Penske Porsche diz que penalidade em Indianapolis é resultado de erro ‘processual’

por Racer

Por Richard S. James

A penalidade para o Porsche Penske Motorsport 963 nº 6 após Indianápolis, que alterou significativamente a diferença de pontos do IMSA WeatherTech SportsCar Championship no GTP antes do Motul Petit Le Mans do próximo fim de semana, foi resultado de um “problema processual”, disse o gerente de equipe da Porsche Penske Motorsport, Jonathan Diuguid.

Após a Batalha do TireRack.com nos Tijolos, a IMSA conduziu inspeções técnicas aprofundadas em vários carros. Um deles foi o PPM 963 nº 6 que terminou em terceiro na corrida de seis horas. A IMSA encontrou “modificações em seu chicote elétrico/tecelagem que estavam fora da homologação”, e o nº 6 foi movido para o penúltimo lugar no campo GTP. Isso mudou a luta pelo campeonato de um quase empate entre os dois carros PPM para uma margem significativa para a equipe nº 7.

Ao notar que a PPM respeita os procedimentos e regras da IMSA, Diuguid observa que a violação da regra não foi intencional. Também não parece haver evidências de que ela tenha fornecido qualquer tipo de vantagem competitiva.

“A IMSA decidiu fazer algumas inspeções adicionais aprofundadas nos carros após a corrida de estrada de Indy, das quais, no final das contas, apoiamos totalmente”, disse ele. “Ao entrar nesse processo, nenhum de nós dentro do grupo estava nervoso com nada ou preocupado. No final das contas, o resultado foi que a IMSA descobriu que um procedimento de homologação não havia sido seguido. Sei que a penalidade da IMSA foi bem vaga no sentido de que dizia chicote de fiação, mas estamos falando especificamente de um chicote de sidepod direito, que alimenta o painel de luz líder e o transponder no lado direito do carro. Basicamente, um processo processual para uma atualização de um comprimento e o roteamento não foi seguido.”

As mudanças no conjunto de fiação visavam eliminar alguns erros de Controller Area Network (CAN) que a equipe havia enfrentado, e as atualizações estarão em todos os 963s até Petit Le Mans no próximo fim de semana.

“Foi atualizado nos carros PPM e, no final das contas, não foi feito nos carros dos clientes”, disse Diuguid. “Embora tenha sido decepcionante, o processo, as regras e os regulamentos existem. Uma atualização foi feita no lado da Porsche devido a alguns erros CAN que tivemos em 2023 e no início de 2024, e nenhum desses erros CAN existia desde que a atualização aconteceu. E todos os Porsche 963s terão o chicote elétrico que o PPM No. 6 correu no circuito de Indy instalado no carro para Road Atlanta.

“No final, foi uma questão processual que não foi seguida, e os regulamentos são bem claros. Eu diria que as discussões com a IMSA foram positivas, mas no final do dia, eles estão lá para fazer cumprir os regulamentos como eles são escritos.”

Diuguid disse que a penalidade não muda realmente a abordagem da equipe para o campeonato geral, já que Dane Cameron e Felipe Nasr estariam liderando de qualquer maneira. Mas com a diferença maior agora para Mathieu Jaminet e Nick Tandy, isso abre algumas opções para ir atrás do título da IMSA Michelin Endurance Cup um pouco mais agressivamente.

“Acho que usaremos nossa equipe de dois carros para adotar algumas estratégias que nos colocariam na posição nos intervalos de uma hora em que os pontos da Endurance Cup são marcados, mesmo que seja para a posição final geral negativa do carro 6”, disse ele. “Acho que usaremos como uma oportunidade para capturar alguns desses intervalos, mesmo que isso signifique ficar de fora para obter esses pontos de resistência e então ter que parar três ou quatro voltas depois. Acho que definitivamente tentaremos capturar todos os campeonatos possíveis. Esse é o nosso objetivo.”

Cameron, Nasr e a equipe nº 7 vão para a final da temporada do próximo fim de semana em Road Atlanta com uma margem de 124 pontos na classificação geral sobre Tandy e Jaminet no nº 6. O nº 01 Cadillac Racing V-Series.R de Renger van der Zande e Sebastien Bourdais está outros 40 pontos atrás, então em posição de assumir o segundo lugar no campeonato. O nº 7 lidera o nº 01 na classificação IMEC por quatro pontos. O nº 6 não está em uma posição provável para reivindicar esse campeonato, mas a equipe certamente poderia posicioná-lo para tirar pontos dos perseguidores do nº 7.

Fonte: Racer.com

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