Bandeira verde: Laguna Seca

por Indycar

O sol está prestes a se pôr na temporada 2023 da NTT INDYCAR SERIES.

O Firestone Grand Prix de Monterey de hoje no WeatherTech Raceway Laguna Seca representa a última vez que o campo de 27 pessoas se reunirá este ano para competição. É claro que ainda há coisas por vir neste calendário, como a celebração oficial do campeonato de Alex Palou e Chip Ganassi Racing em 21 de setembro em Indianápolis, uma variedade de testes fora de temporada por equipes e fabricantes e a confirmação de vários carros. combinações e motorista para o próximo ano.

Ainda assim, a corrida de hoje marca o fim de uma temporada fantástica. Palou e Josef Newgarden, da Team Penske, combinaram-se para vencer nove corridas, com destaque para a primeira vitória emocionante de Newgarden nas 500 Milhas de Indianápolis apresentada por Gainbridge. Vitórias inovadoras vieram de Kyle Kirkwood, da Andretti Autosport, e Christian Lundgaard, da Rahal Letterman Lanigan Racing, e Marcus Ericsson, da Chip Ganassi Racing, quase conseguiu a segunda vitória consecutiva no “500” no Indianapolis Motor Speedway.

Momentos memoráveis ​​aconteceram de março a setembro, com Scott McLaughlin, da Team Penske, se enfrentando com Romain Grosjean, da Andretti Autosport, no final da temporada de abertura da temporada, Firestone Grand Prix de São Petersburgo, e Pato O’Ward, da Arrow McLaren, se juntando a Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, no meio do caminho. através do Acura Grand Prix de Long Beach, para citar alguns.

Sábado, Felix Rosenqvist coroou seu tempo com a Arrow McLaren com um prêmio NTT P1 por registrar a volta mais rápida na rodada Firestone Fast Six.

Haverá muito para digerir e rever durante os próximos dias, semanas e meses, mas por agora, concentramo-nos nas últimas 95 voltas que nos aguardam. Há muito o que gostar nesta corrida, que terá a transmissão da NBC começando às 14h30 horário do leste dos EUA.

Boas notícias para três

A qualificação nesta pista geralmente significa sucesso na corrida.

Oito dos últimos 10 vencedores de corridas em Laguna Seca – e 20 dos últimos 25 – largaram na primeira linha. Dois outros vencedores da corrida largaram em terceiro. Portanto, são 22 dos 25 vencedores das três primeiras posições iniciais e, portanto, é um bom presságio para Rosenqvist (No. 6 Arrow McLaren Chevrolet), McLaughlin (No. 3 XPEL Team Penske Chevrolet) e Lundgaard (No. 45 Hy-Vee Honda de Rahal Letterman Lanigan Racing), que conquistou as três primeiras posições no sábado.

Não deveria ser uma surpresa que Palou da Chip Ganassi Racing (nº 10 da American Legion Honda) seja uma das exceções. O vencedor de dois dos últimos três campeonatos da série venceu a corrida do ano passado por 30,3812 segundos depois de largar em 11º.

Os outros outliers desde o início do evento em 1983 foram Jimmy Vasser em 1997 e Max Papis em 2001. Vasser começou em sexto, Papis em 25º. Teo Fabi venceu a corrida de 83 partindo da pole.

Três vencedores da corrida em campo

Em parte porque nenhuma corrida da INDYCAR SERIES foi realizada em Laguna Seca entre 2004 e 2019, há apenas três pilotos neste campo de 27 carros com vitórias no percurso de estrada permanente de 11 curvas e 2.258 milhas.

Colton Herta (nº 26 Gainbridge Honda da Andretti Autosport com Curb-Agajanian) venceu duas vezes, em 2019 e 2021. Helio Castroneves (nº 06 AutoNation/SiriusXM Honda da Meyer Shank Racing) venceu como piloto da Team Penske em 2000 enquanto Palou venceu no ano passado. Mas Herta e Castroneves terão trabalho a fazer para voltar a vencer. Eles se classificaram em 15º e 27º, respectivamente.

Os proprietários da equipe Bobby Rahal (quatro vezes) e Michael Andretti (duas vezes) venceram nesta pista como pilotos.

Sobre a estratégia de pneus e poços da Firestone

As equipes da NTT INDYCAR SERIES entraram no fim de semana com nove conjuntos de pneus Firestone Firehawk primários (parede lateral preta) e quatro conjuntos de pneus alternativos (parede lateral vermelha). Por regra, os competidores devem usar um jogo de cada pneu em pelo menos duas voltas da corrida.

Ambos os compostos têm a mesma construção usada na corrida de Monterey do ano passado e são semelhantes aos usados ​​​​na Honda Indy 200 em Mid-Ohio, apresentada pelo 2023 Accord Hybrid.

Será interessante ver a repavimentação e as voltas quase cinco segundos mais rápidas do que no ano passado, impactando a estratégia de pit stop. No ano passado, quatro dos cinco primeiros colocados fizeram três paradas – Newgarden, da Team Penske, que terminou em segundo, fez quatro – e a primeira dessas paradas aconteceu na volta 13. Palou, o vencedor, parou na volta 19, Rosenqvist foi para Volta 24.

Mas prova da variedade, os 26 carros fizeram a sua primeira paragem nas boxes em 14 voltas diferentes.

Sem preocupação com o clima

Aquele raio incômodo que atrasou a ação de sábado em Laguna Seca não deveria ser um fator hoje, já que a previsão indica um daqueles lindos dias na Península de Monterey.

Ensolarado e meados dos anos 60.

Nessas condições e numa pista aderente, a ação deverá ser intensa – uma forma perfeita de terminar uma temporada emocionante.

Por Curt Cavin | Publicado: 10 de setembro de 2023

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