Penske e Chevy buscam encerrar períodos de seca na rodada dupla de Iowa

por Indycar

É um fim de semana “dois em um” na NTT INDYCAR SERIES no Iowa Speedway.

A Synk 275, apresentada pela Sukup, será realizada às 17h (horário do leste) no sábado, e a Farm to Finish 275, apresentada pela Sukup, às 13h (horário do leste) no domingo. Ambas as corridas serão transmitidas ao vivo pela FOX, pelo aplicativo FOX Sports e pela INDYCAR Radio Network.

A ação começa com o treino às 15h30 (horário do leste) de sexta-feira no FS2. A sessão classificatória do Prêmio NTT P1 para definir a ordem de largada para ambas as corridas acontece ao meio-dia de sábado no FS1.

Alex Palou, da Chip Ganassi Racing (Honda nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing), entra no fim de semana com uma vantagem de 113 pontos sobre Kyle Kirkwood, da Andretti Global (Honda nº 27 da Sukup). Como este fim de semana oferece duas das quatro corridas ovais restantes da temporada, os resultados desses dois pilotos serão decisivos para decidir o campeonato da categoria.

Palou, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, apresentado por Gainbridge em maio, não tem uma vitória curta em um oval entre suas 17 vitórias na carreira, embora tenha liderado 103 voltas e terminado em segundo na segunda corrida de Iowa no ano passado. Kirkwood, cinco vezes vencedor de corridas, conquistou sua primeira vitória em um oval na corrida do mês passado no World Wide Technology Raceway.

Uma olhada em cinco outras histórias importantes que antecedem o fim de semana:

Dixon ainda impressiona

Com 59 vitórias na carreira na NTT INDYCAR SERIES, parece que Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, venceu em todas as pistas que lhe foram oferecidas. Mas o hexacampeão da categoria não, e este fim de semana oferece a Dixon outra chance de riscar uma da lista.

Para referência, Dixon venceu 25 corridas ovais em 14 pistas diferentes. Suas 20 vitórias em circuitos de rua ocorreram em oito locais diferentes, e ele conquistou 14 vezes os sete circuitos de rua.

São 29 pistas diferentes, incluindo vitórias tanto no circuito oval quanto no circuito de rua em Twin Ring Motegi e em ambas as opções de Detroit (o circuito Belle Isle e o circuito de rua no centro da cidade).

Não é como se o piloto do Honda nº 9 da PNC Bank Chip Ganassi Racing tivesse sido desleixado no oval de 1.400 km de Iowa – ele certamente não foi. Competindo em todas as 21 corridas da série realizadas desde 2007, ele terminou entre os seis primeiros 16 vezes, incluindo as últimas nove corridas, com dois segundos lugares entre elas. Ele também conquistou a pole position três vezes.

Iowa é uma das cinco pistas ativas onde ele ainda não venceu. As outras: Streets of St. Petersburg, Barber Motorsports Park, Portland International Raceway e The Thermal Club.

O’Ward é um vencedor duplo em Iowa

A Team Penske não venceu nenhuma corrida nesta temporada, mas seus pilotos venceram oito das últimas nove corridas da série realizadas no Iowa Speedway, incluindo uma vitória nas duas últimas rodadas duplas.

Estranhamente, Pato O’Ward, da Arrow McLaren, é o único piloto não pertencente à Penske neste grid a ter vencido uma corrida da série nesta pista, tendo conquistado a segunda corrida em 2022 depois que Josef Newgarden, da Team Penske, bateu na Curva 4 no final da corrida, após liderar 148 voltas.

O’Ward, que está em terceiro na classificação após 10 corridas, também venceu as corridas INDY NXT by Firestone em 2018 em Iowa.

O piloto do Chevrolet Arrow McLaren nº 5 celebrará sua 100ª largada na categoria no sábado. Ele se tornará o nono piloto em atividade com esse número.

Os Reis do País do Milho

Os pilotos da equipe Penske não apenas visitaram regularmente a pista da vitória de Iowa nos últimos anos: eles o fizeram de forma imponente.

Considere este trecho de nove corridas em que um dos três pilotos da equipe venceu: eles lideraram 1.922 das 2.350 voltas. Isso representa 81,8%, um número impressionante mesmo para um oval tão curto como este.

Newgarden liderou 1.224 voltas do total (52%), mas não foi o único carro da equipe na frente do grid. Como grupo, houve 13 casos em que pelo menos um piloto liderou pelo menos 50 voltas em uma corrida. Newgarden fez isso sete vezes, Will Power três, Scott McLaughlin duas vezes e Simon Pagenaud uma vez.

Pilotando por três equipes diferentes desde 2012, Newgarden liderou 1.699 voltas nesta pista. Em comparação, o piloto com o segundo maior total da carreira é Hélio Castroneves, com 644.

Os outros pilotos no grid deste fim de semana se uniram para liderar 502 voltas nesta pista.

Iowa é o recente playground da Chevrolet

A Honda tem sido a número um da Chevrolet nesta temporada na batalha entre fabricantes de motores, acumulando 11 vitórias consecutivas, começando com a vitória de Colton Herta na corrida que encerrou a temporada do ano passado no Nashville Superspeedway.

Mas o Iowa Speedway representa uma oportunidade de ouro para a Chevrolet conquistar sua primeira vitória da temporada. A Chevrolet venceu as últimas nove corridas nesta pista: cinco de Newgarden e uma de Pagenaud, O’Ward, McLaughlin e Power.

O domínio da Honda nesta temporada é uma aberração, dada a competitividade das cinco temporadas anteriores. Nessas 82 corridas, a Honda venceu 42, a Chevrolet 40, com cada fabricante se alternando na liderança da temporada desde o empate de 7 a 7 em 2020.

A Honda venceu as últimas três corridas ovais com três pilotos diferentes: Herta em Nashville, Palou nas 500 Milhas de Indianápolis apresentadas por Gainbridge e Kirkwood na WWTR. Conor Daly (Juncos Hollinger Chevrolet nº 76) fez a volta mais rápida no teste do mês passado no Iowa Speedway.

Modificações de fim de semana relacionadas à força descendente e aos pneus

A INDYCAR forneceu às equipes uma série de modificações para a rodada dupla deste fim de semana para aumentar a emoção das corridas em pistas ovais.

A dependência da força descendente aerodinâmica será transferida da parte inferior da asa dos carros para as asas traseiras. Isso aumentará o arrasto, beneficiando o carro que segue atrás, pois ele o segue mais de perto.

A INDYCAR definirá os níveis de potência do motor no fim de semana para o mesmo número usado nas 500 Milhas de Indianápolis.

A Firestone está fornecendo uma combinação de pneus diferente da usada no ano passado no Iowa Speedway. Essa configuração contará com compostos e construção do lado esquerdo iguais aos usados ​​nas “500 Milhas” deste ano. Os pneus dianteiros direitos terão o mesmo composto, mas construção diferente das corridas de Iowa do ano passado e do teste do mês passado.

A popular prática de high-line usada em pistas ovais será estendida, com as equipes autorizadas a fazer mudanças de configuração durante a sessão.

Fonte: Indycar

Você também pode gostar