
Há algo singularmente cativante no rugido de um Alfa Romeo enquanto ele rasga a Itália, um som que evoca história, audácia e paixão. Mais uma vez, ele ecoou pelas lendárias estradas da 1000 Miglia deste ano, hipnotizando o público em um estilo inesquecível, com o Alfa Romeo 6C 1750 Super Sport de 1929 da equipe Villa Trasqua, pilotado pela dupla Vesco-Salvinelli, sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada na 43ª edição da histórica reconstituição da “corrida mais bonita do mundo”. Junto com ele no pódio estavam o Alfa Romeo 6C 1500 SS, pilotado pela equipe argentina Erejomovich-Llanos, e o Alfa Romeo 6C 1750 GS Spider Zagato, pilotado pela dupla Tonconogy – Ruffini: um impressionante pódio que destaca a herança duradoura de Biscione no automobilismo, que continua a entusiasmar hoje graças às suas características dinâmicas distintas.
Em meio à paisagem deslumbrante, um veículo em particular conquistou corações e atenção ao longo do percurso: o Alfa Romeo 1900 Super Sprint de 1956, parte da Coleção Stellantis Heritage e normalmente em exposição no Museu Histórico Alfa Romeo em Arese. A bordo deste esplêndido cupê “gran turismo” estava a equipe Luna Rossa, consolidando a colaboração entre a tripulação de vela mais querida da Itália e a marca do nobre espírito esportivo italiano desde 1910. Esses dois tesouros nacionais estão se preparando para a próxima America’s Cup, que será realizada pela primeira vez na Itália, com o espetacular cenário do Golfo de Nápoles. E se as palavras não bastassem, basta dar uma olhada no Alfa Romeo 1900 Super Sprint enquanto ele contorna curvas e sobe ladeiras íngremes, exibindo aquela mistura inconfundível de elegância e esportividade que o tornou o cupê preferido dos motoristas de luxo na década de 1950 e um ícone cobiçado durante o boom econômico.
No entanto, a 1000 Miglia não é apenas uma viagem ao passado, mas também uma ponte para o futuro. De fato, ao lado das lendas de outrora, a Biscione apresentou suas mais recentes criações, que personificam perfeitamente a identidade esportiva, elegante e de alto desempenho da Alfa Romeo: o Giulia Quadrifoglio Super Sport de alto desempenho, a série especial dedicada à primeira vitória da marca na 1000 Miglia; o Tonale C-SUV; e o Q4 Junior Hybrid, a nova versão topo de linha com tração integral Q4 e gerenciamento automatizado do eixo traseiro.
Os entusiastas também tiveram a oportunidade de admirar o novo 33 Stradale, que estreou nas ruas de forma dinâmica para o público em geral, personificando a identidade e o futuro da marca. Produzido em apenas 33 unidades exclusivas, este carro sob medida marca o retorno do lendário 33 Stradale, um ícone da década de 1960 e considerado por muitos um dos carros mais bonitos de todos os tempos, derivado diretamente do mundialmente famoso Type 33. Notavelmente, assim como o Super Sprint de 1900 na corrida, o novo 33 Stradale também foi construído em colaboração com a construtora de carrocerias milanesa Touring Superleggera, em um processo de produção exclusivo mundialmente que eleva o artesanato e a inovação a patamares totalmente novos.
O verdadeiro significado das 1000 Miglia é reavivado por meio deste diálogo constante entre o que a Alfa Romeo foi e o que escolhe ser hoje. Não se trata apenas de uma celebração do passado, mas de uma prova duradoura da eterna vocação da marca para o automobilismo, um legado que remonta a lendas como Tazio Nuvolari. Em 1930, ao lado de Giovanni Battista Guidotti, ele triunfou nas 1000 Miglia a bordo de um 6C 1750, marcando a primeira vez que um piloto atingiu a média de 100 km/h durante toda a competição. Em suma, esse feito é ainda mais incrível e memorável quando se considera as estradas não pavimentadas da época, uma conquista que ainda evoca a linguagem da beleza em altas velocidades e tecnologia de ponta.
Turim, 27 de junho de 2025.
Fonte: Stellantis