv.br