Herta conquista o primeiro P1 da temporada em Road America

por Indycar

Depois de ultrapassar o limite de adesão mais de uma vez no sábado, Colton Herta conseguiu sua primeira pole da NTT INDYCAR SERIES em quase um ano.

Herta ganhou o prêmio NTT P1 para o Sonsio Grand Prix em Road America apresentado pela AMR com a melhor volta de 1 minuto e 40,1945 segundos no No. 26 Gainbridge Honda. Ele liderou o Firestone Fast Six, apesar de ter saído da pista duas vezes nos treinos de sábado de manhã e durante a segunda rodada da qualificação.

A volta superior foi quase 4,7 segundos mais rápida do que a volta da pole em 2022 de 1: 44,8656 estabelecida por Alexander Rossi, já que todo o circuito de 14 curvas e 4,014 milhas foi repavimentado no outono passado. Mas o recorde de Dario Franchitti de 23 anos de 1: 39.866 mal sobreviveu, estabelecido em 2000 com um chassi e uma fórmula de motor diferentes.

“Estamos trabalhando nisso o tempo todo”, disse Herta. “Este lugar com o repavimento não é fácil. Ter um carro estável o suficiente para realmente atacar naquele último Fast Six foi impressionante. Já passou muito tempo este ano para conseguirmos uma pole, então é bom finalmente conseguir uma.

Esta foi a décima pole da carreira de Herta e a primeira desde a Honda Indy Toronto em julho de 2022. Ele se tornou o sexto vencedor de pole diferente em oito corridas nesta temporada.

Herta buscará sua primeira vitória da temporada na corrida de 55 voltas às 13h ET de domingo (USA Network, Peacock, INDYCAR Radio Network). Um aquecimento matinal de 30 minutos precede a corrida às 10h15 ET de domingo (Peacock, INDYCAR Radio Network).

Pato O’Ward se juntará a Herta na primeira linha após uma melhor volta de 1:40.3643 no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet. É a melhor posição inicial de O’Ward nesta temporada.

O líder do campeonato, Alex Palou, se classificou em terceiro com 1: 40,4930 no No. 10 The American Legion Honda, após um sensacional trabalho de salvamento dele e da equipe da Chip Ganassi Racing. O campeão da série 2021, Palou, bateu forte na barreira de pneus nos treinos depois de sair da pista na manhã de sábado, mas a equipe reconstruiu o carro bem a tempo para o início da qualificação.

As 500 milhas de Indianápolis de 2023 apresentadas pelo vencedor de Gainbridge, Josef Newgarden, se classificaram em quarto lugar com 1: 40,9530 no segundo lugar da PPG Team Penske Chevrolet. Alexander Rossi, que liderou as duas sessões de treinos antes da qualificação neste fim de semana, se classificou em quinto lugar com 1:41,1854 no No. 7 Arrow McLaren Chevrolet.

Kyle Kirkwood largará em sexto. Ele ganhou uma vaga no Firestone Fast Six, mas não participou depois que a fumaça saiu de seu AutoNation Honda nº 27 logo após o término da sessão de qualificação das oitavas de final.

Dois campeões de várias séries enfrentarão uma longa escalada para chegar à frente do campo depois que nenhum deles avançou na primeira rodada da qualificação.

O bicampeão da série Will Power começará em 22º lugar no 12º lugar da Verizon Team Penske Chevrolet. Dixon, seis vezes campeão da série, começará em 23º – também uma baixa temporada – no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda.

Tanto Power quanto Dixon foram prejudicados durante uma colisão no treino da manhã de sábado, que resultou em grandes danos para ambas as máquinas. A equipe Penske consertou o carro danificado de Power, enquanto Chip Ganassi Racing foi forçado a um carro reserva para Dixon.

Por Paul Kelly | Publicado: 17 de junho de 2023

You may also like